Aberta a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Abertura da Conferência dos Direitos da Criança

A prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, participou no último dia 22, da solenidade de abertura da 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Casa da Cultura. O objetivo do evento é discutir a política nacional e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes, além da escolha de oito delegados para a conferência estadual.

Na oportunidade as adolescentes Elba Monteiro (SEARA) e Luana Cota (Pastoral do Menor) falaram em nome das demais crianças e adolescentes presentes ao encontro, apresentando seus desejos. Pediram a definição de políticas que possam valorizar ainda mais a infância no município, por meio de ações de governo e da sociedade civil.

Para a Juíza titular da 7ª vara da Infância e Juventude de Santarém, Josineide Gadelha, é essencial que os três poderes caminhem juntos, fortaleçam as políticas e a partir dos debates da conferência possam abrir novos rumos para valorização dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Em seu pronunciamento, a gestora municipal falou do orgulho que sente em administrar, junto com demais secretários e equipe de governo, programas importantíssimos que valorizam as crianças e adolescentes. Falou do Bolsa Família, que foi ampliado e atualmente beneficia 36 mil famílias empobrecidas, e destacou ações na área da educação. “Temos democratizado a educação que permite a todos uma escola de qualidade, com bons profissionais, infraestrutura e uma ótima merenda, além da doação de uniforme escolar. Entendo que a melhor política de libertação começa pela educação, e neste setor, é incontestável nossos investimentos e avanços”, enfatizou a prefeita Maria do Carmo.

Também participaram da abertura da conferência, o presidente da Câmara de Santarém, vereador José Maria Tapajós; o conselheiro tutelar, Renivaldo Duarte; o delegado da Polícia Civil, Silvio Birro; a advogada Vivian dos Anjos, que representou a OAB; a secretária de Trabalho e Assistência social, Ana Elvira e o presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente, Danilo Vasconcelos.

A programação continuou ontem e termina hoje, sábado, das 08h00 as 17h30, no auditório central do Colégio Dom Amando, com ênfase em cinco eixos temáticos propostos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

Fonte: RG 15/O Impacto 

 

Um comentário em “Aberta a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

  • 24 de setembro de 2011 em 17:34
    Permalink

    Iniciativa muito boa, a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente; espero sinceramente que o Conselho Tutelar de Santarém doravante atue com isenção de valores, ou seja, atue verdadeiramente em favor da Criança e do Adolescente, sem que seus funcionários, Conselheiros, pendam para o lado dos ricos e poderosos, isentando-os de abertura de procedimento administrativo por parte do Conselho. Quando se tem dinheiro e é poderoso, consegue-se perder papéis, denúncias, etc; protocoladas junto ao Conselho; com o passar do tempo e com essas atitudes indignas de determinadas pessoas, as denúncias caem pela prescrição; é isso o que se faz na prática; É IMORAL, INDECENTE, atitudes destas quando partem de uma Instituição que deve zelar pela criança e /ou adolescente que foi atacado, humilhado, etc; e a sociedade, seus Pais procuraram a quem de direito, exercendo sua cidadania e como resposta do CONSELHO têm um desprazer de saber de fatos dessa natureza.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *