Coluna Impacto Ed. 1250

DESTAQUE

Escolhida como a única cidade brasileira para o desenvolvimento do projeto Rede de Cuidado Renal, coordenado pela Sociedade Internacional de Nefrologia, Santarém, no oeste do Pará, sediou um evento que treina os participantes quanto à identificação precoce de Injúria Renal Aguda (IRA), com o intuito de evitar o agravamento e reduzir as internações e diálises. O evento iniciou na segunda-feira (13) e terminou na terça (14), no auditório da Uepa. Participaram do encontro, acadêmicos de medicina da UEPA, residentes do curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), além dos representantes da Sociedade Internacional de Nefrologia. A Prefeitura de Santarém apoia o projeto Rede de Cuidado Renal com a participação de 20 profissionais que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de colaboradores do setor de nefrologia do Município. Também tiveram cidades selecionadas para fazer parte do projeto a Bolívia, Malawi, Nepal e África do Sul.

PÉSSIMO SERVIÇO

O vereador Valdir Matias Jr. (PV), em contato com a Coluna, falou do problema da falta de água que afeta os moradores dos bairros Aeroporto Velho e Jardim Santarém, que sofrem com a escassez do produto há vários dias e, apesar das queixas direcionadas à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), cobrando providência para que o fornecimento do produto seja normalizado, a comunidade continua sem o líquido precioso nas torneiras das residências, o que acaba penalizando centenas de famílias. O parlamentar lembrou que na época da gestão do antigo diretor da Companhia, Francisco Lopes, o Chicão, o relacionamento entre consumidores, por meio das associações comunitárias, e a direção da empresa, era mais próximo. A Cosanpa atendia com menor tempo as demandas encaminhadas pela população.

PÉSSIMO SERVIÇO 2

Hoje, segundo o Vereador, essa resposta tem demorado muito e nem sempre o problema é resolvido. A falta de água continua afetando a vida de muita gente que depende do serviço de abastecimento e fornecimento pela Companhia. Para Valdir, o atual diretor, Adalberto Anequino, precisa responder com maior brevidade às solicitações de reparos de bombas e regularização do fornecimento de água, nos bairros onde ocorre a falta do produto. “A Cosanpa deve assumir sua responsabilidade e dar uma resposta mais imediata aos problemas da falta de água em Santarém. O governo do Estado, por meio do Núcleo Regional de Governo, também precisa fortalecer a empresa, investir na melhoria desse serviço”, disse Valdir Matias Jr. O Vereador lembrou da proposta do prefeito Nélio Aguiar de fazer uma nova licitação para autorizar uma empresa a gerir os serviços de abastecimento de água e saneamento básico no município.

SEMANA DE MUSEUS

Trazendo a temática “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com apoio da Ufopa, iniciou na segunda-feira (13), a 17ª Semana Nacional de Museus. Uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. É aberta a participação de Museus e outras Instituições Culturais. A abertura oficial ocorreu nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF) com atrações artísticas culturais, exposições e oficinas. Na abertura, o secretário municipal de cultura Luís Alberto Figueira, o “Pixica” destacou o esforço do governo municipal em participar da ação nacional.

SEMANA DE MUSEUS 2

A programação traz novidades em exposições artísticas somado a oportunidade de divulgar as criações de artesãos locais e regionais, entre, a denominada, “Por Detrás da Árvore” da artista de Monte Alegre, Merabe Araújo, que já vive há tempos em Santarém. Formada em pedagogia pela Ufopa, é instrutora de cursos artesanais, empreendedora, qualificada em Meio Ambiente, Saúde e Segurança Operacional. Faz parte das artesãs do Centro de Artesanato do Tapajós. Ministra oficinas artesanais em comunidades quilombolas e ribeirinhas da região. O artesanato é uma das principais fontes de renda de Marabe. Além das dependências do Centro Cultural João Fona, as atividades da Semana são realizadas no Theatro Victória e no Campus Rondon da Ufopa. A programação termina nesta sexta-feira (17), com shows de músicas e poesias.

BLITZ MAIO AMARELO

A UNAMA, por meio do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), realizará, nesta sexta-feira (17), uma Blitz educativa com acadêmicos de todos os cursos de graduação da Instituição. A Blitz acontecerá às 17h na Rua Rosa Vermelha, 335 – bairro Aeroporto Velho, no quarteirão do Centro Universitário. A atividade é voltada para a conscientização da população sobre o perigo no excesso de velocidade e no uso de entorpecentes ao dirigir. De acordo com a coordenadora do NAE, Eysimar Vieira, essas são as principais causas de acidentes no trânsito. “Nós, do Apoio Acadêmico, realizaremos a ação para conscientizar nossos estudantes e a população santarena a respeito desta campanha mundial, alertando os motoristas sobre as consequências que o uso de entorpecentes pode causar durante a condução ao volante”, frisa Eysimar.

SELO UNICEF

Durante os dias 14 e 15 de maio, Santarém foi sede do 4º ciclo de Capacitação do Selo Unicef que em parceria com o Instituto Peabiru discutiu o Sistema de Garantia de Direitos e estratégias de prevenção de homicídios, abuso e exploração sexual e trabalho infantil. Além de Santarém, mais doze municípios participaram da capacitação. Foram eles: Novo Progresso; Senador José Porfirio; Óbidos; Prainha; Porto de Moz; Placas; Vitória do Xingu; Terra Santa; Curuá; Oriximiná; Brasil Novo e Belterra. Aproximadamente 60 pessoas estiveram presentes entre secretários municipais de Assistência Social, articuladores, representantes de Conselhos de Direito de Crianças e Adolescentes e dos Conselhos Tutelares.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Há cerca de dois anos, alunos de duas turmas do ensino fundamental 1, da Escola Municipal Dom Anselmo Pietrulla, no bairro Diamantino, em Santarém, estão tendo aulas sobre educação financeira, com discentes do curso de bacharelado em Ciências Econômicas da Ufopa. Mas o projeto será expandido para mais escolas da rede. Em uma mistura de dinâmica e teoria, o projeto “Minha Grana” propõe aos alunos uma reflexão sobre dinheiro, empreendimento e a importância do consumo consciente. O novo projeto de lei que estabeleceu a “Semana da Educação Financeira nas Escolas do Município de Santarém”, de autoria do vereador Ronan Liberal Jr (MDB) e aprovado pela Câmara Municipal de Santarém no dia 12 doze de março de 2019, possibilitará a execução do projeto em mais escolas municipais de Santarém, um dos desejos do “Minha Grana”. A previsão é de que a iniciativa que hoje atende só a escola Anselmo Pietrulla seja ampliada para as demais escolas do município.

QUADRA JUNINA

Já está disponível no Portal da Prefeitura de Santarém a “Portaria nº 0026/2019” que dispõe sobre os critérios para os ensaios e pedidos de autorizações ambientais para as programações da “Quadra Junina” no Município. A regulamentação, publicado no dia 06 de maio/2019, visa disciplinar a política ambiental de controle e combate à poluição sonora com a propagação de som e ruído ou instrumentos mecânicos ou eletroacústicos, tendo em vista os ensaios que antecedem os festejos juninos e os dias dos eventos. O responsável por promoção de festas deverá solicitar a Autorização Ambiental junto à SEMMA, através do Setor de Fiscalização. O requerimento precisa ser protocolado junto à Secretaria no prazo mínimo de 10 dias antes do evento.

IMPACTANDO

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Ronan Liberal Jr informou que o prefeito Nélio Aguiar solicitou ao Legislativo, através de um ofício, permissão para viajar para Lisboa, em Portugal, onde participará da “1ª Expo Amazônia”, de 23 a 25 de maio/2019, “sem ônus para o Município”. * O Grupo Municipal de Educação Fiscal de Santarém (GMEF) prorrogou para o dia 31 de maio deste ano as inscrições da segunda edição do Prêmio Municipal de Educação Fiscal (PMEF), destinado aos professores de instituições de ensino público e privado. A data final de inscrição seria na quarta-feira (15), mas a comissão organizadora do concurso resolveu estender o prazo por mais duas semanas. * O Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher – Maria do Pará, realizará nesta sexta-feira (17) uma parada técnica. Em virtude disto, não haverá atendimento. O funcionamento será apenas interno para que a equipe técnica possa realizar estudo de casos em cada demanda específica, encaminhamentos, retornos, agendamentos, visitas domiciliares e busca ativa. * A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realiza na manhã desta sexta-feira (17), uma programação alusiva ao Dia do Gari, que é comemorado no dia 16. Os profissionais de limpeza urbana contarão com ações de saúde e beleza durante toda a manhã, de 8h às 12h, no prédio da Secretaria. A programação será realizada em parceria com a coordenação do Programa Prefeitura nos Bairros (PPB). * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *