Coluna Impacto Ed. 1227

MATERIAIS ORTOPÉDICOS

Durante sessão plenária ocorrida no dia 28 de novembro, foi votado o Projeto de Lei nº 0583/2018, de autoria do vereador Dayan Serique, que foi aprovado por todos os pares da casa. O projeto se justifica pelo espírito de solidariedade da população santarena, que após fazer uso de materiais ortopédicos ou próteses tais como: cadeira de roda e de banho, muleta, andador, bengala, cama hospitalar, tipoia, prótese, entre outros, e que não lhe sejam mais úteis possam fazer doação para que pessoas menos favorecidas sejam contempladas. Os materiais podem ainda ser obtidos através de doações de empresários.

MATERIAIS ORTOPÉDICOS 2

Por ser uma medida de relevância social, o vereador Dayan Serique propôs a que a recepção desse material fosse realizada em um local certo e determinado, para que se faça a coleta e distribuição destes materiais, e que devem ser destinados exclusivamente aos atendimentos de casos encaminhados através do Sistema Único de Saúde – SUS. Ainda de acordo com o projeto aprovado, o Poder Executivo estimulará campanhas de voluntariado junto às Secretarias Municipais, entidades de classe, associações comunitárias e organizações não governamentais de forma que a população seja incentivada a fazer as doações.

CONCERTO DE FINAL DE ANO

A Filarmônica Municipal Professor Agostinho, através da Orquestra Filarmônica de Santarém, realizou no domingo, dia 02, um Concerto de Final de ano com técnicas instrumentais avançadas. A apresentação foi no  palco da Casa da Cultura e o público presente prestigiou a musica clássica instrumental de saudosos compositores estrangeiros, como Antônio Lúcio Vivaldi e Wolfgang Amadeus Mozart. A apresentação aconteceu junto com renomados profissionais da música, como o regente da capital paraense, Jonas Arraes e o doutor em violino pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o paraibano Rucker Bezerra.

TERRENOS BALDIOS

Com o abandono de terrenos na cidade, o acúmulo de lixo, a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos aumentam. Outro problema ocasionado pelos lixos despejados em terrenos abandonados ocorre nas épocas de chuva, quando a enxurrada pode carregá-los, contribuindo com o entupimento de bueiros e canais de escoamento de água, provocando alagamentos. Para minimizar os problemas ocasionados pelo abandono de terrenos, a Seminfra está intensificando as fiscalizações, com levantamento dos pontos no Município e pesquisa dos proprietários desses espaços.

TERRENOS BALDIOS 2

O chefe de fiscalização da Seminfra, Rafael Reis, em contato com a Coluna, disse que a responsabilidade pela conservação desses terrenos é exclusiva de seus proprietários, que devem se conscientizar da importância em mantê-los sempre limpos. Quando eles não exercem seus deveres, o melhor caminho é notificar. A Prefeitura tomará as ações cabíveis no sentido de multar e obrigar o proprietário a cuidar do terreno.

EXONERAÇÃO

Foi publicado na edição de quarta-feira (5), no Diário Oficial dos Municípios Paraenses, no site da Famep, o decreto de nº 276/2018, do gabinete do prefeito Nélio Aguiar, exonerando José Agostinho da Fonseca, o Tinho, do cargo em comissão Chefe da Divisão de Políticas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, de Santarém. Houve uma orientação da Controladoria Municipal para a exoneração de Tinho Fonseca e o Prefeito acatou. A decisão, no entanto, não teve o aval do secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira (Pixica). Tinho Fonseca era diretor do Instituto Maestro Wilson Fonseca, e foi afastado da função, por ordem judicial, juntamente com outros integrantes da diretoria do IMWF desde o dia 25 de outubro deste ano, quando foi deflagrada pelo MPPA e Polícia Civil, a operação “Primeira Arte”, da 10ª da Perfuga.

FESTIVAL DE NEGÓCIOS

Começou ontem, quinta-feira (06) e vai até este sábado, dia 09, o Festival de Negócios do Tapajós, evento estadual realizado pelo Sebrae no Pará e Associação Comercial e Empresarial de Santarém.  Essa é a primeira vez que o Festival será realizado na região e a intenção é gerar oportunidades de negócios aos empreendedores e promover relacionamento entre empresários de diversos segmentos produtivos, visando a geração de negócios diretos e indiretos na região Baixo Amazonas. A primeira edição do Festival de Negócios no Tapajós será focada em inovação e tecnologia, agronegócios, gastronomia e geração de negócios, com uma agenda de capacitações focada em temas da atualidade. Além disso, haverá atendimento realizado por analistas técnicos do Sebrae para orientar o empreendedor sobre temas que fazem parte do seu cotidiano como finanças, inovação, marketing, acesso a credito, além de modelagem de negócios.

FESTIVAL DE NEGÓCIOS 2

O atendimento será feito no espaço Café Empresarial. A expectativa é de que 3.500 visitantes passem pelo local nos três dias do evento que ocorre durante a festa em homenagem à Padroeira da cidade, quando circulam aproximadamente 30 mil pessoas em Santarém. Serão 30 estandes que ofertarão oportunidades de negócios para aqueles que desejam vender seus produtos ou serviços ou ainda, que queiram melhorar seus empreendimentos. O destaque será o espaço Cozinha Show, onde serão realizadas nove oficinas com chefs conhecidos na região e que tem como objetivo demonstrar a potencialidade dos insumos regionais na gastronomia paraense e nacional.

IMPACTANDO

Desde segunda (3), os médicos recém-contratados do programa “Mais Médicos” começaram a atender nas unidades de saúde dos bairros de Santarém, no oeste do Pará. Após a saída dos profissionais cubanos, UBS’s ficaram sem médicos, o que suspendeu o atendimento aos pacientes do SUS e em outros casos ocasionou um remanejamento para atendimento em outro bairro. * A Ufopa promove de 7 a 9 de dezembro na Unidade Rondon, Campus de Santarém, o I Encontro Regional de Ensino de Ciências e Tecnologias Educacionais (Erect), com o tema “Desafios do uso de tecnologias na educação básica”. * O evento discute inclusão, diversidade, linguagens e formação docente e estratégias educacionais em todas as séries da educação básica. A programação terá mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos, palestras e apresentações de trabalhos. * A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) irá realizar na segunda-feira (10), a posse dos membros do Conselho. Serão empossados 8 conselheiros municipais, sendo 4 da sociedade civil e 4 governamentais. * Santarém está em evidência na edição de 2018 da Revista Professores do Brasil. O relato de experiência da professora Adriane Gisele Sá Menezes, de 32 anos, vencedora da etapa estadual e regional do 11º Prêmio Professores do Brasil, foi publicado em forma de artigo na página 10. * Adriane trabalha há treze anos na educação infantil, oito na educação pública municipal, lotada atualmente na Escola José Procópio da Silva, no bairro Santana. * Uma boa festa da Padroeira a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *