Celpa patrocina projetos de pesquisa e desenvolvimento

A Celpa lançou edital para captar projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico ligados à geração e ao fornecimento de energia elétrica. Os interessados devem inscrever os projetos até o dia 02 de março. Para tanto, é necessário preencher os formulários disponíveis no site da concessionária (www.celpa.com.br), no link “Pesquisa e desenvolvimento”, e em seguida enviá-los para o endereço de correio eletrônico ped.celpa@redenergia.com, com o título “Proposta de Projeto de P&D”. No corpo de texto da mensagem devem constar os contatos do responsável pelo projeto e o da instituição à qual ele está vinculado.

“É importante que o preenchimento do formulário leve em consideração os conceitos definidos no Manual de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico, de maio de 2008, disponível no site da Aneel”, ressalta a gerente do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Celpa, Giorgiana Pinheiro.

Serão aceitas propostas de projetos inéditos, relacionados a temas como fontes renováveis ou alternativas, meio ambiente, combate ao furto, qualidade e confiabilidade, transmissão de dados, medição e faturamento entre outros. Os projetos devem estar vinculados a instituições de ensino superior, centro de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos, fundação de apoio à pesquisa sem fins lucrativos, bem como entidade nacional de direito privado sem fins lucrativos, que apresente em seu estatuto social, dentre suas atividades, a de pesquisa e desenvolvimento. Também podem participar empresas ou consórcios de empresas que apresentem em seu contrato social, dentre suas atividades, a de pesquisa e desenvolvimento.

A entidade que constar no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas, mantido pela Controladoria Geral da União, não poderá submeter proposta de projeto.

Em caso de projetos realizados em equipe, o coordenador deve possuir título de doutor e ter o currículo cadastrado no Sistema Eletrônico de Currículos da Plataforma Lattes do CNPq, que pode ser acessado no endereço eletrônico http://lattes.cnpq.br/index.htm. Os demais membros da equipe poderão ter a função de pesquisador, auxiliar técnico, bolsista e auxiliar administrativo.

Os projetos serão avaliados em duas etapas. Na primeira, passarão por uma análise junto à equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Celpa. Nesta etapa será feita a pré-seleção de no máximo uma proposta por tema. As propostas pré-selecionadas deverão ser apresentadas oralmente pelo coordenador do projeto na sede da concessionária. Na avaliação serão considerados itens como a descrição do projeto, a originalidade, sua aplicabilidade e a relevância. A divulgação dos projetos pré-selecionados será realizada no próximo dia 30 de março e a apresentação oral está prevista para 5 de abril.

Na segunda etapa, os projetos pré-selecionados serão submetidos à avaliação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Após o resultado da avaliação da agência serão divulgados os projetos selecionados, que receberão recursos da Celpa para despesas com recursos humanos, serviços de terceiros, materiais de consumo, materiais permanentes e equipamentos, viagens e diárias e outros.

Serviço: o edital completo está no site da Celpa (www.celpa.com.br), na sessão “Pesquisa e Desenvolvimento”. Para ter acesso ao formulário de inscrição, o candidato deverá acessar o link “Chamada Pública”.

Fonte: RG 15/O IMpacto e Ascom/Celpa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *