Abrigo Estadual de Mulheres é reinaugurado em Santarém
Na última segunda-feira, 24, no Centro Regional de Governo do Oeste do Pará, em Santarém, foi realizado o ato solene de reinauguração do Abrigo Estadual de Mulheres, que presta serviço de proteção social destinado ao acolhimento institucional e provisório para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o evento contou com a participação de entidades e representantes da área de assistência social e combate à violência de gênero.
O espaço é como um refúgio às vítimas e tem o objetivo de garantir a proteção integral e o acolhimento provisório para mulheres adultas, acompanhadas ou não de seus filhos menores de idade.
“Apesar de tantos desafios relacionados às politicas públicas para as mulheres, o nosso município vem avançando e ofertando mais serviços diferenciados. Nós temos, por exemplo, o abrigo municipal com 10 anos desde a sua implantação. Temos, também, as parcerias do município com o Estado por meio do projeto Patrulha Maria da Penha e o mais recente programa Pro Mulher Pará. Enfim, são vários os exemplos que mostram a dedicação que temos com o atendimento às mulheres. O Abrigo Estadual de Mulheres faz parte dessa rede de proteção e tem o nosso apoio incondicional”, comenta a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
A sede do abrigo, que tem localização sigilosa a fim de garantir a segurança das residentes, passou por reformas que visavam melhorar a infraestrutura do local. Os serviços de alta complexidade ofertados atendem a região do Baixo Amazonas e funcionam de forma ininterrupta e contam com equipe multidisciplinar.
Inocêncio Gasparim, secretário de Estado da Seaster, destacou a felicidade de prestigiar desse momento.
“O abrigo de mulheres em Santarém faz parte de uma rede que está presente, também, nos municípios de Belém, Altamira e Marabá, totalizando quatro abrigos em todo o estado. Testemunhar o êxito do nosso trabalho é algo sem igual, pois acolhemos mulheres em situações limite e de alta vulnerabilidade. Nossa missão com esse abrigo é cuidar dessas mulheres que vivenciam experiências e realidades horríveis”, ressalta.
Rosilene Nogueira, gerente do abrigo em Santarém há um ano e cinco meses, comentou sobre como se empenha para proporcionar um atendimento humanizado às mulheres assistidas no abrigo.
“Buscamos sempre melhorar nosso trabalho no abrigo, oferecendo um atendimento humanizado e qualificado. Com essa reforma, vamos conseguir aprimorar ainda mais o acolhimento que damos para essas mulheres que chegam até nós”, diz.
Participaram da mesa de abertura do ato solene: Ib Sales Tapajós, juiz da Vara de Violência Doméstica; Inocêncio Gasparim, secretário de estado da Seaster; Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social; Diane Castro, coordenadora da Fundação Pará Paz; Soliene Souza, representando o Centro Regional de Governo; Sônia Ribeiro, representante da Patrulha Maria da Penha e Rosilene Nogueira, gerente do abrigo em Santarém.
Na ocasião, foram entregues, também, sete comendas em homenagem a mulheres que lutam no combate à violência doméstica e familiar no município.
O Impacto com informações da PMS
Imagem: PMS