Peninha: “Polícia Civil de Itaituba caiu em descrédito”

Vereador Luís Sadeck

A onda de violência que assola o município de Itaituba, principalmente neste mês de fevereiro, quando aconteceram vários assassinatos e roubos, está fazendo com que a sociedade se mobilize e peça maior atenção do Estado.

No último dia 17, os vereadores da Câmara Municipal de Itaituba se reuniram com autoridades municipais de segurança, em reunião realizada no gabinete da presidência do Poder Legislativo Municipal e contou com presença de representantes de associações de bairros da cidade e autoridades civis e militares.

Além do juiz Gleucival Estevão, estiveram presentes o Superintendente de Policia Civil, Edinaldo Souza e o Comandante do CPR 10, Ten Cel Josafá.

A reunião foi convocada pelos vereadores de Itaituba para discutir a insegurança que o Município está vivendo nos últimos dias com assaltos e mortes. Somente nos primeiros 5 dias de 2012 foram registrados 4 assassinatos.

Para o vereador Luís Fernando sadeck “Peninha”, do PMDB, o grande motivo da insegurança que o Município vive hoje é a impunidade. “O que estamos vivendo é um clima de tensão e não temos a quem recorrer para pedir providências. Este clima de insegurança vem sendo praticado pelas mesmas pessoas, que já foram presas várias vezes pela Polícia e que dias depois são liberadas. Estes bandidos já são figuras carimbadas. São marginais conhecidos da Polícia. Eles não acreditam que vão ser presos e continuam praticando seus delitos, porque a Polícia Civil parece não ter mais moral para prendê-los”, declarou o Vereador.

Luís Sadeck Peninha foi mais além e disse: “Tenho conversado com várias vítimas de assaltos e parentes de vítimas de assassinatos. Elas não acreditam, não confiam na Polícia Civil. A maioria dos delitos que estão ocorrendo na cidade não chega ao conhecimento da população, porque as pessoas não estão mais registrando queixa na Polícia por não acreditar nela. Isto é ruim e vem contribuindo para o aumento da criminalidade em nosso Município”, informou Peninha.

“Acredito, que hoje a melhor solução para se encarar de frente este problema, é a mudança de policiais civis de Itaituba, para se tentar resgatar a credibilidade destes pela população. De 10

pessoas entrevistadas, 9 dizem não confiar na Polícia Civil de Itaituba. O povo está com medo”, denunciou o Vereador.

Para o Superintendente de Policia Civil, delegado Edinaldo Souza, o ato praticado pelo seu colega delegado em Juruti é reprovável, pois deveria aquela autoridade policial ter enquadrado como assaltantes e ladrões os quatro que foram presos com 13 motocicletas que apresentaram adulteração no chassi. Não cumpriu o código e liberou os bandidos que em seguida vieram para Itaituba, onde passaram a espalhar terror. Entretanto, o Delegado discorda de mudança no quadro da Polícia Civil de Itaituba, pois alega que o Estado não tem gente para substituir os policiais lotados aqui.

O juiz Gleucival Estevão criticou as Leis, alegando que elas são flexíveis e na maioria das vezes beneficia o réu. Entretanto, se mostrou sensível aos apelos da população de que a lei deve ser aplicada com mais rigor no sentido de não permitir a impunidade.

VERMELHO NA SEGURANÇA: Em Itaituba na questão da violência há um fenômeno muito estranho. Os crimes ocorrem como se fossem programados quando envolve acerto de conta, e assalto com motos. Depois daquela onda de matanças e roubos tudo voltou a céu de brigadeiro novamente. A reunião de lavagem de roupa suja na Câmara despertou sinal de alerta. Daqui a alguns dias recomeçam de novo os assaltos com motos e assassinatos. Tem nova audiência, aí a culpa é do Estado, do fulano do beltrano…da imprensa (falo da imprensa séria) que divulga a verdade dos fatos.

PROJETO POLÍTICO FOI PRO ESPAÇO: A sonhada unidade política proposta em carta pelos partidos foi para o espaço. O lançamento das pré-candidaturas em excesso demonstra que existem apenas os projetos pessoais e a cabeça do eleitor está a mil tentando entender esse jogo de xadrez maluco. Uma briga política entre dois partidos resulta em duas candidaturas. Enquanto a política de Itaituba continuar sendo movida a ódio, ressentimento e mágoas, não mudaremos a mentalidade dos políticos e muito menos do eleitor, a principal vítima disso tudo.

ESCAMBO POLÍTICO: Isso só vai mudar (para muitos isso é uma mera utopia) quando o eleitor um dia deixar de transformar sua opinião em mercadoria. O escambo do voto  onde os candidatos despreparados cultural e mentalmente compensam a pobreza de QI por dinheiro, gera esses eleitores “Franksteins” que não conseguimos entender quem são nem porque são.

O tipo de eleitor que prefere um momento de conFORTO e uma vida  toda de sofrimento por eleger pessoas desqualificadas também moralmente… O que diria para quem age dessa maneira torpe? Uma prostituição de suas próprias consciências, isso é, se eles(as) realmente têm consciência de alguma coisa… Mas menos mal, porque a culpa é da miséria e da ignorância, como se o pobre não precisasse ter dignidade e honra

Por: Nazareno Santos

5 comentários em “Peninha: “Polícia Civil de Itaituba caiu em descrédito”

  • 5 de fevereiro de 2012 em 09:56
    Permalink

    parabems vdeaeror Luis Sadeck e a camara de Itaituba,demonstrando assim a preucupação com a segurança do povo dessa cidade, enquanto nós em Santarem não temos representantes que se preucupam com nossa segurança, é porque quando acontece fatos como o do curuai e de lá de Juruti como narra o del. Edinaldo ao invéz de cobraren da segurança bublica alguns jornalistas ainda elogian e ai só nos resta rezar.

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2012 em 08:28
    Permalink

    Esse tal de Peninha é um oportunista, porque não cobra do Estado melhores condições de rabalho tanto para PC quanto para PM. Acredito que pelo fato de ser ano eleitoral o mesmo está querendo aparecer. Ele se referiu a uma pesquisa de satisfação, daí lanço um desafio a esse tal de Peninha: qual a instiuição que realizou a pesquisa? qual o período e quantas pessoas foram entrevistadas. Caso contrário, o Monistério Público deveria agir para saber qual a real intenção de falarmal da PC e da PM.

    Resposta
  • 30 de janeiro de 2012 em 17:39
    Permalink

    Engraçado, por que será a maioria dos políticos resouveram cobrar atitudes aos jornais, hummm! será que já é preparação p/ propaganda politica, as eleições estão se aproximando não é vereador Luis Sadeck? A verdade que vcs politicos eram pra cobrar isso o ano todo e não fazem, politico que cobra através de mídia é só pra fazer propaganda, escolhemos vcs pra trabalhar, representar o povo, durante o ano todo e não apenas proximo de eleições. Um bom entendedor fica analizando essas situações, todo ano é a mesma coisa, mesma cobrança, por que será!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta
  • 30 de janeiro de 2012 em 17:11
    Permalink

    DELEGADO DE POLICIA E COMANDANTE DA PM, ERA PARA FICAR SÓ 6 MEZES EM CADA CIDADE E SER SUBSTITUIDO, MAS OS MESMO VÃO PARA UM MUNICIPIO E QUEREM FICAR O RESTO DA VIDA!! EU SOU JATENE E NÃO ABRO!!

    Resposta
  • 28 de janeiro de 2012 em 09:28
    Permalink

    parabems vereador Luis Sadeck e a camara de Itaituba,demonstrando assim a preucupação com a segurança do povo dessa cidade, enquanto nós em Santarem não temos representantes que se preucupam com nossa segurança, é porque quando acontece fatos como o do curuai e de lá de Juruti como narra o del. Edinaldo ao invéz de cobraren da segurança bublica alguns jornalistas ainda elogian e ai só nos resta rezar.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *