Bispo do Xingu afirma que Usina de Belo Monte vai inundar Altamira

Dom Erwin Krautler

O início das obras de construção da Hidroelétrica de Belo Monte, em Altamira, causou preocupação na população ribeirinha e religiosos daquele Município. A Prelazia do Xingu destaca que acompanha com preocupação as obras da Usina, principalmente no que diz respeito a inundação que Altamira poderá sofrer com a conclusão empreendimento.

Há poucos meses, uma medida provisória foi autorizada pelo governo federal para desapropriar as terras que serão utilizadas para a construção da Usina. A medida provisória prevê a construção da obra, no rio Xingu, Município de Altamira, no limite com Anapu.

Desde o início da implantação dos canteiros da obra, a Usina divide opiniões em relação aos impactos ambientais e sociais que poderá causar na região, além da desconfiança da população sobre a produtividade de energia elétrica, para o País.

Em audiências públicas, autoridades e representantes da Sociedade Civil Organizada discutiram a implantação da obra, com relação às terras que serão desapropriadas, além das comunidades ribeirinhas e indígenas e a população que será atingida na construção da usina.

De acordo com o bispo da prelazia do Xingú, Dom Erwin Krautler, o governo federal deveria dar mais importância ao que pensa a população que mora na área impactada. Ele garante que várias comunidades indígenas serão afetadas e, que parte da cidade de Altamira será inundada, conforme dados relevados pelo governo.

“Quando se discutia a construção da Usina, estive frente a frente com o presidente Lula. Ele disse que Belo Monte será construída, nem que para isso o projeto tenha que ser enfiado goela abaixo”, revelou o religioso.

Para Dom Erwin, hoje, o governo federal, por meio da presidenta Dilma Rousseff, deveria dar satisfação do que irá ser feito após a construção da usina e de como a população atingida será remanejada. “O governo impõe a construção de Belo monte, sem dar voz à própria população da região afetada. Se a construção de mais barragens de Belo Monte for concretizada e o projeto de mais usinas no rio Tapajós for implantado, os impactos serão enormes na região”, alerta

Fonte: RG 15/O Impacto

17 comentários em “Bispo do Xingu afirma que Usina de Belo Monte vai inundar Altamira

  • 14 de novembro de 2013 em 14:03
    Permalink

    PAU NO CU TAMBEM DOS INDIOS TODOS.. NUCA VI INDIO ANDAR DE CARRO .. AMAROK… CHREROKEE E NAO PODEMOS ENCONTAR UM DEDO NELES.

    INDIO QUE E INDIO FICA NO MATO E NAO ANDANDO DE CARRO

    Resposta
  • 14 de novembro de 2013 em 14:00
    Permalink

    energia eolica aonde seu BURRO aqui em altamira nem ventar venta direito. e a solar e so intalar que vem um peão e rouba todo o maquinario
    pau no seu cu e vai roubar seus fieis seu falso profeta

    Resposta
  • 14 de novembro de 2013 em 13:59
    Permalink

    vai tomar no cu bispo daqui a 10 anos você nem vivo ta. e se nao construir essa porra de hidreletrica nao teriamos energia para o brasil todo..

    nao esta vendo o tanto de porcaria que ultimamente todos compram.. ate cachorro tem celular e tem que carregar com uque ? com a sua bunda ou com energia eletrica ?

    Resposta
  • 14 de novembro de 2013 em 13:58
    Permalink

    vai tomar no cu bispo daqui a 10 anos você nem vivo ta. e se nao construir essa porra de hidreletrica nao teriamos energia para o brasil todo.

    nao esta vendo o tanto de porcaria que ultimamente todos compram.. ate cachorro tem celular e tem que carregar com uque ? com a sua bunda ou com energia eletrica ?

    Resposta
  • 14 de novembro de 2013 em 13:56
    Permalink

    Bispo vá roubar os fieis igual você faz !

    daqui a 10 anos nem teriamos mais energia eletrica se na ofosse essa droga de hidreletrica

    e daqui a 10 anos voce nem vai ta vivo por isso esse recalque todo

    Resposta
  • 11 de abril de 2012 em 18:09
    Permalink

    Sr. Bispo nós também não concordamos com esta brutalidade que se faz com o povo em nome do progresso,esta mostrosidade não é tão útil ao povo brasileiro, daqui alguns anos podera não ser necessário pela descoberta da energia solar que não depreda as terra não desaloja e não mata as pessoas. parabéns pela sua coragem. O Deus da vida esta CONTIGO .

    Resposta
  • 18 de janeiro de 2012 em 16:48
    Permalink

    É interessante que esse padre alemão só tenha garganta aqui na amazônia. Se eu fosse citar a relação de mazelas contra o meio ambiente causado pelas usinas nucleares alemãs,além de uma séria de crimes contra a humanidade. Bom seria se fossem apenas mazelas ambientais…

    Resposta
    • 6 de fevereiro de 2012 em 19:51
      Permalink

      Usina nuclear Alemã caussando mazelas ao meio ambiente? se informe melhor, hoje eles nao estão mais querendo este tipo de usina devido a possibilidade de acidente, Hoje a Alemanha esta caminhando para a matriz energética Eolica e solar, lembrando que usinia Nuclear é energia limpa.

      Resposta
  • 18 de janeiro de 2012 em 16:15
    Permalink

    A humanidade evolue há milhões de anos e com essa evolução vem o conhecimento que nada mais é doque a observação e erros e acertos para que se domine determinado evento que até então é apenas uma incógnita para a natureza do homem. Bem, temos todos os anos milhares de profissionais formados nas universidades do país, e tambem nas regiões dos grandes projétos, que tem bagagem suficiente para buscar minimizar os impactos de qualquer obra que se faça necessária à melhoria do país e de seus habitantes. Infelizmente o rítmo de crecimento populacional e a demanda por bens e consumo projetam um incremento da necessidade de energia elétrica e isso não se resolve com demagogia ou sentimentalismo. Angra foi barrada porque entidades estrangeiras acharam que, no BRASIL, era uma agressão à natureza se recorrer à energia nuclear. Pois bem, de onde vem a energia da Europa e Estados Unidos? Onde estão as riquesas naturais daqueles países? Porque se abstem de todo e qualquer tentativas de se barrar o rítmo crescente de poluição advindas das atividades industriais, como foi em Kyoto? A verdade que todas essas intervensões em nossa soberania (James Cameron, Schwazneger,Bispos etc…) são a forma encontrada para dizer pro povo brasileiro \”olha voces não podem evoluir, voces tem que ser eternos subalternos e viver na idade da pedra, comendo jurubeba, fazendo fogo de lenha e sendo eternamente nossa reserva ambiental\”. Concordo que haverá muitos impactos, que os estudos devem ser os mais criteriosos possíveis para estes sejam minimizados e que a população atingida seja devidamente protegida. Discordo da intocabilidade da amazônia enquanto nosso povo morre de fome; e se o OBAMA tem direitos o João tambem pode ter o sua sua luz domiciliar, pública, geladeira, sua televisão, sua moto, seu carro, andar de avião, seu hospital equipados com aparelhos elétricos, trabalhar em uma empresa que utiliza a energia elétrica….. etc (viram como a energia elétrica é necessária)

    Resposta
    • 18 de janeiro de 2012 em 17:10
      Permalink

      Falou tudo, joao.

      Esse projeto vai implicar em vários problemas, porem trara muitas oportunidades para nossa região.

      Queria saber do padre, o acontecera com Santarém e Itatuba quando implantarem as Usinas de são Luiz do Tapajós?

      Resposta
  • 18 de janeiro de 2012 em 15:35
    Permalink

    Precisamos da energia gerada por esta Usina, vamos correr atras do prejuizo.
    E conseguir junto ao Consórcio construtor, dinheiro, p/ pagar as despesas, com a remoção
    deste ribeirinhos por ex.

    Resposta
  • 18 de janeiro de 2012 em 14:04
    Permalink

    Concordo c/ o Bispo.
    Se podesse diria a ele :largue de mão porque o negócio ja foi fechado. O q/ pode ser feito é tentar salvar a população carente da região q/ sofrerá muito.

    O povo esclarecido da cidade e os ricos, sabem e tem como se livrar dos problemas.

    O Sr., Bispo, eu e quem quiser pode ajudar a população carente atingida e largada a própria sorte, essas pessoas q/ necessitarão de ajuda.

    Quem pensa so em si ou so em dinheiro sabe resolver seus próprios problemas, não precisam de ajuda.Que se virem!

    Bispo ,precisamos criar projetos e COLOCÁ-LOS EM PRÁTICA p/ dar estrutura condições dignas p/ a população carente atingida por esse gigantesco e milhionário empreendimento.

    Ademais, Bispo, o q/ todos nós q/ não concordamos c/ essa usina imposta de qualquer jeito, podemos fazer é rezar pra Deus ter misericórdia de TODOS NÓS.
    Fique com Deus!!

    Resposta
    • 18 de janeiro de 2012 em 18:55
      Permalink

      Bispo,sempre conte comigo e quando o Sr. vier a Stm-Pa, favor me procure (93)99 52 6666.
      Ainda não lhe conheço pessoalmente mas ja nutro grande admiração e afeto por sua pessoa.
      Super abraço

      Resposta
  • 18 de janeiro de 2012 em 11:49
    Permalink

    Esse bispo está a serviço de alguem, e não ´gente que tá preocupado com o bem do Brasil. O que querem os estrangeiros como ele? que vivamos na idade da pedra? quem disse que precisamos de estrangeiros dizendo o que devemos ou não fazer com nossas riquesas? O que me revolta é ver que tem brasileiros que compram esse discurso demagogo.

    Resposta
    • 6 de fevereiro de 2012 em 19:57
      Permalink

      Energia Hidraúlica poderá ser dispensada no futuro, hoje ela é útil e talvez se precise de Belo Monte, mas que se há de pensar, Energia eolica ja é o mesmo preço e não alaga nem um hectare, também a energia solar sera em breve mais barata e compensara o investimento neste tipo de energia.

      Resposta
      • 11 de julho de 2013 em 14:32
        Permalink

        É muito legal ver Engenheiros falando de energia… eu gostaria só de saber se o bispo entende alguma coisa de energia? Seus patrocinadores entendem muito de termoelétricas concerteza… certeza também eu tenho que entendo de sua bíblia… vou fazer uma visita a sua igreja quando estiver lotada para expor também o que penso!… e onde que a energia eólica é mais viável? se tivéssemos condições apropriadas em todo o Brasil… mesmo assim o custo é 3x o valor de uma usina = a de belo monte… Parabéns a todos os Engenheiros!!!

  • 18 de janeiro de 2012 em 10:33
    Permalink

    Bispo, vá rezar missa………..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *