Entrevista

Edilan Santa'nna Quaresma

Edilan Quaresma, santareno,Bacharel em Estatística, concluindo seu doutorado em Estatística e Experimentação Agrônica pela USP em Piracicaba /SP. Professor Adjunto do Instituto  de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará(UFOPA). Atualmente desenvolve pesquisa na área de Teoria da Resposta do Item. É membro do grupo de pesquisadores de modelos de  efeitos principais aditivos e interação multiplicativo – AMMI junto ao CNPq.  Confira nesta entrevista ao colunista!.

ENTREVISTA

Jorge Serique: O que é Estatística para você? Qual sua importância no mundo moderno?

Edilan Quaresma:   A estatística é uma ciência que pode ser aplicada a todo e qualquer ramo do conhecimento. É fundamentada na teoria das probabilidades e objetiva, geralmente, conhecer com mais profundidade um fenômeno de interesse, viabilizando tomadas de decisões mais acertadas.

Não se concebe pensar nos dias de hoje em pesquisa sem a utilização da Estatística como ferramenta, seja no planejamento, na execução e, igualmente importante, na análise e interpretação de dados. Sem o uso dessa ferramenta, muitas pesquisas não recebem o reconhecimento da comunidade científica, fazendo da Estatística uma ferramenta fundamental no desenvolvimento científico mundial.

Atualmente a Estatística é vista como uma junção de três palavras: ciência (tem identidade própria com um grande número de técnicas deduzidas de princípios básicos), tecnologia (seu método pode ser implantado num sistema operacional para manter um nível desejado de performance) e arte (depende da razão indutiva e não esta livre de controvérsias).

JS: Como é lidar com Estatísticas em nosso País?

EQ:  O Brasil é provido de órgãos que produzem as estatísticas oficiais do nosso país. São esses pequenos números que movimentam nossa economia, (re)direcionam políticas públicas em todos os setores e permitem que nos conheçamos melhor. Muitas dessas estatísticas são fornecidas por nós mesmos durante, por exemplo, o censo do IBGE, ou o preenchimento de um formulário, de tal forma que se fornecemos informações erradas, estamos contribuindo para a geração de estatísticas equivocadas, que serão utilizadas pelo sistema e, obviamente, correm sérios riscos de gerar políticas públicas equivocadas.

A ampla divulgação de estatísticas através de diferentes meios de comunicação, vem atingindo um grande número de pessoas, muitas das quais leigas nesse assunto, e podem gerar interpretações distorcidas de uma realidade. Para desconhecedores, os números podem influenciar equivocadamente em tomadas de decisão, a depender da forma como são incorporados pelas pessoas. Entretanto, fontes confiáveis de dados estatísticos podem e devem ser utilizadas com confiança para o planejamento e/ou conhecimento de situações específicas e implementação de ações mais acertadas.

JS: Qual a sua opinião de desenvolver pesquisas e estatísticas  nas regiões do Brasil   para enriquecer conhecimentos, comprovar e enumerar benefícios? Qual sua opinião sobre o desenvolvimento de pesquisas com o uso da Estatística em nossa região?

 EQ:   No Brasil, os grandes centros de pesquisa ainda se concentram na região sudeste, entretanto, os últimos anos têm sido marcados por uma significante alteração nesse quadro, ocasionada pela mobilização social e luta pela ampliação da pesquisa na Amazônia brasileira. Prova disso é a conquista histórica de professores, alunos, ex-alunos e sociedade em geral de criação de uma nova universidade em nossa região, acarretando a chegada de professores doutores, portanto pesquisadores, que certamente alavancarão ainda mais a pesquisa em nossa região. 

Vivemos em uma região privilegiada, um verdadeiro laboratório natural. A sobrevivência desse biossistema depende fundamentalmente do desenvolvimento de pesquisas sérias, comprometidas e compromissadas com a manutenção da vida e melhoria das condições de sobrevivência dos amazônidas e do planeta como um todo. É nesse contexto que a Estatística se apresenta como uma das ferramentas que pode e deve ser usada em prol do desenvolvimento da pesquisa em nossa região.

JS: Como é dirigir, formar uma análise estatística? Como se faz uma pesquisa estatística?

EQ: Geralmente a pesquisa estatística parte da identificação de um problema, seu planejamento (que contempla o tipo de estudo, formulação das hipóteses, plano amostral, elaboração de instrumento de coleta de dados dentre outros), coleta e sistematização de dados e, finalmente, a análise e apresentação dos resultados. É importante dizer que pesquisas que se utilizam da estatística, são feitas geralmente de forma interdisciplinar, uma vez que o estatístico nunca trabalha sozinho, precisando sempre de profissionais da área onde a ferramenta é aplicada.

Lamentavelmente ainda é comum percebermos que um considerável número de pesquisas são desenvolvidas sem cuidados essenciais no que diz respeito ao uso da estatística. Muitas destas pesquisas acabam tendo que ser interrompidas e, às vezes, reiniciadas por problemas no planejamento, que inviabilizaram o seu caráter científico. Portanto, é realmente necessário e importante que pesquisadores trabalhem de forma integrada dentro da interdisciplinaridade, quando for o caso, visando sempre o desenvolvimento da pesquisa de qualidade.

 Bate-bola

 ** Família: Essência da minha felicidade.

 ** Fé: Ação que gera o otimismo, a esperança.

 ** Números: Fundamentais para a manutenção da vida no planeta.

 ** Economia brasileira: Uma variável aleatória.

 ** Um grande ideia: Ser feliz. Ser feliz é uma grande ideia.

By Jorge Serique

Um comentário em “Entrevista

  • 11 de maio de 2011 em 11:14
    Permalink

    Parabéns pela entrevista, você é 1000. Nossa cidade e a família Queresma estão de parabéns pelo filho Dr.Edilan Quaresma.

    Resposta
  • 5 de maio de 2011 em 10:14
    Permalink

    Como um ser humano na sua simplicidade e altamente conhecedor do assunto expõe nessa entrevista conhecimentos ciêntíficos que fazem parte do nosso cotidiano. Você realmente é iluminado. Parabéns pela brilhante entrevista, como sempre “vc é o máximo”. Como ximanga tenho muito orgulho de ter sido sua aluna. PARABÉNSSSSSSSSSSSS

    Resposta
  • 4 de maio de 2011 em 22:29
    Permalink

    Ao Dr.e amigo Edilan parabens,sua estrela brilha noite e dia, refletindo longe sua sabedoria e conhecimento em potencial.Gostei muito da entevista e aprendi mais um pouquinho você irradia cultura para todos os povos,Santarém esta de parabens,o Pará e por que não dizer o Brasil.

    Resposta
  • 4 de maio de 2011 em 10:11
    Permalink

    O Dr Edilam como sempre surpreende. Ja tive a oportunidade de aprender um pouco com ele quando professor da faculdade de educação UFPA. O que se tem nessa entrevista é somente uma gota d’agua dentro de um oceano que é seu conhecimento na área da Estatistica. Se quando Mestre já era considerado o MELHOR ESTATISTICO do Oeste do Pará e um dos Melhores do Pará, agora com o Doutorado, o Brasil será pequeno p ele. VALEU PROFESSOR!! SUCESSO!!!

    Resposta
  • 4 de maio de 2011 em 01:12
    Permalink

    Parabens ao nosso querido professor Edilan. A entrevista profunda, clara, objetiva ,permite a qualquer leigo o entendimento de um assunto tão complexo como esse.
    É um orgulho para nossa Santarém ter um professor com essa competência.

    Resposta
  • 3 de maio de 2011 em 16:46
    Permalink

    Parabéns ao Profº Edilan pela clareza com que abordou um assunto que está em nossas vidas do momento que acordamos até a hora em que vamos dormir, penso que todo o mundo deveria agir somente depois de “consultar” sua própria estatística e demais possíveis, se fosse assim, o mundo com certeza seria outro, teríamos menos poluição, menos degradações ambientais, número de mortes reduzido e pessoas vivendo cada vez melhor.

    Resposta
  • 3 de maio de 2011 em 16:15
    Permalink

    Como não poderia deixar de ser, o Prof. Edilan consegue expor suas idéias com uma simplicidade invejável a um tema que parece tão complexo. A estatística subsidia as decisões que interferem no dia a dia de milhões de pessoas e, a coleta, análise ou interpretação errônea de qualquer dado estatístico pode acarretar prejuízos incalculáveis à sociedade. Como admiradora de seu trabalho, eu e toda a comunidade santarena nos sentimos orgulhosas e muito tranquilas com a certeza de que um profissional de seu calibre em breve estará conosco na UFOPA, contribuindo para que nossa região finalmente ocupe o local que merece no cenário nacional. Um grande abraço, meu amigo querido, e muito sucesso hoje e sempre.

    Resposta
  • 3 de maio de 2011 em 10:50
    Permalink

    Parabenizo pela rica entrevista e me expandi no assunto.Gratidão ximanga ao Profº Edilan,com sua lhaneza e pela sua profissional contribuição na qualidade de serviços de saúde deste município.

    Resposta
  • 2 de maio de 2011 em 00:17
    Permalink

    Realmente, uma máteria superinteressante, pois foi exposta de uma maneira clara,transparente e objetiva, quanto ao valor da estatistica no mundo em que vivemos.Parabens Edilan, pelo seu talento,cultura e determinação.

    Resposta
  • 28 de abril de 2011 em 09:48
    Permalink

    Parabéns pela matéria muito bem elaborada.Com um tema de suma importância para a sociedade,onde só veio contribuir para enriquecer os nossos conhecimentos sobre o mundo dos números a qual fazemos parte.

    Resposta
  • 27 de abril de 2011 em 14:45
    Permalink

    Parabéns pela boa entrevista. Gosto muito do bate-bola. Queremos mais!

    Resposta
  • 27 de abril de 2011 em 14:30
    Permalink

    Parabéns Jorge, excelente escolha. O Edilan é um disciplinado pesquisador e um grande estudioso da área. Tenho convivido com ele na universidade nos últimos anos e além de muito divertido é competente no que faz. Parabéns Edilan, e a você Jorge que nos apresenta semanalmente diálogos com pessoas que tem contribuído para o crescimento da cultura santarena em diferentes lugares do Brasil e do mundo.

    Resposta
    • 27 de abril de 2011 em 15:54
      Permalink

      Obrigado pelas palavras e incentivo à minha querida e eterna profa dra Solange Ximenes pelo tudo q eu aprendi com seus saberes e conhecimentos na Pós-Graduação. Isso nos torna mais a avançarmos na lide jornalística. Merci!

      Resposta
  • 26 de abril de 2011 em 21:04
    Permalink

    Esclarecedora,cientifica,pratica,desmestificadora no que tange o universo dessa Ciência magnifica que é a Estatística, a entrevista aproxima de nossa realidade toda a sedução contida nos numeros. Parebens para a dupla que soube muito bem esplanar perguntas e respostas sobre o tema. Fica com ânsia de querer mais…

    Resposta
  • 26 de abril de 2011 em 14:53
    Permalink

    Muito boa a entrevista. Bom saber que meu amigo Edilan tem contribuído para a projeção da nossa região.

    Resposta
    • 27 de abril de 2011 em 21:14
      Permalink

      Obrigado pelo comentário Profª e amiga Cleise. Eu, você e outros colegas compomos um grupo que tem buscado conhecimentos em prol do desenvolvimento e projeção da nossa região.

      Resposta
  • 26 de abril de 2011 em 13:39
    Permalink

    ENQUANTO ISSO A COLUNA SOCIAL CHAPA BRANCA SÓ ABROBINHA.PARABENS PROFESSOR JORGE.

    Resposta
    • 27 de abril de 2011 em 16:07
      Permalink

      Agradecido, minha querida ex-aluna!

      Resposta
  • 26 de abril de 2011 em 10:28
    Permalink

    Fico honrado em saber que em Santarém tem pessoas de grande nível como o Colunista e o entrevistado. Isso pode ser matéria para VEJA. Parabéns para vocês e sucesso.

    Resposta
  • 26 de abril de 2011 em 10:17
    Permalink

    No mundo hodierno é necessário pensar com clareza para planejar as ações futuras, tendo dados precisos fornecidos pela Estatistica esta tarefa se torna mais facil.
    Parabéns pela entrevista!
    Abraços Ximangos ao Entrevistado!

    Resposta
    • 27 de abril de 2011 em 21:17
      Permalink

      Grande abraço Patrícia. Eis aí uma grande e competende advogada.

      Resposta
  • 26 de abril de 2011 em 00:35
    Permalink

    Sensacional! Entrevista digna dejornal do sul! Parabéns! Abraços aos mocorongos, sangue bom.

    Resposta
  • 26 de abril de 2011 em 00:03
    Permalink

    Excelente entrevista! Parabéns entrevistado e entrevistador. Muito esclarecedora e informativa!

    Resposta
  • 25 de abril de 2011 em 23:57
    Permalink

    Parabens pelo artigo muito bem definido e muito bem explanado pelo entrevistado…
    Abrio meu campo de conhecimentos no assunto questionado…
    Parabens.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *