Artigo – Um estranho no ninho: Brasil abre espaço para o México tomar o papel da liderança na América do Sul

Por Oswaldo Bezerra

Um grupo de legisladores exerceu pressão final, na última quarta-feira, para convencer o governo a não entregar nosso comércio do etanol para empresas dos Estados Unidos. Isso foi um pedido direto do governo de Donald Trump. Bolsonaro terá até o dia31 deste mês, para decidir se vai manter uma cota livre de impostos ao etanol norte-americano.

O governo trabalha sobremaneira para facilitar a entrada de empresas norte-americana no Brasil, em detrimento da nossa indústria nacional. Outro exemplo são as indústrias armamentistas. Bolsonaro quer comprar armas nos EUA, com isso, selou mal-estar com a indústria nacional. Esta forma do governo se deixar abandonar sua soberania e liderança deixa livre o cargo da liderança sul-americana em favor de outros países.

México e Argentina fizeram um anúncio que revolucionou a América Latina. Apresentaram à Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), o projeto de vacina contra COVID-19 no qual trabalham em conjunto com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca.

Nesta ação ficou evidente uma estratégia para ressuscitar a Celac, organização que ficou de fora da discussão dos temas mais importantes da América Latina nos últimos anos, devido a divergências entre governos.

Mais do que ressuscitar a Celac, nota-se o esforço de dar legitimidade ao México do Cone sul da América, para preencher o vazio de liderança deixado pelo Brasil em vários organismos de integração, como o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

O Brasil negligenciou o Mercosul amplamente, e Bolsonaro teve atitudes rudes em relação ao México, Argentina e Venezuela. Essa falta de polidez e liderança do Brasil vai ser preenchida pelo México e pela Argentina.

Argentina tem problemas com os países vizinhos, por abrigar o ex-presidente boliviano Evo Morales (2006-2019), por isso tem “relações ruins” com a Bolívia, além de discrepâncias com o Peru e Colômbia. O apoio do México será muito importante para a Argentina.

Em 17 de agosto, os Governos da Argentina e do México apresentaram o projeto de vacina COVID-19 à Celac. O presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou que a participação na produção permitirá que a vacina esteja disponível no primeiro trimestre de 2021. A meta é fabricar entre 200 e 350 milhões de doses para serem distribuídas na América Latina, com exceção do Brasil, que mantém convênio próprio com a Universidade de Oxford.

O México, historicamente, não tem reconhecimento na região da América do Sul, porque é visto como um “pária” dos Estados Unidos. O que mais incomoda no Cone Sul é essa tradicional aliança. O México sempre esteve mais próximo dos Estados Unidos do que do resto dos países latino-americanos (que deu origem a frase: tão perto dos EUA e tão longe de Deus).

Por isso, se procurou integrar países latino-americanos sem o México. Foi o que aconteceu com a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (Alalc) em 1960, cujo desenvolvimento foi promovido pelo Brasil quee não convidou o país norte-americano (México). O México se convidou.

Depois o Alalc desapareceu e em seu lugar foi criada a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) em 1980. Lá, o México conseguiu entrar como um penetra. Sempre havia uma barreira tentando impedir. Hoje, o único país com o qual tem um acordo de livre comércio é o Uruguai.

Vai ser difícil reanimar a Celac. A situação da Celac é complicada porque abriga os países da América Latina e do Caribe, onde há fortes discrepâncias políticas. A mais importante sem dúvida é o do Brasil no que diz respeito a governos como o mexicano e o argentino.

Além disso, o Brasil não se volta para a região. É algo muito diferente do Peru com o presidente Vizcarra, que totalmente alinhado com os EUA, mas mantém colaboração com a Rússia e a China. As diferenças ideológicas não deveriam trabalhar contra o bem-estar da população.

A Celac é definida como “o mecanismo político latino-americano e caribenho por excelência”, no qual os países da região estabelecem posições regionais, em diferentes fóruns internacionais de âmbito global. Foi criado no México em 2010 e conta com a adesão de mais de 30 países da América Latina e do Caribe.

No dia 17 de janeiro deste ano, o chanceler do Brasil, considerado o pior diplomata do mundo segundo a Revista norte-americana Jacobi, Ernesto Araújo, confirmou a saída do país da Celac e criticou a entidade por dar espaço a regimes “não democráticos”.

RG 15 / O Impacto

Um comentário em “Artigo – Um estranho no ninho: Brasil abre espaço para o México tomar o papel da liderança na América do Sul

  • 29 de agosto de 2020 em 21:05
    Permalink

    Quanta choradeira! Realmente, tendo os USA como vizinho e maior parceiro comercial, o México se lixa pro restante da América, onde ainda se dá ouvidos a marxistas oportunistas, padrão Carniça 51, ávidos por grana pública, sem esquecer da vice presidente da Argentina, cuja fortuna familiar aumentou 800 % durante o período em que foi presidente, assim como seu falecido marido ! Quanto ao diplomata Ernesto Araújo, ele fez o que tinha mesmo que se fazer, cortar as asas de figurinhas de países cucarachos, cujo objetivo maior é arrastar os incautos pro inferno padrão Venezuela; depois nem pisam lá, deixando pros vizinhos socorrerem os esfomeados e maltrapilhos que dali fogem , como ocorre em Boa Vista, onde até hoje as Forças Armadas acolhem, dão abrigo, alimentam e encaminham os incautos que acreditaram no engodo do H.Chaves e Maduro. Enquanto td transcorre, os marxistas tupiniquins se fazem de desentendidos, em nada socorrendo as vítimas diretas dos conchavos dos abutres golpistas do Foro de São Paulo !!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *