Secretaria realiza reunião sobre o carnapauxis 2011

Secretário de cultura Eduardo Dias reuniu com presidente dos blocos

O município de Óbidos, no Oeste do Pará, é conhecido e famoso pelas suas arquiteturas, no estilo colonial português; por estar do lado esquerdo do rio Amazonas e pelos filhos literários como Inglês de Souza e José Veríssimo.
Em uma reunião realizada na Casa de Cultura foram discutidos assuntos relacionados ao maior carnaval autêntico do Oeste Parense, o Carnapauxis.
Participaram da reunião os presidentes dos blocos: Unidos do Umarizal (bloco mirim), Serra da Escama, Águia Negra, Chupa Osso, Unidos do Morro e Bloco das Virgens.
O Secretário Municipal de Cultura, cantor e compositor Eduardo Dias, enfatizou na pauta, que os carnavalesco terão que ser responsáveis pela venda de mesas do réveillon popular que acontece todos os anos na Praça da Cultura, e que no dia 22 de janeiro será inaugurado o “Stand Carnapauxis”, onde os visitantes e turistas terão acesso a lembranças de Óbidos, do carnaval e abadás dos blocos e artesanato, bem como ficará como referência por ser no centro da cidade e onde é realizado o Carnapauxis. Durante todo o mês de dezembro estarão acontecendo oficinas e confecções de máscaras. Os jovens que estiverem interessados em participar, devem se dirigir à Casa de Cultura pela parte da manhã e fazer sua inscrição.
O Secretário ressaltou que este ano todo corredor da folia terá uma decoração relacionada ao Mascardo Fobó, que é o ícone maior do carnaval e patrimônio cultural do Pará, assim como a decoração do Fobódromo.
Com relação à venda de ambulantes, Eduardo Dias teve outra reunião com os vendedores, onde estabeleceu metas para um bom funcionamento. Não será permitido isopor no Fobódromo e no corredor da folia, onde os ambulantes terão permissão para vender em barracas ao lado dos camarotes. Bebidas em garrafa não serão autorizadas e a fiscalização vai estar em cima tomando medidas cabíveis para melhor segurança dos foliões.
Na reunião, o Secretario não adiantou quais serão as atrações do réveillon e nem do Carnapauxis, só disse que será um mega surpresa e só falta alguns acertos e conversas preliminares com gestor municipal, mas falou com sorriso no rosto que ano que vem o Carnapauxis terá muitas surpresas e todos irão gostar. Agora é só esperar para ver.

Por:   Natalino Sousa • E-mail: natalino_sousa@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *