Rurópolis – Polícia Civil, SEMMA e IBAMA deflagram Operação Monte Cristo III no combate à pesca predatória
A Polícia Civil sob o comando do delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho e Supervisão do Superintendente do Tapajós, Dr. Vicente Gomes, deflagrou na madrugada de terça-feira (7), a ”Operação Monte Cristo III”, na zona rural do município de Rurópolis. A ação contou com policiais civis de Rurópolis, Placas e Itaituba, Agentes do Ibama e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Rurópolis (Semma), que estavam envolvidos nas investigações levantamento dos crimes ambientais ocorridos na região de Monte Cristo desde o início do mês de junho.
A equipe composta por policiais civis, sob o comando do delegado Ariosnaldo Vital Filho, fiscais da Semma de Rurópolis, sob coordenação do Secretario de Meio Ambiente Marciano Lira de Almeida, se deslocaram até a Comunidade de Monte Cristo. De acordo com o delegado Ariosnaldo Vital Filho, o local já foi palco de conflitos agrários no ano de 2019 e 2020.
“Várias pessoas foram presas portando arma de fogo e munições e com intuito averiguar uma denúncia anônima de pesca predatória naquela região, fato esse relatado a autoridade Policial na data de 02 de junho de 06 2022. A equipe se deslocou num barco do Ibama até a Comunidade de Monte Cristo, sentido a Vila de Fordlândia, e nas margens do Rio Tapajós se deparam com o primeiro pescador utilizando de uma malha, objeto esse que é proibido”, detalhou a autoridade policial do município.
Prisão
O pescador identificado como Hilário Quebing, 43 anos, natural de Capanema e residente na cidade de Itaituba foi autuado. Segundo informou o delegado, os agentes da Secretária do Meio Ambiente de Rurópolis lavraram um Auto de Infração aplicando uma multa de R$3.080,00 reais.
Com o suspeito foi apreendido uma malhadeira de 250 MM, totalizando a metragem de 110 metros, apreendida pelos agentes.
Durante a missão as margens do Rio Tapajós, os agentes localizaram nas proximidades da Comunidade de Brasília Legal, município de Aveiro (PA) mais um pescador atuando de forma irregular. O homem identificado como William Silva Sead, e contra ele também foi lavrado um Auto de Infração pelo Ibama, sendo apreendido uma malhadeira de aproximadamente 150 metros.
Hilário e William foram apresentados na delegacia de polícia civil para prestar esclarecimentos.
OPERAÇÃO MONTE CRISTO III
A operação policial alcançou 100% de êxito, identificando e autuando as pessoas apontadas como autores das pescas ilegais, que com o ato ilegal estavam trazendo prejuízos a pesca de consumo a população rebeirinha.
“No mês em que celebra a proteção ao meio-ambiente esta é considerada a primeira Operação Policial deflagrada de forma integrada com os demais órgãos legalmente constituídos para a defesa do meio ambiente”, finalizou o delegado de Rurópolis, Ariosnaldo Vital Filho
Todo material apreendido durante a Operação Monte Cristo III ficou sob a responsabilidade dos demais órgãos envolvidos para autuação e demais providências.
Matéria atualizada às 16h08.
Por Diene Moura
O Impacto com informações da PC-PA
Pingback: Ação integrada apura indícios de desmatamento e extração ilegal de madeira, em Rurópolis - Jornal O Impacto