Leitura e escrita são estimuladas através de Projeto
Encerrou na terça-feira (29/11) o Projeto de Intercâmbio Cultural realizado nos últimos seis meses (junho a novembro de 2011), entre alunos do 3º ano do turno matutino da escola Sofia Imbiriba com alunos do 3º ano do turno vespertino da escola Cristã Paz II.
O Projeto foi idealizado por gestoras, pedagogas e professoras da escola Sofia Imbiriba em parceria com o Governo Cidade da Gente, por meio das Secretarias de Finanças (SEFIN), Educação (SEMED) e Meio Ambiente (SEMMA) e de outras instituições públicas e privadas.
O Projeto consistiu no incentivo aos alunos, do interesse pela leitura, pela escrita e pelo conhecimento de outras realidades educacionais. “Nessa perspectiva, estabelecemos contato e socialização entre os alunos que interagiram social e culturalmente, visando a aprendizagem a partir do exercício da escrita e da leitura através dos conteúdos das cartas. Por isso, um de nosso parceiros envolvidos nesse Projeto foi os Correios, que nos ajudaram a estabelecer essa relação de intercâmbio do conhecimento. O interessante é que os alunos fizeram o uso do dicionário como ferramenta imprescindível dessa comunicação”, explicou Edmilson Santos, Secretário Municipal de Finanças.
A metodologia aplicada consistiu no envio de uma a três correspondências por mês – por alunos envolvidos no Projeto, tanto de uma escola, como de outra – pelos Correios, de cartas com conteúdos em forma de redação, sobre temas diversos, a partir de cada realidade educacional vivenciada. O passo posterior a esse intercâmbio de correspondências, foi a visita dos alunos à escola parceira com o objetivo de conhecer e socializar entre os colegas, a importância dessa experiência.
O ponto alto do Projeto culminou na manhã de terça-feira com a solenidade de encerramento realizada na Escola Sofia Imbiriba, no bairro Liberdade. Por ocasião do evento, o gerente dos Correios em Santarém, Rosimar Bastos, fez a entrega de CPFs aos alunos que participaram do Projeto.
PREFEITURA RECUPERA RAMAIS
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) realiza reparos em ramais da zona rural de Santarém. Desde o mês de setembro deste ano, o governo municipal faz a manutenção de estradas na região do eixo-forte e atualmente o maquinário da Secretaria está trabalhando na estrada que dá acesso à comunidade Ponta de Pedras. Outra equipe da SEMINF realiza reparos nos ramais da região de Mojuí dos Campos.
Os trabalhos facilitam o acesso das pessoas que vivem na zona rural, como os serviços públicos nas áreas de saúde e educação. Melhores estradas também possibilitam mais condições de escoamento da produção para a zona urbana do município por produtores da agricultura familiar de Santarém.
SEMINF PRIORIZA MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE RUAS
A Avenida Mendonça Furtado recebe por parte da Prefeitura de Santarém, manutenção em toda sua extensão através da operação tapa-buracos. O mesmo tipo de serviço é realizado na Avenida Cuiabá.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) também executa trabalhos de terraplenagem no bairro Jaderlândia. Já foi realizada melhoria na Rua B e na quarta-feira (30/11) a equipe da Secretaria iniciou a manutenção na Rua C.
Na Avenida Curuá-Una é realizada limpeza de canaletas. Na Rua Silvério Sirotheau, bairro Liberdade e na Cruzeiro do Norte, bairro Santarenzinho, são construídas passagens de água. Os serviços melhoram o sistema de drenagem das vias.
Seguem também os preparativos para asfaltamento das Ruas: Altamira, bairro Santíssimo, Gonçalves Dias, bairro Uruará e Salvação, bairro Maracanã.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes