Devotos de santana recebem escultura da padroeira
No último dia 29 de abril os devotos obidenses de Nossa Senhora de Santana receberam com muita emoção a estátua de Santana, esculpida pelo artista plástico Apolinário, que há algum tempo estava tentando colocar em prática o projeto “Padroeiros da Amazônia” e Óbidos foi agraciada em ser a primeira cidade a ser contemplada pelo artista.
O artista falou emocionado, que a sua segunda jornada será no município de Oriximiná, mas que ainda não tem data marcada para começar.
Além das autoridades do Município, estavam presentes também os devotos da Padroeira dos obidenses, autoridades eclesiásticas, como Dom Martinho e Padre José Paulo – Pároco da Prelazia de Óbidos e que presidiu a cerimônia.
O artista plástico Apolinário falou e explicou os traços regionais ao pé da escultura, como os ramos sagrados, os ribeirinhos da Amazônia, a alua, o sol, as piracemas e a cobra que mistura a cultura e o imaginário do povo que vive e mora na Amazônia, a realidade cultural do povo do lugar.
Esses traços estão esculpidos no pilar, onde foi feita a base para erguer a imagem. Dom Martinho falou da frase escrita em latim no alpendre da escultura: “Educando a mãe do filho de todo mundo”, saudando os presentes que ali estavam.
No final houve uma linda apresentação com cantores religiosos e cantores regionais. Após o evento que aconteceu na praça Barão do Rio Branco, houve a Santa Missa.
Jornal O Impacto