Artigo – A Economia Boneco Inflável
Por Oswaldo Bezerra
No filme “Apertem os cintos! O piloto sumiu!” os personagens se perturbam ao perceber que o piloto automático era, na verdade, um boneco inflável. Na vida real também é perturbador quando percebermos pessoas substituídas por bonecos infláveis. Foi o que aconteceu em restaurantes nos EUA e na Alemanha. Alguns manequins foram colocados em mesas alternadas para promover o distanciamento social.
Para algumas pessoas, com senso de humor, os bonecos são clientes falsos e criam a ilusão que há demanda nos restaurantes. Isso gera também uma analogia para a Economia moderna. É quando o sistema financeiro cria uma mentira que é contada com intenção de enganar.
Até os anos noventa, o mercado de ações era regido pela Lei da oferta e demanda. Quanta mais compras de pessoas e empresas reais de uma determinada ação forçava o aumento de seu valor. Quanto menos interesse despertava mais caia seu preço.
Na Economia moderna a demanda passou a ser criada artificialmente. É feita com uma injeção, pelos Bancos Centrais, de quantidades enormes de dinheiro Fiat (o dinheiro sem lastro como o Dólar, o Euro ou o Real, por exemplo) grátis para recompra de ações. Os acionistas acabam por investir de acordo com demanda não genuína, acabam fazendo maus investimentos. Nasce assim uma economia disfuncional que é a “Economia do Boneco Inflável” gerada por bonecos que não consomem de verdade.
Dos restaurantes da Alemanha, que usaram bonecos na mesa, veio a expressão que é possível que clientes mudos e sem vida possam arruinar a comida. Os bonecos não podem comer, não podem consumir, nem gerar negócio e o dinheiro não circula. A analogia nos faz perceber como é perturbador este mundo de “Economia de Boneco Inflável”.
Imagine um restaurante cuja metade das mesas estão ocupadas por bonecos infláveis (que não geram dinheiro ao restaurante). O equivalente a estes bonecos, no restaurante, são o subministro de dinheiro dos Bancos Centrais nas bolsas, para criar falsa demanda. Mais da metade da atividade econômica hoje no mundo são como este boneco mudo e sem vida que não circula dinheiro, sentado na mesa do restaurante.
Um exemplo clássico deste boneco inflável é a indústria norte-americana de faturamento hidráulico, que levou o país a ser o maior produtor de petróleo do mundo, mas sem nunca ter gerado um centavo de lucro. Outro exemplo, é quando a Reserva Federal norte-americano compra títulos cotizados. É o mesmo tipo de economia falsa e perturbadora.
A solução para normalizar a economia seria deixar de inundar o mundo com dinheiro Fiat. Ao contrário, a reposta dos Bancos Centrais para isto foi continuar gerando mais desse dinheiro.
Gráfico 1- Subministro de dinheiro da Reserva Federa
No gráfico 1 podemos ver a quantidade gigantesca de dinheiro dada pela Reserva Federal durante as crises de 2000, 2008 e agora em 2020. A cada nova crise, que se torna pior com o tempo, a quantidade de dinheiro grátis para banqueiros e mercado de ações são em maiores quantidades. Este dinheiro cria a falsa impressão de que a economia é um restaurante cheio de clientes e que estão pagando pelos pratos mais caros.
Gráfico2 – Reserva de dinheiro M2 X Velocidade Monetária
No gráfico 2 temos a ideia exata do que realmente acontece. Ao contrário do dinheiro M2 (depósito em dinheiro no mercado), a velocidade do dinheiro vem morrendo desde 1999. Ou seja, o restaurante vem perdendo cada vez mais consumidores de carne e osso, que consomem e pagam pelo prato de comida. Ao contrário, o restaurante tem cada vez mais cliente tipo boneco inflável que não gera negócio para ganho de dinheiro.
Enchendo cada vez mais o restaurante com bonecos infláveis o governo tenta dar impressão que a Economia está cada vez maior. Isso vai contra as Leis Econômicas. Claro, um dia o restaurante quebra.
Mais um exemplo deste engodo do sistema financeiro observamos hoje, foi a caída de preço do bitcoin. O que houve na verdade foi uma migração em massa de especuladores para o mercado de ações. O mercado de ações teve um crescimento devido as notícias da imprensa norte-americana de que a Moderna, empresa de Bil Gates, estava muito, muito avançada no desenvolvimento da vacina contra o corona vírus.
Infelizmente, a imprensa polarizada dos EUA em meio a uma eleição que está se travando como uma verdadeira guerra civil, entre democratas e republicanos, não está inspirando muita confiança.
Quando as primeiras notícias saíram na imprensa norte-americana sobre o sucesso da vacina de Gates, as ações da Moderna pularam 24%. Desde o início do ano as ações desta empresa já cresceu 200%. Recebeu bilhões da Reserva Federal para criação da vacina e com a promessa de sua finalização nos próximos meses suas ações disparam.
Os investidores ainda não tiveram tempo para digerir que esta vacina não sairá tão cedo. Um ex-diretor da Moderna é o chefe da Missão Cientifica de Vacinas da Casa Branca o que demonstra mais uma faceta da “Economia de Boneco Inflável”
Rg15/O Impacto
Cloroquina é a solução !