Alerta – 80 casos com sintomas de diarreia dão entrada no HMS e UPA neste início de ano

É no período chuvoso que as viroses costumam se manifestar de forma mais abrangente na população de Santarém e região.

Com apenas quatro dias desde o início do ano de 2019, o Hospital Municipal de Santarém (HMS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas receberam cerca de 80 casos de pessoas com sintomas de diarreia. De sábado até hoje, 8 de janeiro, o número aumentou para 140 pessoas atendidas. As crianças são as que mais sofrem com a doença por conta das fragilidades no sistema imunológico. Esse número aumenta geralmente no período do inverno amazônico. Segundo o infectologista do HMS, Alisson Brandão, a maioria dos casos estão associados a enterovirose, que são infecções virais que acometem o intestino.

Os sintomas da virose normalmente são a diarreia, vômito e febre. A diarreia, se apresenta como instrumento de defesa do organismo contra vírus, bactérias e parasitas. Estes sintomas podem durar de três a cinco dias, tempo suficiente para desidratar o corpo. “Nas crianças, por exemplo, se ela for ao banheiro mais de 5 vezes ao dia é importante que os pais fiquem em alerta. Se somar ao vômito, é preciso ir até a Unidade hospitalar”, orienta o infectologista. O HMS oferece pediatra 24 horas e esse tipo de atendimento especializado pode ser determinante em casos mais graves.

Para os adultos, se o quadro for leve, o indicado é procurar o posto de saúde mais próximo ao bairro em que mora. Se além da diarreia forte tiver vômito contínuo que inibe a alimentação, febre, irritabilidade e confusão deve procurar a UPA ou o Hospital. Nessas situações, os médicos clínicos gerais e infectologistas das Unidades darão a assistência devida.

CAUSAS E PREVENÇÕES

De acordo com o infectologista, a origem dessas doenças, na maioria dos quadros clínicos, é através da transmissão por mosquitos. Esses insetos costumam aumentar no período chuvoso e passam a circular com maior volume pelas casas. Eles estacionam em ambientes infecciosos e, depois, podem transmitir aos humanos através das picadas.

Outra explicação é que o tempo chuvoso também faz com que as pessoas fiquem mais aglomeradas em locais fechados. “Isso favorece a passagem de vírus”, destacou Brandão.

Na hora de se prevenir, é interessante realizar medidas de higiene básicas, como a lavagem das mãos antes das refeições e após sair do banheiro e ainda ter certeza da procedência dos alimentos que ingere. Dr. Alisson afirma que um hábito que pode ser fundamental é usar água tratada, tanto para beber quanto para cozinhar. Ele aproveita e orienta, “se não puder ter água mineral, ferva o líquido da torneira de 5 a 10 minutos após começar a borbulhar e filtre”, finalizou.

Fonte: RG 15/O Impacto e Natashia Santana

Um comentário em “Alerta – 80 casos com sintomas de diarreia dão entrada no HMS e UPA neste início de ano

  • 8 de janeiro de 2019 em 16:47
    Permalink

    SE PARASSEM COM O IMUNDO HÁBITO DE ROER COM OS DENTES AS UNHAS DAS MÃOS, OS CASOS DE DIARRÉIA SERIAM REDUZIDOS À METADE. UNHAS SE APARA COM UMA TESOURA !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *