Coluna Impacto Ed. 1132

DELEGACIA DA MULHER

Vereador Chiquinho da UMES (foto) usou a tribuna da Câmara na quarta-feira, 08/02, para anunciar que pediu da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SEGUP) uma audiência para cobrar do titular da pasta, Jeannot Jansen da Silva Filho, o funcionamento pleno da Delegacia Especializada de Atendimento  à Mulher (DEAM). “A gente está pedindo ao Secretário de Segurança pública que faça uma audiência com uma comissão de parlamentares para que torne pleno o funcionamento da Delegacia da Mulher em Santarém para funcionar aos finais de semana, haja vista que o grande índice de espancamento de mulheres é no final de semana, sendo atendidas na Delegacia Seccional”, esclarece.

JUSTIÇA FEDERAL DE SANTARÉM

Na segunda-feira, dia 13 de fevereiro, será inaugurada a nova sede da Subseção Judiciária de Santarém, na região oeste do Pará. A solenidade de inauguração acontecerá às 17h30 e será conduzida pelo vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Ítalo Mendes, representando o presidente, desembargador federal Hilton Queiroz. A nova sede está localizada na Avenida Barão do Rio Branco, bairro Jardim Santarém. Mais antiga das oito subseccionais da Justiça Federal em funcionamento no interior do Pará, a Subseção de Santarém foi instalada em 1995 e conta com duas varas. A 1ª, tem como titular o juiz federal Domingos Daniel Moutinho da Conceição Filho e a 2ª Vara, tem à frente o juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro que também é diretor da Subseção. O TRF1 suspendeu o expediente externo e os prazos processuais na subseccional de 6 a 13 de fevereiro para que a Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica (Coint) do TRF1 e a Seção de Informática (Seinf) façam as adequações e as instalações indispensáveis para o funcionamento de equipamentos no novo prédio da Justiça Federal em Santarém. Durante esse período, as duas varas que compõem a subseção deverão apenas apreciar ações, procedimentos e medidas de urgência que visem a evitar o perecimento de direito.

REPÚDIO

 A notícia de que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deverá fechar a 6ª Inspetoria do órgão, que funciona em Santarém, não foi bem recebida pelo vereador Dayan Serique (foto). “A gente observa que isso [fechamento] é um grande prejuízo, pois cabe à Inspetoria dar orientação devida aos seus jurisdicionados, buscando dar apoio às Câmaras Municipais de todos os municípios da região”, enfatizou o Vereador à coluna. O parlamentar lembrou que quando a concessionária de energia elétrica pensou em tomar a mesma atitude alegando que o serviço online seria suficiente para os atendimentos, as contraposições foram veementes, e é assim, de acordo com ele, que deve ser encarada a situação do TCM também.

COMPROMISSO

Vereador Alysson Pontes está pedindo providências junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com respeito a invasão agressiva de ervas daninhas (Ervas de passarinho), que estão praticamente comprometendo as mangueiras localizadas no espaço público, conhecido como Pracinha ( Orla de Santarém) e que necessitam urgentemente dos serviços de manutenção em suas folhagens. O Vereador também está reivindicando, em caráter de urgência, um profissional médico (clínico geral) para a comunidade de Boa Esperança – região do planalto santareno, para atender a demanda alí existente na área da saúde pública. A localidade é um polo de referência de aproximadamente outras inúmeras comunidades circunvizinhas, que dependem diretamente da vila, que hoje possui 655 famílias residentes.

ANIVERSÁRIO

Foi em clima de carnaval que a família e os amigos de Anna Alice, filha de Odilton Amaral e Anna Isabel, se reuniram para comemorar seu primeiro aniversário. Um bailinho de carnaval de salão, como antigamente, decorado pela Ello Decoração. Foi divertidíssimo, embalado ao som das marchinhas de carnavais, com direito a desfile de melhor fantasia, já que todos estavam fantasiados.

Retoques

Em contato com a coluna, o empresário Paulo Barrudada informou que estão sendo feitos os últimos ajustes para a inauguração do hotel flutuante “Barrudada River Hotel” (foto), novo conceito de hospedagem na região oeste do Pará. A inauguração será no dia 24 de fevereiro, com uma bonita festa na praia do Carapanari. * Por determinação do prefeito Nélio Aguiar, a Prefeitura de Santarém ouviu as reivindicações feitas e os povos indígenas desocuparam o prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Foi possível chegar ao consenso após três horas e meia de reunião com representantes do Governo Municipal, MPF, Funai e Subseção Santarém da Ordem dos Advogados do Brasil. * Na reunião, ficou acordado que todo o processo de lotação que estava sendo realizado pela coordenação de Rios, da Semed, foi repassado na quinta-feira (9), à coordenadora de educação indígena escolar, Yara Ferreira. * Santarém recebeu na quinta-feira (9), aproximadamente 2 mil turistas que chegaram no transatlântico Oriana, de bandeira inglesa. Durante o passeio na cidade, os estrangeiros conheceram vários pontos turísticos da cidade, como o Centro Cultural João Fona. Bem como, foram recepcionados com apresentação do Grupo “Mistura de Carimbó”. * Neste sábado (11) o navio Regattau aportará em Santarém trazendo 700 turistas. * Prefeito Nélio Aguiar tomou posse na segunda-feira (6) como presidente da Junta Militar. A cerimônia aconteceu no gabinete do gestor municipal e contou com a presença de autoridades políticas e militares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *