Surpresa no retorno às aulas para alguns estudantes do Estado

Pai e filha decepcionados com portões da escola fechados

O retorno oficial do professores da rede estadual de ensino em Santarém (PA) foi aguardado por grande expectativa pelo alunado, na manhã desta segunda-feira (28). Porém, o retorno foi frustrado para um pequeno grupo de alunos. Em algumas escolas estavam lotadas para os Processos Seletivos 2012, da Universidade Estadual do Pará (UEPA), o Processo Seletivo (Prosel) e do Programa de Ingresso Seriado (Prise). As aulas deveriam ter iniciado uma semana atrás, por decisão do movimento grevista do Sindicato dos trabalhadores em Educação Pública do Estado (SINTEPP), na capital, que determinou o retorno. O movimento local decidiu retornar hoje.

Na Escola Estadual Álvaro Adolfo vários alunos ficaram espantados na frente do educandário com uma movimentação diferente. O portão estava sendo monitorado com servidores identificados com crachá, da UEPA. O estudante do 2º ano, Arlisson dos Santos, teve que voltar para casa, mais uma vez. Na semana anterior, estava ciente que haveria retorno das aulas e nada. Devido à decisão abandonada do movimento local, o retorno seria nesta segunda. “Agora isso, processo seletivo da Uepa, ninguém avisa nada, parece brincadeira. Estamos demais atrasados. Minha família é do interior de Santarém, fico longe o ano todo, as férias estão comprometidas no final do ano, porque vamos emendar 2011 com 2012. A interferência total em nossa vida”, reclamou o estudante.

Alunos do Álvaro Adolfo ficam decepcionados

“Mais de 30 dias parados, isso é um absurdo. Um atraso para nossos filhos. Eles correm o risco de perder o ano”, disse indignado, Júlio Auréo Vieira, de 41 anos, pai da estudante do 3º ano, Marisabel Vieira. Ele disse que ninguém foi avisado, nenhum informe anexado no portão da escola. A aluna concordou com os pais, disse que como faz o terceiro ano, esse atraso vai prejudicar na carreira profissional também, porque abriram muitos concursos com vagas para ensino médio, nesses últimos meses. A adolescente disse que muitos colegas querem utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, como certificado de conclusão. Principalmente para fins de inscrição nos vestibulares.

Nossa reportagem conversou com a vice-diretora, Valbenise Martins, que confirmou que os estudantes teriam sido avisados, ainda quanto estavam estudando sobre o processo da UEPA. E amanhã, terça-feira, dia 29, as aulas voltam ao normal.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

Um comentário em “Surpresa no retorno às aulas para alguns estudantes do Estado

  • 28 de novembro de 2011 em 14:05
    Permalink

    A nossa vida é assim, humilhante. Isso é fo futuro atrasado de Santarém.Queremos aula.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *