Estudantes recebem orientações sobre como combater maus-tratos aos animais
Um ciclo de palestras foi realizado na última sexta-feira, abordando as leis de proteção aos animais, conscientização da sociedade para os cuidados e como fazer denúncias sobre maus-tratos aos animais.
O mês de abril acende um alerta importante: conscientização e prevenção contra a crueldade animal. O mês laranja, como é conhecido, serve para lembrar que, assim como a vida humana, a vida dos animais também deve ser preservada. No município de Uruará, a mobilização começou pelas escolas. Alunos do ensino fundamental da escola Ângelo Debiase receberam na última sexta-feira, 12, profissionais da área da medicina veterinária que iniciaram um trabalho de multiplicação de informações, como forma de fazer chegar aos quatro cantos da cidade o convívio ideal entre o homem e o animal.
Durante palestra, o médico veterinário Samuel Hudson, chamou a atenção para a grande quantidade de animais que é levada para a clínica em busca de socorro médico, com lesões severas características de maus-tratos, além de vítimas de atropelamentos.
“Entre os casos mais comuns que chegam até nós estão queimaduras, lesões traumáticas ocasionadas por atropelamentos automobilísticos, animais desnutridos e tantos outros. Por conta disso, nosso trabalho é incansável na busca de reforços para mudar este quadro”, acrescentou o médico.
Especialista na área de Clinica de pequenos aninais, Samuel Hudson, chamou a atenção para um olhar mais crítico e observação em relação aos maus-tratos e abandono de animais. E incentivou as adoções, que a partir da pandemia aumentaram bastante, mesmo assim, são muitos animais em estado de abandono que vivem pelas ruas do município.
O delegado da Polícia Civil, Leandro da Conceição, reforçou a importância do respeito aos animais. E orientou a todos para que, em casos de desrespeito os órgãos competentes sejam acionados tanto pelo 190, quanto na Delegacia de Polícia Civil, a fim de fazer com que o (a) agressor (a) seja punido (a).
A partir do evento promovido pela Clínica Master Pet, a proposta é aproximar cada vez mais a sociedade local, com intuito de contribuir com políticas públicas e, consequentemente, investir melhor na causa animal.
A ação contou ainda com vacinação e vermifugação de cães e gato, feitos pelo Centro de Controle de Zoonoses. Além do Projeto Miau que apresentou as ações que serão desenvolvidas no município nos próximos meses.
Por Núbia Pereira
O Impacto