Telefonia móvel deve chegar à região do Eixo Forte

Comunitários reuniram com vereador Valdir Mathias

A região do Eixo Forte poderá ser contemplada com cobertura total de telefonia móvel (celular). Em contato com a gerência regional da VIVO, o vereador Valdir Mathias Jr. (PV) explicou que a empresa já estuda a possibilidade de implantar o serviço. Valdir informou que  idéia é expandir o serviço às comunidades que estão situadas entre Cucurunã e a vila balneária de Alter do Chão, por isso já houve um primeiro contato entre a prefeita de Santarém, Maria do Carmo e a diretoria da empresa.

Aproximadamente, cinco mil famílias serão beneficiadas. A medida é considerada emergencial diante dos problemas da telefonia pública fixa e do serviço dispensando pela concessionária – OI/Telemar.

“A OI presta um péssimo serviço em relação ao serviço da telefonia fixa na região. Algumas regiões contam com orelhões, outras não. Muitas das vezes estão quebrados, precisando de manutenção e a telefonia ajudaria as pessoas, para chamar, por exemplo, uma ambulância ou comunicar uma emergência”, pondera o vereador Valdir Matias Jr. (PV).

Segundo Matias Jr. o desafio é oferecer um serviço de qualidade às comunidades, pois até Cucurunã o sinal é de qualidade entre Cucurunã e Alter do Chão.

“Estive em contato com o gerente regional da VIVO Naldo Ximenez e ele já estuda a possibilidade de implantação do serviço”, reitera o parlamentar.

Visitas às comunidades rurais de Santarém

Na primeira sessão ordinária do 2º período da atual sessão legislativa, o vereador Valdir Matias Jr. (PV) destacou a série de visitas realizadas nas comunidades rurais de Santarém durante o recesso parlamentar. Valdir enfatizou as demandas na região de várzea, em especial Urucurituba, que sofre com o fenômeno das “terras caídas” e comunidades como Piraquara, onde os moradores exigem melhor funcionamento do posto de saúde.

Da tribuna, o parlamentar enumerou as demandas nas comunidades Nova Aliança, Patos, Pau d’Arco, Nova Vitória, Líro dos Vales, Ipaupixuna, Igarapé-Açú, Murumurutuba e Murumuru. Entre elas estão: iluminação pública – muitas dessas comunidades já foram contempladas com o Luz Para Todos e já pagam regularmente o talão de energia. contantes quedas de energia, construção de escolas e inauguração de outras e implantação de telefones públicos.

“Desde 2006, a OI não cumpriu o plano de universalização da telefonia pública do governo federal. É um flagrante desrespeito a lei pela concessionária”, disse Matias Jr.

Valdir completou dizendo que é preciso atenção por parte da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em relação aos postos de saúde. Na comunidade de Piraquara, por exemplo, o vereador observou que faltam remédios básicos e atendimento médico.

Comunidade Nova Aliança reivindica construção de poço artesiano

Da tribuna, o vereador Valdir Matias Jr. (PV) destacou a situação de abastecimento na comunidade Nova Aliança, na região do Ituqui, no planalto. Segundo o parlamentar, os moradores reivindicam a construção de um novo poço artesiano, já que o atual não atende a demanda da comunidade. Valdir, que já tinha entrado com requerimento para viabilizar a situação junto à prefeitura, voltou a cobrar do governo uma solução para o caso.

O vereador explicou que o antigo poço foi construído através de parceria Incra/PMS. “Para ter água é preciso chegar a uma profundidade de 200 m. Com a quebra do microssistema, no período chuvoso, os moradores utilizam a água da chuva para suprirem as necessidades. Mas iniciou o verão e as chuvas estão mais escassas”, disse Valdir.

O representante da presidência, sr. Paulo Tenório, expôs a situação na comunidade. “Tamos a praticamente nove meses com necessidade de água. Nesse tempo, deu problema no microssistema e tamos esperando das autoridades, do governo pedindo que eles solucionem nosso problema. São 7 km carregando balde até a comunidade de Poço Branco. Já recebemos promessa da prefeitura. Entregamos orçamento no valor de R$ 2 mil para o  Juca Pimentel [secretário de Governo], que prometeu resolver a nossa situação, mas até agora nada foi feito.  Conversamos com o Inácio [secretário de Infraestrutura] e o Bruno Pará [secretário de Agricultura e Abastecimento] mas eles ainda não fizeram nada”, disse.

Valdir Matias Jr. entrou em contato com o secretário Bruno Pará e reivindicou uma solução para o problema da comunidade.

Comunidade Poço Branco pleiteia inauguração de escola

Valdir Matias Jr. comentou a situação da escola municipal, localizada na comunidade Poço Branco. O parlamentar informou que o educandário está pronto, há mais de quatro meses e até agora, a prefeitura, através da Semed, não fez a inauguração oficial.

“Os alunos não desejam estudar mais na comunidade de Guaraná, pois a distância é muito grande. A escola está pronta. Faltam apenas equipamentos básicos como vasilhames para merenda escolar, bebedouro, carteiras, mesa para professor”, observou Matias Jr.

Segundo o vereador, por conta da morosidade, a escola já apresenta sinais de deterioração, com a presença de mato em torno da escola. “Mesmo sem inauguração, os comunitários já estão usando a escola. Os alunos estavam estudando em um barracão improvisado”, confirmou.

Valdir complementou a informação, dizendo que esteve em contato com a prefeita Maria do Carmo e sugeriu que a obra fosse inaugurada nas comemorações pelo aniversário de Santarém.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Telefonia móvel deve chegar à região do Eixo Forte

  • 3 de agosto de 2011 em 20:49
    Permalink

    parabens vereador e os meus ex-colegas do Poço Branco. Eu Morava na Comunidade do Igarapé do Pimenta no ano de 1972 e na caminhada tive varios colegas que moravam em Poço Branco e iam para o Colegio então Orfonato São José no ano de 1972 a 1974,apanhando poeira e o sol quente e chuva. Hoje sou um modesto, mais lutador advogado.
    Moro em Itaituba e sempre estou na minnha,nossa Santarem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *