Prefeitura promove educação ambiental no maracanã

Praia do maracanã

A praia do Maracanã recebe um grande “”puxirum” de limpeza neste sábado, 24 de setembro. As ações fazem parte do Projeto “Ação de Educação Ambiental”, com iniciativa das secretarias municipais de Infraestrutura (SEMINF) e Meio Ambiente (SEMMA), empresa Clean Gestão Ambiental, DIVISA/SEMSA e acadêmicos de biologia das Faculdades Integradas do Tapajós – FIT.

A partir 9h deste sábado, será feita a limpeza da praia, recolhimento de entulhos e educação ambiental com barraqueiros e frequentadores do local. Os trabalhos na área iniciaram hoje (23/09), com acadêmicos de biologia e educadores ambientais repassando orientações aos moradores do bairro sobre lixo e meio ambiente.

A praia do Maracanã é um dos principais balneários de Santarém, localizada na zona urbana, recebe grande número de pessoas, principalmente aos finais de semana. O local possui coleta de lixo regular, porém, muito material é despejado na praia por banhistas.

O projeto Ação de Educação Ambiental já foi realizado em Alter do Chão e posteriormente atenderá a Orla de Santarém.  

Contato para entrevista: Elenice Cardoso de Azevedo, Coordenadora de Educação Ambiental – SEMMA (9141-6030).

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

Um comentário em “Prefeitura promove educação ambiental no maracanã

  • 27 de setembro de 2011 em 14:28
    Permalink

    ÉH! “puxirum” essa palavra é tão conhecida e muito usada quando se faz um favor em prol de alguém, parece até que não é obrigação das autoridade. E “Ação de Educação Ambiental” tomara que não seja só para estampar foto em jornais e na net. Dois comentário: Primeiro, não se constrói mudanças com um ação relâmpago creio que não passa de uma ação que não leva o nada a lugar algum, na próxima semana ta a mesma coisa, não seria bom se essa campanha fosse um ponta pé para um programa permanente com incentivo de uma ação continuada pela sociedade? Não se vê nenhuma ação por partes dos órgãos competente visando uma mudança de cultura em busca de um mundo melhor com trabalho feito nas bases nas escola, com as famílias, com a classe comerciaria, embarcações, coletivos, industrias, etc. Você já parou quatro segundos quando chega em um determinado local e olhar a seu redor para ver o que acontece com limpeza? Exemplos, em uma feira viu quanta sujeira e quando sextos para lixo, no porto onde os barcos encostam, no nosso comercio, na rodoviária, nas áreas de lazer, nas praças, nas ruas, nos coletivos, nos bares, nos clubes, nas praias,e etc. isso seria parte uma campanha a fim de buscar mudanças por um melhor é o que nosso planeta precisa. Segundo, campanha de conscientização não significa fazer repetidas vezes tudo de novo e sim buscar melhorias continuas a cada dia a fim de aperfeiçoa o processo.Exemplo de uma campanha pela metade, em Alter, um dos barraqueiros foi limpar a mesa que estamos e deixou cair um copo ei eu apanhei o copo da arreia e botei na mesa e argumentei, porque não juntou o copo que havia caído? Ele deu de resposta que no dia seguinte a era limpeza geral (toda segunda feira é limpeza geral). Conclusão se ele fosse treinado para agir dessa maneira não só estaria minimizando o trabalho do dia seguinte e dando o bom exemplo para sua clientela ajudar a conservar o seu ambiente limpo, sei que é muito difícil mas é esse persistência em buscar melhoria constante no processo, quem sabe até brincar um pouco com o cliente dizendo “Opá! não pode ficar no chão, tenho que manter sempre limpo para receber meus cliente amanhã” e sorrir o houvinte.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *