Poeta lança sua primeira obra em Santarém
A obra de estréia de Alexandre Augusto Silva, “Além do Azul”, é um livro de contos que traz estórias envolvendo amor, sonhos, desilusões e até tragédias, tendo como cenário tanto o ambiente urbano de uma cidade, como as belas paisagens de rios e florestas da Amazônia.
Nos contos ambientados na beira de rio o leitor é chamado a descobrir ou redescobrir uma das grandes riquezas da Amazônia: a sua gente simples do interior, o autêntico caboclo ribeirinho, que entre sonhos e possibilidades distantes, vive o eterno conflito de continuar no “sítio” ou ir para cidade em busca de um futuro melhor.
Transcrita do livro, segue abaixo a apresentação feita pela professora Mª Ione Feitosa Dolzane, Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM:
Uma narração bem construída numa linguagem simples e de fácil compreensão, mesmo apresentando ao leitor um punhado de termos regionais em seu vocabulário. Assim é este livro de contos amazônicos de Alexandre Augusto Silva. Uma coletânea de textos que expressa na palavra escrita a capacidade de contar estórias amazônicas sobre o cotidiano do caboclo tapajônico. Alexandre desenha suas personagens com figurino próprio, traçando-lhes ao mesmo tempo o estereótipo e a alma de cada um em meio à paisagem regional.
A preocupação com os sentimentos e a sensibilidade aparece de modo mais marcante nos contos Além do Azul e Dúvida. Já a crítica social pode ser percebida em Migalhas de Pão e No terminal. Por outro lado o misticismo regional é tratado de forma suave e bem humorada em todos os contos, característica do amazônida. Porém, a criatividade de contador e recriador de estórias é bem identificada em O Último Jantar, Sant’ana e A Lenda do Último Brilho de Uma Estrela. Neste, o autor nos premia com uma nova e cativante versão da conhecidíssima lenda do boto e da jovem virgem numa graciosa e peculiar adaptação dos contos familiares. Por fim, Além do Azul e Sant’ana é que revelam, em parte, sua formação poética nos fazendo lembrar Clarice Lispector com seus contos sobre o cotidiano e os embaraços familiares.
Dessa forma, acompanhar com o autor a produção desses contos e de outros mais que não foram inclusos neste livro foi uma experiência muito interessante. Com Além do Azul o autor nos dá a oportunidade de adentrar em seu universo ficcional e partilhar dessa realização. Sendo assim, convido o leitor a participar dessa deliciosa aventura pelo contexto de canoas e, ao mesmo tempo, da urbanidade simples e cotidiana, construindo assim sua própria opinião nas páginas que se seguem num momento de entretenimento e reflexões sobre a vida do caboclo em seu contexto amazônico.
Sobre o autor:
Alexandre Augusto Silva nasceu em Santarém – Pará. Na adolescência passou a morar em Manaus – Amazonas, onde terminou o ensino básico e reside até hoje. É graduado em Artes Plásticas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde atualmente está cursando Licenciatura em Letras – Língua e Literatura Portuguesas. Alexandre Augusto Silva é também professor de Artes pelo município.
O livro de contos: “Além do Azul” será lançado na sexta-feira, às 17:45 horas, no Museu João Fonna, localizado na Praça Barão de Santarém (São Sebastião), tendo apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Academia de Artes e Letras de Santarém e Instituto Cultural Boanerges Sena.
Fonte: RG 15/O Impacto