Município participa de eventos sobre cadeia produtiva
O encontro realizou-se no dia 8 do corrente, na vila de Alter do Chão, em Santarém. O mesmo foi ministrado por coordenadores da Universidade Federal do Pará, técnicos da Alemanha e representantes dos governos Estaduais e Federal. O principal objetivo do intercâmbio internacional (Brasil e Alemanha) foi relacionado ao setor produtivo, ecologia e famílias que trabalham em situação de risco.
O referido seminário abordou temas voltados para os problemas da Amazônia brasileira, região Oeste, principalmente com foco ou referência ao município de Alenquer. Na oportunidade, os palestrantes sintetizaram aos presentes, resultado de uma pesquisa realizada há 2 anos sobre Cadeia Produtiva, famílias que estão vivendo abaixo da linha da pobreza e prejuízos ambientais com áreas degradas.
Joelino Teles, conhecido carinhosamente por Cupijó, representando o prefeito João Piloto, no evento, disse à nossa redação que o trabalho de pesquisa foi de suma importância para o município de Alenquer, por estar norteando um novo rumo para o setor produtivo e para o homem do campo. Continuando, afirmou que grande parte do solo fértil da Colônia Paes de Carvalho está ocupada por pastagens ou já é considerada área degradada.
“Em detrimento dos produtores rurais estarem cultivando suas respectivas lavouras em solos inadequados, já é significativa a queda da produção agrícola em Alenquer. Dentro da filosofia do estudo, o governo municipal vai traçar metas através de calendário agrícola, cuja medida visa reordenar o setor. Tal ação é imprescindível, uma vez que Alenquer tradicionalmente tem vocação agrícola, entretanto, lamentavelmente ultimamente nossa agricultura está tomando novos rumos com prejuízos incalculáveis para a economia do município”, concluiu Cupijó.
Jornal O Impacto