ALERTA
ALERTA
De acordo com um especialista da OMS, Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 1 bilhão de pessoas podem morrer, neste século, por causa do uso ou exposição ao cigarro. A afirmação é do diretor da Iniciativa Livre de Tabaco da OMS, Douglas Bettcher. Outro alerta, feito por ele, é que os governos dos países em desenvolvimento devem tomar medidas para conter o fumo. Segundo Valéria Cunha, chefe da Divisão de Controle de Tabagismo do INCA, Instituto Nacional de Câncer, o Brasil já possui um sistema para conter o avanço no número de tabagistas no país. O fumo ou exposição ao cigarro mata 6 milhões de pessoas todos os anos. Entre as doenças relacionadas ao tabagismo estão: problemas cardíacos, pulmonares, vasculares e cânceres.
MATURIDADE
Casais homossexuais passam a ter mesmos direitos que casais heteros. “Essa decisão do Supremo Tribunal Federal deve ser comemorada pela sociedade”. Trata-se de uma decisão que torna a união homoafetiva um núcleo familiar. Agora esse casal terá abertura para discutir a questão da herança, adoção e até previdenciária. Realmente essa decisão unânime demonstra uma maturidade conquistada e a sociedade só terá a lucrar com isso”, afirma Antonio Carlos Malheiros, coordenador da Vara da Infância e da Juventude do Estado de São Paulo e professor das Faculdades integradas Rio Branco.
DENGUE
Mais uma vez, a dengue avança em todo o país e os números de casos e mortos se multiplicam a cada dia. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, foram registrados 155.613 casos e 51 mortes em todo o Brasil. O número de mortes sob investigação chega a 112. A região Norte, a mais afetada, registrou 31,6% dos casos. As sérias falhas administrativas na orientação dos profissionais de saúde no combate à dengue, da mídia e da população. Nós, aqui, temos uma visão bem diferente da visão das autoridades sobre a dengue. E a grande realidade é que todos os grandes veículos de comunicação vão a reboque da opinião do governo. Todos seguem a linha do Diário Oficial, do Ministério da Saúde e das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Nossas opiniões são diferentes em todos os aspectos: no que tange ao combate ao mosquito e ao tratamento da doença.
DEMAGOGIA
A defesa dos Direitos das Crianças é sempre parte dos discursos políticos e dos programas eleitorais… entretanto, a realidade de abandono e negligência do setor público para com elas mostra claramente como a demagogia é ferramenta poderosa para vitórias eleitorais e instrumento perverso de preservação do absurdo processo de aniquilamento da infância. Muitos, em todos os partidos, menosprezam este debate! A direita reacionária e corrupta nem se incomoda com isso – rouba da merenda escolar para comprar uísque e sem escrúpulos rouba a dignidade humana – e sempre acaba se dando bem em terras-sem-lei, como a nossa e muitas outras também! Setores da esquerda acham este debate menor e típico do paternalismo caritativo e assim se contentam com as revoluções em mesa de bar ou guerrilhas na internet onde adoram proclamar que esperem o socialismo – pois só ele resolverá – mas usufruem das oportunidades do teto digno pra se abrigar, dos lençóis limpos para os filhos, dos planos de saúde, das escolas que ofertam dignidade. No domingo (08) o Fantástico mostrou alguns prefeitos que roubam o dinheiro da merenda para benefício próprio. Isso é uma vergonha.
DEMAGOGIA II
A sociedade, em geral, fica extremamente comovida diante de casos extremos: “crianças morrem queimadas após incêndio no barraco… a mãe tinha saído para trabalhar!”; “bebê recém-nascido encontrado morto dentro de uma lixeira no banheiro do supermercado!”; “encontradas duas crianças carbonizadas em incêndio na favela…os pais trancaram a porta de cadeado com medo da violência”; “pai espanca o recém-nascido até a morte!”; “criança de um ano morre após ser estuprada em casa!”… Mas essa mesma sociedade, em maioria, observa com distância e pouco incômodo a situação indigna das trabalhadoras da educação, das mulheres pobres e a profunda humilhação das crianças jogadas na solidão da extrema miséria humana!
MAÇÃ
Além de popular a maçã ajuda e muito a saúde de quem come a fruta. É o que indica um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. A pesquisa mostra que a polpa e a casca da maçã combatem os radicais livres presentes no organismo e que causam danos aos tecidos e às células, levando ao envelhecimento. Para a pesquisadora na área de Nutrição Humana da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Kátia Cristina Andrade, a fruta pode ser uma aliada no combate também a outros possíveis problemas de saúde. A maça é rica em fibras, ela tem a pectina que é uma fibra solúvel. Ela é importante porque ela vai fazer com que a absorção tanto do colesterol como do carboidrato seja mais lenta. Além disso, a fruta pode regular o intestino e evitar tanto a diarréia quanto a prisão de ventre.
VACINAÇÃO
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra hoje na reta final. A população tem até esta sexta-feira, dia 13 de maio, para procurar o posto de saúde mais próximo para se vacinar. Até esta data, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes em qualquer período da gravidez devem procurar um dos 33 mil postos de vacinação do país. Pais ou responsáveis devem levar crianças de seis meses a menores de dois anos para se vacinar. No caso dos indígenas, outro público-alvo da campanha, a vacinação ocorre nas aldeias onde vivem. A campanha também é destinada aos trabalhadores de serviços de saúde, que devem seguir as recomendações das Secretarias Estaduais e Municipais. O Secretário Municipal de Saúde de Santarém, José Antônio Rocha, mobiliza hoje centenas de profissionais que estarão distribuídos em todos os postos de saúde, encerrando com sucesso a campanha de vacinação.
MOTINHAS
Ontem quinta-feira (12), na cidade de Oriximiná foram diplomados os alunos da primeira turma de Biologia da UFPA, dentre os quais destacamos a Santarena Djalene Amazonas Lopes, filha de nossos ilustres amigos Luciene Corrêa e Djalma Amazonas, que vieram de Belém onde residem, especialmente para o evento. XX Oriximiná será mais um dos municípios paraenses beneficiados com a execução de obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. O comunicado é da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que informa que o Sistema de Abastecimento de Água do município será ampliado e receberá melhorias, que contribuirão para a qualidade de vida da população do Oeste paraense. XX Belo Monte: Norte Energia quer afastar procurador do caso por manter blog. O consórcio responsável pela obra da usina entrou com representação no Conselho Nacional do Ministério Público devido a uma série de artigos publicados por Felício Pontes Jr na Internet. XX Estudantes da UFPA e UEPA realizaram um protesto irreverente em frente à Assembléia Legislativa do Pará. Vestidos de fantasma, em alusão às pessoas que recebiam salários sem trabalhar na instituição, exigindo a punição e prisão dos envolvidos. Lamentavelmente, esta prática é antiga, que sempre tem no comando os maus parlamentares. Temos que extirpar esses bandidos do nosso parlamento XX O governo federal quer que o Congresso Nacional altere o artigo 7º. Da Constituição, a fim de equiparar os direitos das trabalhadoras domésticas aos de outras categorias. XX A campanha nacional do desarmamento 2011 – Tire uma arma do futuro do Brasil foi lançada no último final de semana na cidade do Rio de Janeiro, pelo Ministério da Justiça. A ação foi feita em parceria com instituições e organizações da sociedade civil. O objetivo é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo. O problema vai ser sensibilizar os bandidos a entregarem suas armas. Isso me cheira pura demagogia. Tenho dito. XX Aniversariou na última quarta-feira (11) o grande jornalista santareno José Colares. Blogueiro respeitado em nossa região. Parabéns amigo, com saúde, paz de espírito e felicidades. XX As sacolinhas de plástico levam 100 anos para se decompor e se misturar ao solo e é uma das causas das enchentes em muitas cidades, pois entopem os bueiros e impedem o escoamento da água na superfície. Já a sacola biodegradável, se desfaz em até 180 dias. O problema é que os empresários estão preocupados com os lucros e não com o meio ambiente. XX Um poeta santareno disse-me que é contra o estado do Tapajós, com medo dos políticos corruptos se apossarem do mesmo. Será que até lá, o ficha limpa não entra em vigor no País. O poeta pegou pesado. XX Neste final de semana estarei em Belém, com muita saudade da galera da Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado. Aguardem-me no próximo sábado estaremos marcando presença com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e Morena Quente. Fui.
Por: Thompson Mota