Familiares denunciam falta de UTI neonatal e médico pediatra na UPA de Santarém
O Jornal O Impacto recebeu uma denúncia na manhã desta quarta-feira (31), de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santarém não dispõe de UTI neonatal e que ainda existe o déficit de médicos pediatras.
De acordo com a denúncia, uma bebê de apenas 3 meses está internada há 10 dias na UPA com pneumonia bacteriana. Familiares se dizem preocupados, pois não existe o suporte necessário para que a saúde da paciente seja restabelecida o mais breve possível.
“A mãe é bem carente, já perdeu um filho e essa bebê tá em uma situação delicada. Tá tendo os cuidados lá, mas o quadro clínico dela só piora. Não tem pediatra e não tem UTI Neonatal pra criança”, disse o denunciante.
A família acionou o Ministério Público (MP), o qual aceitou a denúncia e solicitou a verificação do prontuário da criança, mas segundo os denunciantes, foi negado pela unidade de saúde.
“Tá nessa situação, a criança está ficando debilitada. Tô preocupado, já tentei de tudo para tentar ajudar”, finalizou o denunciante.
Em contato com a assessoria de comunicação da UPA, nos informaram que a unidade de fato não possui UTI neonatal e que alta complexidade só em hospital. E ainda ressaltaram sobre o empenho da equipe em ajudar neste caso. “Adianto que a paciente está aguardando transferência, pois depende de abertura de leito nos hospitais”.
Matéria atualizada às 10h20*
Por Diene Moura
O Impacto