Shoppings, bares e restaurantes retomam com restrições; veja outras medidas flexibilizadas em Santarém
Na última sexta (17) foi anunciada em reunião pelo Comitê Gestor Municipal de Santarém, a flexibilidade nas medidas que restringiam o funcionamento de bares, conveniências, shoppings, lanchonetes e restaurantes, que foram os setores comerciais mais afetados com o bandeiramento vermelho. Embora a liberação seja permitida, ainda se levam em consideração algumas regras para a reabertura gradual das atividades econômicas.
As medidas conforme o Decreto Municipal 793/2021 dispõe sobre o que pode vigorar e como deve ser retomada as atividades comerciais:
O comércio continua a funcionar em seu horário habitual sendo obrigatório respeitar a capacidade de 50% da lotação; seguir regras de distanciamento; fornecer alternativas de higienização e só permitir a entrada de pessoas utilizando máscaras.
Com relação aos bares, conveniências, restaurantes e lanchonetes ficam permitidos funcionar de acordo com seus respectivos alvarás, adotando as medidas sanitárias, como o uso de mesa com total de 4 pessoas, desde que sejam da mesma família ou de convívio social, sendo também proibido “música ao vivo”. Já as boates , casas noturnas de shows ou similares continuam proibidas de funcionarem por conta das reuniões superiores a 10 pessoas.
Os shoppings devem verificar a capacidade de cada loja, sendo os proprietários responsáveis por controlar o fluxo de pessoas que vai de 3, 5 a 10 pessoas por vez.
Mesmo com o toque de recolher suspenso, as fiscalizações dos órgãos competentes estarão aplicando advertência para quem descumprir as determinações que variam de 50 mil a 150mil de multa, sendo penalizado também com a interdição do seu estabelecimento.
Para mais informações confira o decreto na íntegra logo abaixo.
Por Diene Moura
RG 15 / O Impacto