Poder Público inicia revitalização do mercado municpal
Fruto da parceria envolvendo o governador Simão Jatene e o prefeito João Damasceno Filgueira, consolidou-se no início de uma das obras mais esperadas pela comunidade alenquerense. Desta vez, trata-se da reforma e ampliação do Patrimônio Histórico, Mercado Municipal.
Frisa-se, portanto, que o recurso objeto do empreendimento é oriundo do Fundo do Desenvolvimento do Estado (FDE), Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finança (Sepof), com contrapartida da Prefeitura Municipal de Alenquer (PMA). A referida parceria concretizou-se através do Convênio 003/2011, no valor de R$ 452.260,00 (quatrocentos e cinquenta e dois mil, duzentos e sessenta reais), cujo prazo previsto para a conclusão da obra é de 180 dias.
Ressalta-se, na oportunidade, que o Mercado Municipal como carinhosamente é chamado, teve sua primeira inauguração no dia 13 de junho do ano de 1924, sob a administração do então prefeito Dr. Arnaldo Pereira de Moraes. Dessa forma, o portentoso prédio, aos moldes de construções barrocas e/ou estilo colonial, foi por muito tempo, um verdadeiro Cartão Postal, localizado na Avenida Getúlio Vargas, hoje Benedito Monteiro, às margens do rio Surubiu.
Segundo a história, ao longo dos anos (75, 81 e 90), o monumento passou por várias reformas, através dos ex-prefeitos: João Ferreira, Édson Macedo e Claudir Gantuss. Por pura ironia do destino, a última grande reforma foi realizada no ano de 1997, pelo atual prefeito João Damasceno Filgueira (JP).
É oportuno mencionar que em tempos idos, o majestoso Mercado Municipal, além de ter sido um atrativo turístico, contribui para o fortalecimento da economia alenquerense através do: comércio, extrativismo, pesca e agronegócio. Dentro deste contexto, mais uma vez, prevaleceu a competência e o zelo para com a coisa pública, em resgatar um patrimônio histórico de tanta importância para a cultura do povo ximango, através da gestão municipal do governo “Alenquer Para Todos”.
NOSSAS CONGRATULAÇÕES ao renomado amigo e irmão contabilista Paulo Neves, por ter reunido no último dia 23, em uma pizzaria da cidade de Santarém, sua família, funcionários e amigos. Com seu espírito humilde que lhe é peculiar, celebrou uma big confraternização. Conforme a tradição, o inesquecível acontecimento foi marcado com distribuições de presentes e recheado de clima natalino.
Jornal O Impacto
Agora temos a certeza de que o mercado e muitas outras obras sairão do papel e com qualidade, mas só a partir de 2013, o PMDB local em uma reunião ocorrida em 09/01/2012, a noite, concorda que Antonio Mota é o melhor nome para concorrer a prefeito e o atual prefeito JP sabe que com o Mota o negocio e outro.