PRF apreende madeira sendo transportada ilegalmente na BR-316, em Castanhal
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um caminhão modelo Mercedes Benz, durante fiscalização na BR-316, em Castanhal. Após os procedimentos, a equipe constatou que o veículo estaria realizando o transporte ilegal de carga de madeira da espécie Mandioqueira. O flagrante aconteceu na última sexta-feira (24).
Durante a abordagem, foram solicitadas as documentações necessárias para o transporte da carga. O condutor, no entanto, apresentou uma nota fiscal referente a 500 peças de madeira com data de emissão diferente a nota fiscal localizada pela equipe durante consulta ao sistema, demonstrando que a nota então apresentada pelo motorista, possuía indícios de adulteração, além da ausência de guia florestal.
Para que o transporte de madeira da espécie Mandioqueira seja feito de forma legal, é necessário que se apresente o Guia Florestal (GF) ou o Documento de Origem Florestal (DOF).
Diante dos fatos, foram apreendidos pela equipe da PRF, o caminhão modelo Mercedes Benz que fazia o transporte da madeira bem como sua carga sem origem. A equipe também apreendeu a nota fiscal apresentada pelo condutor, que possuía indícios de adulteração, para a continuidade das investigações e para a realização dos procedimentos cabíveis.
RG15/ O Impacto com informações PRF