Ritual da derrubada dos mastros, dança e bênçãos marcam encerramento do Çairé 2022
O Ritual da Derrubada dos Mastros na manhã de segunda-feira, 19, marcou o encerramento do Çairé 2022 em Alter do Chão, distrito de Santarém. Às 17h, no Lago dos Botos, acontece a apuração do Festival dos Botos. Às 8h, houve a folia e as bênçãos aos visitantes e turistas presentes. Em seguida, o Capitão conduziu a procissão com a saraipora e o arco da santíssima trindade até os mastros no centro da Praça do Çairé.
Houve a retirada das frutas que simbolizam a fartura da festa e das bandeiras, uma branca e outra vermelha, que foram entregues as pessoas que serão o juiz e a juíza do Çairé 202. Em seguida, a deu-se inicio à derrubada. Cada mastro recebia golpes de machados que eram dados em revezamentos entre homens e mulheres, numa disputa sadia de quem derruba primeiro.
Os homens conseguiram vencer a disputa e derrubaram primeiro. Os mastros foram levados em cortejo para dentro do Lago dos Botos, onde foram guardados. Houve ainda a ‘varrição’, aonde os foliões vão até as barracas da festa para receber em forma de doação os ingredientes para a produção do tarubá, bebida de origem indígena que foi distribuída ao público presente.
O ritual foi finalizado com a bênção final, muita folia com danças como Macucauá, Desfeiteira e Quebra-Macaxeira e a cecuiara, que o almoço de confraternização. “Graças a Deus retornamos com o Çairé em sua totalidade. Foi uma festa para todos e fechamos com chave de ouro esse retorno. A tradição continua de pé e cada Çairé será sempre melhor que o outro. Viva a cultura e viva a nossa história”, festejou Osmar Vieira, juiz do rito tradicional do Çairé.
Para o secretário municipal de cultura, Luis Pixica, o Çairé teve um balanço positivo e vai continuar sendo a maior festa cultura do interior da Amazônia. “A festa deste ano mostrou que a tradição continua em sua totalidade e que toda a comunidade, turistas e visitantes ganharam com esse espetáculo. Mais uma vez a história foi escrita e todos estão de parabéns”, disse o secretário.
“Vou voltar em 2023 e certamente trazer mais pessoas comigo porque é uma festa que nos banha de cultura e de magia. Um espetáculo que poucos têm o privilégio de participar”, disse a administradora de empresas, Vânia Mafra, turista que veio de Santa Catarina.
A Prefeitura de Santarém realiza o Çairé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e a comunidade local. Neste ano, o Çairé 2022 tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear.
O Impacto com Agência Santarém