Aumento nos casos de estupro a adolescentes preocupa autoridades de Santarém

Vanderléia Ferreira, do Conselho Tutelar

O aumento dos casos registrados de estupros contra crianças e adolescentes em Santarém preocupa as autoridades locais. Dados do Conselho Tutelar revelam que em 2010 foram registrados 18 casos de estupros contra menores de idade, entre os quais, 15 meninas e 03 meninos. Já em 2011, segundo o Conselho Tutelar, o número subiu para 49 casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, entre eles, 09 meninos e 40 meninas.

Para a funcionária do Conselho Tutelar, Vanderléia Ferreira, o aumento nos casos de violência sexual contra menores de idade, de 2010 para 2011 se tornou preocupante para as autoridades de segurança de Santarém. Ela destaca que além da violência sexual, outros casos de violação contra menores foram registrados no Conselho Tutelar, como exploração do trabalho infantil e fugas do lar, gerado por conflitos familiares.

“Podemos observar que na questão de abusos sexuais, esses números são exorbitantes e muito preocupantes. Isso não quer dizer que esses casos estão acontecendo agora, mas no decorrer de alguns anos. Apenas agora as pessoas tiveram coragem para denunciar”, ressalta Vanderléia.

Segundo ela, cerca de 70% dos casos já vêm acontecendo há anos e, que por denúncias na imprensa, muitas pessoas tiveram coragem para registrar o ocorrido no Conselho Tutelar, o que está aumentando o índice rapidamente. Ela reforça que em muitos casos, por falta de acusações as autoridades não têm ciência e só fica sabendo a partir do momento em que alguém da família, um amigo ou a escola toma conhecimento do fato e informa o Conselho Tutelar por meio de denúncia anônima.

“As informações repassadas pela imprensa facilitaram muito o nosso trabalho. Em alguns casos o agressor está dentro da própria família. Nesse caso, geralmente quem denuncia são terceiros, como vizinhos, professores ou colegas da escola, agentes de saúde e a comunidade”, destacou a conselheira.

Fonte: RG 15/O Impacto

6 comentários em “Aumento nos casos de estupro a adolescentes preocupa autoridades de Santarém

  • 6 de janeiro de 2012 em 15:23
    Permalink

    É por natureza que principalmente nós homens nascemos com o instinto \”selvagem\” como: Atacar, brigar, matar, caçar presas fáceis, etc… E pensando no pior que Deus nos deu a cabeça de cima com cérebro com capacidade de raciocinarmos e até \”prevermos\” o futuro, entretanto; parece que quanto mais proibido \”é\” a coisa, mais ficamos atentados e muita das vezes o coração ou a emoção falam mais alto e então acontece o descontrole emocional e depois vem o desequilíbrio em seguida a desgraça que no entanto já é tarde! Todavia, todo mundo é passívo de grandes erros.

    Isso infelismente é e vai ser um grande problema para todos nós. Orientar e educar nossos filhos é o principal ponto.

    Resposta
  • 6 de janeiro de 2012 em 09:40
    Permalink

    É preucupante sim, pois o conselho Tutelar não tem estrutura o suficiente para manter as situações advindas, segundo informações a maioria dos funcionarios são voluntários, o poder público deveria dar mais atenção. Houve um caso recentimente da criança ser abusada pelo pai, e a médica perita do conselho simplesmente não detctou nada, sendo claro e evidente o abuso pelo pai. E o trauma sofrido pela criança?

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2012 em 16:06
    Permalink

    Menor de idade é um problema, as meninas novas de hoje , querem saber de homens mais maduros, principalmente os que tem carro. No entanto; quando elas descobrem que o cara não quer mais nada com elas, elas por si próprias vão a delegacia da mulher denunciar o cara, (caso este que sempre acontece na delegacia), que cá pra nós, eles só querem mesmo é usar as bur…Ressalto , porém, e deixo bem claro, que não são todas… Mais a maioria que vão pra balada saem em busca dessa aventura.

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2012 em 13:46
    Permalink

    tô livre dessa bronca, não sou rei, mas gosto de uma coroa!!!!

    Resposta
    • 5 de janeiro de 2012 em 15:08
      Permalink

      Seu Braulino rs… o Sr. é uma exceção!A maioria dos homens gostam de garotas(mulheres de NO MÁXIMO 29 anos). O problema é q/ tem umas fedelhinhas, menores de idade q/ são ninfomaníacas e SE… mesmo elas mandando…, se o homem ceder a tentação,tem grandes chances de se ferrar todo. É cilada ! Saiba tbm q/ as mulheres atualmente gostam de garotões [não é meu caso tbm; pois, amo logo preservo minha sanidade física e mental]. A regra é q/ TODOS (AS) no geral,correm os mesmos graves riscos.
      Isso é um perigo natural mas q/ pode E DEVE ser evitado!

      Resposta
  • 5 de janeiro de 2012 em 12:53
    Permalink

    Em muitos casos e GERALMENTE os(as) monstros (as), são bem próximos da vítima e/ou família do menor de idade.
    A imprensa tem papel muito importante SIM em esclarecer e alertar de q/ qualquer pessoa q/ saiba q/ um adolescente ou criança está sendo humilhado espancado ou violentado(abusado sexualmente), qualquer pessoa q/ tenha conhecimento tem o DEVER OBRIGAÇÃO de denunciar na Polícia, ou no Conselho Tutelar…(pode ser,inclusive, anonimamente!);JÁ os pais, parentes, professores, responsáveis legais se souberem e não denunciarem serão punidos da mesma forma MAS c/ a agravante (a pena,punição automaticamente é AUMENTADA).

    Sempre alerto meus sobrinhos e amigos p/ EM HIPÓTESE alguma se envolverem c/ menor de idade pq é \”bronca das pesadas\” na certa!O rapaz conhece uma moça linda numa balada e de lá vão p/ o motel;neste motel a polícia dá uma batida e, o rapaz so nesse momento descobre q/ a moça linda q/ ele acabou de conhecer na balada tem só 12 aninhos(tem meninas de 12 ou 13 anos q/ tem aparencia de 19, 20…);então, nós sabemos q/ nem todas as baladas, p/ entrar, se exige apresentação da carteira de identidade. Resultado: O rapaz, até provar q/ 2+2=4, o coitado \’se ferra\’ todo! Esse exemplo tbm vale p/ mulheres q/ gostam de garotões! Podem ser enquadradas como pedófilas e/ou estupradoras !
    É isso meus queridos(as) , tem q/ ter muito cuidado senão podem tranquilamente ir \”em cana e das grossas\”.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *