Prefeita de Santarém afirma que o Salão do Livro é para além da cultura

Prefeita Maria do Carmo participou da abertura do evento

Começou na manhã de ontem, quarta-feira (16), a 4ª edição do Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, evento que está sendo realizado no Espaço Cultural Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade.

Até o dia 20 de novembro (domingo), as portas do Espaço Pérola do Tapajós em Santarém estarão abertas para receber um público eclético que terá a oportunidade de encontrar em mais de 50 estandes, as mais variadas opções bibliográficas. É o que afirmou Catarina Brito, representante da Secretaria de Cultura do Pará. “São centenas de títulos bibliográficos à disposição do público de Santarém e região do Baixo Amazonas. Serão cinco dias de celebração do conhecimento e formação, através das oficinas. Não tenho dúvidas que este Salão será mais um sucesso de público e qualidade”, afirmou.

Jarle Aguiar, Secretária de Cultura de Santarém, resumiu suas palavras em agradecimento a todos os que se envolveram direta e indiretamente para que este evento fosse realizado, destacando a sensibilidade da Prefeita Maria do Carmo em acreditar em projetos culturais e sociais como o Salão do Livro.

O vereador Carlos Jaime, representante do Poder Legislativo na cerimônia de abertura, enfatizou que o evento “fomentará a busca do conhecimento e da diversidade cultural”.

Centenas de pessoas já visitaram o Salão do Livro

De quarta-feira a domingo (20/11), no horário de 9h às 22h, haverá uma vasta programação, com oficinas, palestras, contação de histórias, encontro literário, shows, bate-papo com jovens, atividades infantis, lançamento de livros, exposições, música, teatro, dança, cinema, entre outros.

 “O diferencial do Salão do Livro é que ele não se resume às exposições; têm muitas outras opções para crianças, jovens e adultos. Este não é um projeto do governo municipal ou estadual; é um projeto conquistado em 2008 pelo povo de Santarém através da interiorização da cultura. À nós, só coube apoiar essa ideia, pois fazemos política colocando os interesses da população acima de quaisquer outros interesses”, destacou Maria do Carmo, prefeita de Santarém.

“Este é um evento para além da cultura. É também uma oportunidade econômica. Para tanto, estamos oferecendo a cada um de nossos professores, gestores e pedagogos da rede municipal de ensino, um crédito de 150 reais para que eles possam comprar livros neste evento”, complementou a Prefeita.

Cerca de 3.960 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), serão contemplados com o CredLivro da Prefeitura de Santarém.

Ontem à noite, fazendo parte da programação musical, farão apresentação no evento: Sebastião Tapajós, Sebastião Imbiriba, Arte Show, Grupo de Roda de Curimbó e Show Musical infanto-juvenil com Bia Bedram. 

O Salão do Livro é realizado pela Prefeitura de Santarém e pelo Governo do Estado do Pará.

NOVA DATA – A 20ª edição do Projeto Nossa Gente que seria realizado pela Prefeitura de Santarém no bairro Alvorada, no dia 19 de novembro (sábado), foi adiada. Denise Marsala, titular da Coordenadoria de Municipal de Ação Social (CMAS), responsável pela organização do evento, informou que a nova data para o Projeto já foi definida: 3 de dezembro.

SISTEMA VIÁRIO – A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) trabalha intensamente para manter a trafegabilidade do sistema viário de Santarém. Os serviços beneficiam diversos bairros de diferentes áreas da cidade. Na Rua Humaitá, que passa pelos bairros Diamantino e Interventoria, a SEMINF faz a recuperação da via através de terraplenagem. Já a Avenida Borges Leal recebe a operação tapa-buracos. Os trabalhos iniciaram no cruzamento com a Travessa Professor Carvalho. E na grande área do Santarenzinho é feita manutenção do asfalto na Travessa Resistência. Na Travessa Silvério Sirotheau (bairro Liberdade) e na Rua Cruzeiro do Norte (bairro Santarenzinho), a SEMINF também atua para manter um bom sistema de drenagem de água da chuva, através da construção de passagens de água e canaletas.

LIMPEZA URBANA – A SEMINF atua na limpeza da Rua Altamira, bairro Santíssimo. O serviço é uma preparação para outras obras que devem ser realizadas ainda este ano na via, como terraplenagem e asfaltamento. Outra importante via que passa por limpeza é a Avenida Rui Barbosa. O trabalho é executado pela equipe padrão da empresa Clean, que presta serviços para a Prefeitura de Santarém.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

 

Um comentário em “Prefeita de Santarém afirma que o Salão do Livro é para além da cultura

  • 17 de novembro de 2011 em 14:33
    Permalink

    Olá, sou escritor/poeta filho de Santarém. Moro em Manaus desde 1990. Fico feliz em saber desse tipo de movimento ai em Santarém. Este ano lancei meu primeiro romance na Bienal do Rio, \”O Amuleto perdido da Amazônia\”. Muitas das \”cenas\” do livro se passam em nossa linda cidade, pois o tema central do mesmo é o muiraquitã. Ano que vem (Jan) lanço aqui em Manaus e se Deus permitir irei lança-lo ai na minha cidade logo em seguida. Grande abraço desse Mocorongo, FJ Teixeira ( Xico Branco). Manaus – AM

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *