SEMCULT realizará a exposição permanente Os Olhos da Terra: Arqueologia de Oriximiná
O reconhecimento de um bem enquanto patrimônio cultural se justifica principalmente pelo que ele representa para a identidade de seu povo. Por isso, divulgar a memória deste patrimônio é igualmente importante.
Integrando-se a um conjunto de outras ações do governo municipal que visam valorizar e preservar a memória de nossa sociedade, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizará a exposição permanente denominada Os olhos da terra: Arqueologia de Oriximiná. A exposição é uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a cultura dos povos indígenas Pocó e Konduri, sociedades complexas e sofisticadas que viveram na região do Trombetas.
Compõem a exposição fragmentos, tais quais adornos e apêndices antropomorfos e zoomorfos, além de fragmentos de paredes de vasilhas com desenhos figurando rostos de animais ou humanos, testemunho dos vários tipos de representação figurativa na cerâmica destas ocupações. Painéis instalados nas paredes laterais fornecerão aos visitantes informações técnicas e refletem um pouco da diversidade de abordagens científicas integradas no estudo das culturas humanas e das relações ecológicas que elas mantêm com seu ambiente.
“Esse é um grande projeto de resgate da cultura Konduri, que dá origem aos povos que habitaram a região do Baixo Amazonas há mais de 8 mil anos. Isso tem um valor arqueológico inestimável, que envolve todo um conjunto de leis desse patrimônio imaterial e pela criação da Academia de Artes e Letras de oriximiná, sempre buscando levar conhecimento ao nosso povo, porque um povo que não conhece seu passado, suas origens, não pode se planejar para o futuro. E também um povo que não conhece essa riqueza não tem como protegê-la”, destacou o prefeito William Fonseca.
A exposição terá sua abertura no dia 12 de maio de 2023, a partir das 19h, no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Passagem Manoel Alexandre de Souza, 11 – Bairro Centro – podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com entrada gratuita.
O Impacto com informações da Prefeitura de Oriximiná