ALEPA debate sobre divisão do estado do Pará

José Megale

A Assembléia Legislativa do Pará vai programar debates sobre a realização do plebiscito sobre a divisão do Pará para criação dos Estados de Carajás (Sul e Sudeste) e Tapajós (Oeste). A maioria dos líderes das bancadas partidárias na AL aprova o debate, alegando que todas as questões devem ser discutidas com a sociedade, que vai, de fato, decidir sobre a divisão.

A primeira sessão ordinária da semana na AL, que será realizada hoje (10), deverá ser tomada pela questão. Ainda este mês será realizada audiência pública, requerida pelo líder do PPS na casa, João Salame, antes mesmo da aprovação no Congresso Nacional da realização do plebiscito. A audiência contará com a presença do economista Célio Costa, que participou do estudo de viabilidade à época da criação do Estado do Tocantins.

Para Salame, é uma hipocrisia a justificativa de que a divisão vai gerar novos parlamentares e governadores, portanto, seria apenas uma questão política. Com a criação de mais Estados, defende o deputado, aumenta a representação da Amazônia no Congresso Nacional. “Tem que ser um debate do ponto de vista técnico, para ser bom para todo mundo. A emancipação só valerá à pena se for bom pra todo mundo, inclusive para o Estado remanescente”.

O líder do PMDB, Parsifal Pontes, defende que o parlamento estadual não deve tomar partido sobre a divisão, mas liderar os debates, promovendo audiências públicas em todas as regiões paraenses. Parsifal acredita, no entanto, que a população não vai se livrar do enfoque político da questão. “O viés político é quem vai decidir. A população tem inteligência emocional e o que vai prevalecer é este lado”.

Da mesma forma, o líder do PSDB, José Megale, defende que a AL deve ser um dos protagonistas do processo de discussão do plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará. Megale lembra que já há propostas de realização de sessões itinerantes do parlamento, que poderão ser palcos de debates sobre o plebiscito.

Fonte: DOL

Um comentário em “ALEPA debate sobre divisão do estado do Pará

  • 30 de novembro de 2011 em 09:41
    Permalink

    Meu Caro Zé Macedo, vc não sabe o que fala… Se não precisassemos de governadores e deputados para olharem por nossa região, eles provavelmente bão seriam nem votados em eleicões, pois, se existe um eleição para isso é porque CONCERTEZA é algo necessário. Ou você acha que o Estado estaria melhor sem governadores? (Pare de falar besteiras sem nexo para tentar convencernos de que a divisão não é boa). Precisamos de um governo que esteja próximo a nós e que esteja vendo nossas necessidades e as suprindo, o governo do Pará só governa em Belém, e por isso vcs são contra, e co toda razão. Mas, venha nos municipios abandonados do Oeste do Pará, venha ver a vergonha que é…Culpa de um governo VAGABUNDO que nã se importa coom a situação caótica de SEU POVO(povo que diz ser amado). Eu pergunto: AMADO POR QUEM? Concerteza, não por esse governo de POUCOS. Precisamos SIM dessa divisão, para que possamos ter uma vida mais digna, descente ou pelo menos com o necessario para se sobreviver. Precisamos de um governo NOSSO, que nos forneça o que esse Governo do Pará NUNCA foi capaz de Fornecer, mesmo sendo sua obrigação.

    Resposta
  • 25 de junho de 2011 em 15:10
    Permalink

    O problema do abandono do povo paraense não é a distancia do governo e sim a ausencia de ações politicas do governo na educação,saude, politicas agricolas e agraria,ets. Todos nós sabemos que não precisa o governador e os deputados estarem olhando a região como capatazes e feitores olhando os escravos, basta eles fazerem suas atribuições de forma impessoal, eficiente,transparente,dentro da legalidade e por outro lado e simultaneamente os prefeitos agirem da mesma forma.Por isso o que precisamos não é divisão é de politicos e governantes que façam seu papel de representantes.

    Resposta
  • 20 de maio de 2011 em 11:36
    Permalink

    Ana Maria vc esta de brincadeira! ou vc acredita em papai noel? A política que se tem hoje no Brasil é uma vergonha mundial, o Brasil deixou de ser conhecido pelo futebol e de ser o país do carnaval os escandalos de nossos representantes políticos é uma vergonha mundial, e isso acaba afetando a imagem do próprio brasileiro quando viaja para o estrangeiro.Infelizmente eu teria vergonha de me candidatar para qualquer cargo político!!! Criem vergonha na cara!!!! Vote nulo.

    Resposta
  • 18 de maio de 2011 em 17:40
    Permalink

    Meu caro Ulisses vc não sabe o que está falando, os políticos enchem o bolso deles dividindo o Estado ou não.Então vamos deixar de sermos egoístas e ver o nosso lado… Moramos a mais de 1000kl da Capital e desenvolvimento 0.Vc não acha que essa divisão vai ser boa pra todos? EX: se a casa for grande demais e uma pessoa só pra cuidar com certeza não vai ser bem cuidada…..Se for pequena e tiver mais pessoas cuidando,vai ficar sempre arrumadinha.Pense….E sobre os políticos,ainda tem gente séria menoria mas tem.

    Resposta
  • 16 de maio de 2011 em 15:47
    Permalink

    Essas pessoas que estão querendo essa divisão, são politicos que estão pensando no bolso deles. Eles querem se dá bem a custa dessa divisão. Querem ganhar dinheiro fácil vão trabalhar. Venham apanhar açaí aqui em Igarapé-Miri.

    Resposta
  • 12 de maio de 2011 em 21:09
    Permalink

    a nossa capital sem escoamento de trnsito, não vejo enteresse politico para a melhoria de nosso capital, nossos munipios a maioria abadonados, pela distancia ou pela falta de força pilica . então eu vejo a divisão do estado com muitas oportunidades para a população, eu entendo que as novas capitais deverrão ser planejadas com varias opções de escoamento de trnansito, novos policos com novas ideias, haverá ruas arborizadas e bem sinalizadas com muitas cameras de segurança e novos governo vai poder dar mais atenção para seus municipios porque vai estar mais perto para ver cpm mais carinho a educação a saude e vai poder olhar mais pelas criança, idosos e outros. obrigado

    Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 16:26
    Permalink

    É CLARO MEU CARO FERREIRA, VC JA VIU CORRUPTO QUERER PERDER A BOQUILHA.

    Resposta
  • 10 de maio de 2011 em 14:39
    Permalink

    A CAMARA MUNICPAL DE BELÉM E TOTALMENTE CONTRA E VAI FAZER UM MOMVIMENTO CONTRA A DIVISÃO DO PARÁ.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *