Operadora portuária Rio Tapajós inicia reforma no CAT de Alter do Chão; espaço está fechado para obras
O Terminal Fluvial Turístico de Alter do Chão, mais conhecido como Centro de Atendimento ao Turista (CAT), está passando por uma reforma em sua infraestrutura. Sob a gestão da operadora portuária Rio Tapajós, o CAT estará temporariamente fechado para receber sua segunda fase de melhorias. As obras, que tiveram início no dia 2 de maio e estão previstas para se estender até 2 de junho, têm como foco a revitalização da passarela de madeira e a modernização da parte elétrica, visando garantir a segurança e o conforto dos visitantes.
A escolha das datas para as obras foi estrategicamente planejada pela empresa, considerando o período de menor movimento na vila balneária, caracterizado pelo inverno amazônico. Esta medida visa minimizar possíveis transtornos para os turistas e residentes, aproveitando a redução do fluxo de visitantes para realizar as intervenções necessárias. O espaço estará fechado durante o período da obra.
A operadora portuária destaca que o principal objetivo é aprimorar a experiência dos turistas que frequentam a vila. A direção informa que será mantido o modelo atual que já se tornou um verdadeiro cartão postal da região. A passarela receberá atenção especial, com a aplicação de novas madeiras para garantir sua durabilidade e segurança.
O Terminal Fluvial é uma estrutura que recebe veículos fluviais de todos os tamanhos, especialmente navios de cruzeiros. A estrutura abriga o centro de atendimento ao turista e ainda possui um espaço dedicado à exposição do artesanato local, contribuindo para a geração de renda de aproximadamente 40 artesãos.
Recepção de Cruzeiros Internacionais
Desde março de 2023, a Rio Tapajós administra a concessão municipal do Terminal Fluvial. Nesse período realizou a primeira revitalização, importante para adaptar o espaço para receber navios de cruzeiros nacionais e internacionais. A próxima temporada de cruzeiros, prevista para ocorrer de outubro de 2024 a maio de 2025, espera receber mais de 35 mil turistas, contribuindo significativamente para a economia santarena.
Na temporada 2023/2024, por exemplo, foram aproximadamente 33 mil turistas em Alter do Chão, essa quantidade de pessoas realizou passeios, experimentou da gastronomia e de vários outros produtos e serviços disponibilizados por quem atua com turismo local. A gestão eficiente do Terminal pela Rio Tapajós reflete o compromisso da empresa em oferecer serviços de excelência aos visitantes e moradores da região.
Missão da Empresa
A Rio Tapajós é reconhecida por fornecer soluções portuárias de alta qualidade, seguras e eficientes em Santarém, no Pará. Como concessionária dos Terminais de Passageiros regionais e de cruzeiros do município, a empresa está comprometida em contribuir para o desenvolvimento do setor portuário no Brasil e em atender às demandas dos clientes de diversos setores.
O Impacto com informações Ascom Operadora portuária Rio Tapajós
Foto: Ândria Almeida