É permitido dirigir usando fones de ouvido?
Usar fones de ouvido para ouvir música, fazer ligações ou escutar qualquer outro tipo de conteúdo no celular é um hábito comum no dia a dia das pessoas. Contudo, quem dirige costuma enfrentar um grande dilema: devo ou não usar fones enquanto estou no volante? Isso parece ser algo tão banal que não aparenta ter nenhum problema, mas não é bem assim que as leis de trânsito enxergam a situação. Usar o acessório enquanto dirige é ilegal e pode resultar em multa para o motorista, além de penalidade na habilitação.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acredita que o uso de fones de ouvido pode distrair o motorista e aumentar os riscos de acidentes. Ser pego utilizando o acessório no volante resulta em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira, se tratando de uma infração de nível médio. Tudo isso está previsto no Inciso V do Artigo 252, do Código de Trânsito Brasileiro, que também classifica como irregularidades atos como comer ou beber enquanto dirige, fumar no volante, dirigir usando chinelo ou salto e conduzir o veículo com o braço para fora da janela.
Essa regra é válida para qualquer tipo de veículo, incluindo motos. Além da distração que o fone pode causar, ele também impede o motorista de prestar atenção nos barulhos do trânsito, que também servem como sinal de alerta para o que está acontecendo nos seus arredores. Uma buzina, freada, sirene e qualquer outro tipo de som acaba sendo abafado, diminuindo a percepção do motorista e colocando não só a si mesmo, mas diversas pessoas em risco.
Isso não quer dizer que seja proibido ouvir música no carro ou atender ligações. Antes mesmo de os fones de ouvido se tornarem um acessório popular, os motoristas já podiam ouvir rádio normalmente em seus veículos. A melhor alternativa seria investir em um bom som automotivo para aproveitar suas músicas, sem deixar de prestar a devida atenção nos sons dos arredores. Automóveis mais modernos já vêm equipados com modelos avançados, capazes de se conectar ao smartphone via bluetooth e até mesmo transmitir ligações, mas também é possível adquirir esses acessórios separadamente.
De qualquer forma, falar ao telefone enquanto dirige não é uma atitude recomendável, já que também pode distrair o condutor; o ideal sempre é parar em algum lugar seguro quando precisar atender o telefone. É válido reforçar que os passageiros do veículo podem utilizar fones de ouvido à vontade, pois a regra é direcionada somente aos motoristas.
O Impacto