Coluna Impacto Ed. 1195

MEDICINA NA UFOPA
O Curso de Medicina na Ufopa está prestes a se tornar realidade. Se depender do deputado federal santareno Francisco Chapadinha, isso poderá acontecer. O Deputado apresentou proposta ao Ministro da Educação solicitando que o MEC autorize a implantação do Curso de Medicina na Universidade Federal do Oeste do Pará. Segundo o Parlamentar, a UFOPA foi criada através do desmembramento da UFPA (Universidade Federal do Pará) e da UFRA (Universidade Federal da Amazônia), através da LEI 12.085/2009, com sede e foro no município de Santarém, e teve como principal missão produzir e socializar conhecimentos, contribuir para a cidadania, inovação e desenvolvimento das Regiões da Calha Norte, Transamazônica e BR-163, integrando os 27 Municípios.

MEDICINA NA UFOPA 2
Hoje a UFOPA abrange 58% do Território Paraense e a população presta Vestibular para o Curso de Medicina em municípios que são muito distantes de suas residências, ocasionando elevados gastos em todas as etapas do processo seletivo, bem como aos estudantes que são aprovados, acarretando mais despesas, uma vez que necessitam mudar completamente suas vidas para iniciar os estudos. Conforme pesquisa recente divulgada pela Sociedade Paraense de Pediatria feita em todos os municípios do Oeste do Pará, ficou constatado que existem apenas 17 Especialistas em Pediatria para atender 1,2 Milhão de habitantes naquela área.

DESTAQUE
A Prefeitura de Santarém a convite do Sebrae do Maranhão, por meio da Agente de Desenvolvimento Local (ADL), Vanderlina Gonçalves, ministrou uma oficina, ontem, dia 26, em São Luís, no Centro de Convenções Pedro Neiva, sobre o tema “Atuação do Agente de Desenvolvimento no fomento dos pequenos negócios”. A servidora é chefe de divisão de Atendimento ao Educando (DAE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Em São Luís, capital maranhense, ela representou Santarém e o estado do Pará. No encontro, mostrou a participação direta dos agentes de desenvolvimento e como eles identificam as oportunidades de negócios, o desenvolvimento local e territorial. Isso, porque, segundo a técnica, Santarém potencializa aumento em suas cadeias em diversos segmentos sempre com o olhar voltado ao desenvolvimento econômico para os pequenos negócios.

LICENÇA DA CÂMARA
Foi protocolado na segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Santarém, o pedido de licença parlamentar do vereador Yanglyer Glay – Mano Dadai (PRTB), pelo prazo de 60 dias para tratar de assuntos particulares. A licença é prevista no art.17° do Regimento Interno da Casa, que garante a todo parlamentar o direito de licenciar-se das atividades da Câmara pelo prazo de até 120 dias, por Sessão Legislativa anual, não havendo remuneração durante o período em que estiver licenciado. Durante o prazo da licença, o Vereador não perde o mandato. A convocação do suplente, de acordo com o art.4° do Regimento, ocorrerá nos casos de morte, renúncia do parlamentar, se este assumir função de Secretário Municipal ou haja extinção de mandato, bem como se o Vereador ficar licenciado por mais de 120 dias.

MARQUINHO SATHAN
Em comemoração ao aniversário do Samba Santarém Clube & A Festa de São Jorge Guerreiro, o Samba Santarém Clube traz novamente a Santarém “MARQUINHO SATHAN”, consagrado Cantor e Compositor de Samba, reconhecido como um dos melhores intérpretes de samba do País. Marquinho recebeu o “Prêmio Sharp” e por Cinco vezes o “Oscar do Samba” em São Paulo. Realizou turnês pelos Estados Unidos, Portugal, Bélgica, Espanha, Alemanha, França, Finlândia e Japão. Com mais de 34 anos de carreira e 13 CD’S gravados, recebeu Disco de Ouro logo nos dois primeiros CD’S lançados em parceria com Roberto Ribeiro, Bezerra da Silva, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Beto Sem Braço e Alcione. Vai ficar de fora?? Vem ser feliz! Vem pro Samba! Venda de mesas pelos fones: (93) 99138-2801, (93) 99151-4510, (93) 99125-3103 e (93) 99131-3946.

HUGO DINIZ
O reitor eleito da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), professor doutor Hugo Alex Diniz, foi empossado pelo ministro da Educação, Rossieli Soares em cerimônia em Brasília (DF), na quarta-feira (25). Hugo Diniz assinou o termo de posse para exercer o cargo de reitor da Ufopa, com mandato de quatro anos. A transmissão de cargo está prevista para o dia 25 de maio. Depois da cerimônia, o reitor empossado, Hugo Diniz e a vice-reitora, já nomeada, professora doutora Aldenize Ruela Xavier, foram convidados pelo secretário de Educação Superior, Paulo Barone, para uma audiência em seu gabinete.

CONCURSO DO BANPARÁ
O concurso público do Banco do Estado do Pará (Banpará) encerrou no dia 16 as inscrições e chegou à marca de 94.214 inscritos para as 119 vagas ofertadas. O cargo de Técnico Bancário segue como o mais concorrido, com 91.329 candidatos inscritos nos Polos Belém, Marabá, Santarém e Castanhal. Os candidatos já podem imprimir seus cartões de inscrição desde às 17h de quinta-feira, 26, no site: www.portalfadesp.org.br, que deverá ser apresentado no dia da prova junto com o documento oficial com foto. A prova objetiva será realizada no dia 06 de maio para todos os cargos.


IMPACTANDO

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realiza neste sábado (28), no auditório do Hotel Barrudada, formação para todos os professores da educação infantil da rede municipal de ensino, a partir das 8h. * Um dos objetivos do evento é mostrar a organização do tempo no espaço educacional, que está inerentemente ligado às atividades propostas ao desenvolvimento das crianças. Além de suprir as necessidades básicas delas através da rotina. * A Filarmônica Municipal de Santarém Professor José Agostinho realizará neste sábado (28), no auditório da Casa da Cultura, a segunda apresentação do Concerto “Mozart/Vivaldi”, à partir das 20h. A proposta do evento é divulgar a música sinfônica dando ênfase em obras dos clássicos compositores estrangeiros Vivaldi e Mozart na execução tecnicamente avançada da Orquestra Filarmônica Municipal de Santarém. * Há seis anos a UPA 24 horas de Santarém não realizava exames de Raio-X. Mas, na manhã de terça-feira, 24 de abril, essa realidade mudou. Com um aparelho de Raio-X reestruturado e totalmente reformado, agora todos os pacientes que precisam de exames de imagem não precisam mais deixar a Unidade para receber o diagnóstico completo. O primeiro paciente a se beneficiar foi uma criança de 4 anos. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *