HRBA realiza com sucesso primeira captação de órgãos para transplante‏ em Santarém

Hospital Regional

Na manhã desta segunda-feira (20), foi realizada com sucesso a primeira captura de órgãos e tecidos para a realização de transplantes em Santarém (PA). A doadora foi uma mulher de 40 anos que faleceu no Hospital Municipal de Santarém, vítima de AVC. Foram retiradas dela: coração, rins, pâncreas, córneas e fígado. Sendo que do coração foram aproveitadas só as válvulas.

O procedimento foi realizado nas dependências do Hospital Regional do Baixo Amazonas, que  já está preparado para fazer a captura de órgãos e tecidos para a realização de transplantes. Profissionais da área de saúde fizeram capacitação desde o ano passado e começo de 2012, para esses procedimentos.

A Coordenação da Comissão Intra hospitalar de Doação está sob responsabilidade do médico Emanoel Espósito. Este é o primeiro passo para se iniciar os transplantes na região.

O primeiro procedimento é detectar a morte encefálica do paciente, para em seguida proceder a captação dos órgãos. Mas um procedimento da maior importância é convencer os familiares dos pacientes aptos a serem doadores. Depende, portanto, da família a retirada dos órgãos. O diagnóstico e os procedimentos são de responsabilidade do Hospital.

“Nós precisamos conscientizar a população que este é um ato de cidadania, que em princípio não tem repercussão para o hospital ou para o médico, mas para a sociedade. É como doar sangue”, argumenta o coordenador. Para ele, “o entendimento de morte cerebral precisa ser democratizado junto à população. Essa dificuldade de convencimento é verificada  em todo o Brasil, e não apenas no estado do Pará. Fazer um pedido desses numa hora dolorosa, não é muito fácil”, pondera.

Em caso do consentimento da família, o Hospital disponibiliza todo o suporte psicológico e social, facilitando a vida dos familiares envolvidos no contexto. O argumento mais forte, segundo ele, é de que “aquele coração, por exemplo, pode continuar vivo na vida de outra pessoa. A grandiosidade do processo está nesse ato. É como poder decidir e a partir daquele luto possa se evitar que outro luto aconteça” avalia.

Numa doação de órgãos são beneficiados em média 10 pacientes, pela média nacional que são trazidos novamente à vida.

A captação de órgãos em Santarém deve começar quando os familiares estiverem convencidos de que a morte cerebral é irreversível. “Não há um só caso no mundo onde houve reversão”, garante o especialista. Mas outro fator determinante, é o fato de o então paciente ter manifestado em vida a auto declaração de doador.

De acordo com os rígidos procedimentos de transplantes do Brasil, a equipe de médicos da Central de Transplantes do Pará só foi acionada após o cumprimento de todos os requisitos iniciais locais. Na noite de domingo a equipe formada pelos médicos cirurgiões, Dr. Maurício Iasi e Dr. André Rodrigues, Coordenador da Central de Transplantes do Pará, chegou à Santarém por volta de 20h para coletar material para exame de sorologia. Já na madrugada de segunda-feira, o resultado do exame confirmou a paciente como apta a ser uma doadora de órgãos.

Os médicos iniciaram o procedimento cirúrgico para retirada dos órgãos na manhã desta segunda-feira, acompanhados de vários médicos cirurgiões de Santarém, dentre eles o Dr. Erik Jennings, Neurocirurgião e Diretor Técnico do HRBA; Dr. Alberto Tolentino, Cirurgião e Coordenador de Urologia do HRBA; Dr. Emanuel Espósito, Nefrologista, Coordenador da Hemodiálise e da CIHDOTT do HRBA, e demais médicos, enfermeiros, e acadêmicos de medicina da UEPA.

Os principais órgãos como os rins, fígado, córneas e o coração, para retiradas das válvulas cardíacas, foram captados para beneficiar mais de oito pacientes da fila de espera por um transplante no Brasil. Segundo o Dr. André Rodrigues, Coordenador da Central de Transplantes do Pará, os rins e as córneas serão transplantados em Belém, o coração segue para Curitiba, e o fígado deverá seguir para São Paulo ou Fortaleza, de acordo com a Central Nacional de Transplantes (Brasília-DF). “Primeiro externamos nossas condolências aos familiares da doadora pela perda de um ente querido. Mas, também queremos confortá-los com a informação de que o ato de solidariedade que eles tiveram aqui em vai beneficiar mais de oito famílias pelo Brasil que vivem a luta por um transplante de órgãos. Depois queremos parabenizar a sociedade da Região Oeste do Pará por possuir um grande hospital e uma fantástica equipe de cirurgiões altamente capacitada para realizar procedimentos de alta complexidade”, destacou Dr. André.

Para o Coordenador da CIHDOTT, Dr. Emanuel Espósito, essa primeira captação é a comprovação de que o Hospital Regional está preparado para em breve realizar transplantes em Santarém e beneficiar diretamente os próprios pacientes locais. “Os primeiros transplantes que serão realizados aqui no Hospital Regional, no segundo semestre deste ano, serão os transplantes renais e os de córneas. Temos uma fila de espera por estes transplantes de aproximadamente 100 pacientes, principalmente pacientes renais que hoje fazem Hemodiálise aqui no HRBA e no Hospital Municipal de Santarém”, explicou Dr. Emanuel.

Segundo o Diretor Técnico do HRBA, Dr. Erik Jennings, a equipe da Central de Transplantes do Pará, ficou muito satisfeita com a estrutura do Hospital Regional e com a qualidade técnica dos médicos que acompanharam esta primeira captação de órgãos. “Sem dúvida temos uma equipe competente e altamente capaz de realizar em breve os transplantes em Santarém. Estamos trabalhando para cumprir com a programação de ampliação do número de leitos das UTI(s) que irão nos dar o suporte necessário para as grandes cirurgias, inclusive para as cirurgias cardíacas.”, enfatizou Dr. Erik Jennings.

Para o Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, que acompanhou todo o procedimento, a conscientização da população para o ato de doar é fundamental. “Hoje é realmente um dia muito especial. Primeiro quero agradecer a família da paciente doadora. Mesmo num momento difícil de perda, eles tiveram uma atitude de valorização da vida. A doação de órgãos representa esperança e vida para muitas pessoas que estão na lista de espera para transplantes. A implantação dos transplantes no HRBA é uma meta do Governo do Estado, através da SESPA. Depois não posso deixar de parabenizar nossa equipe pela demonstração de competência e qualidade. Sem isso, seria impossível viabilizarmos os procedimentos de Alta Complexidade que estamos implantando. O HRBA cresce a cada dia, tornando-se uma referência no Estado, e trazendo mais qualidade, segurança e humanização para a População do Oeste do Pará”, conclui Hebert.

O médico Erik Jennings, em contato com nossa reportagem, informou que a retirada dos órgãos foi realizada com sucesso e que a notícia já se encontra no site do Ministério da Saúde.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

12 comentários em “HRBA realiza com sucesso primeira captação de órgãos para transplante‏ em Santarém

  • 22 de fevereiro de 2012 em 09:18
    Permalink

    Parabéns a equipe do HRBA por essa grande noticia. Vocês são motivo de orgulho pra todos nós!!
    Percebemos claramente que muitos sabem fazer criticas. Mas, nunca construíram nada em favor de nossa população.
    Vocês sabem \”fazer acontecer\”!!!
    Vocês merecem nosso respeito, consideração e agradecimento.
    Muito sucesso pra vocês!!

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2012 em 19:25
    Permalink

    A equipe médica formada pelos Drs. Mauricio Iasi e André Rodrigues que fazem parte da Coordenação da Central de Transplante do Pará, que serão sempre benvindos a Santarém e ao HRBA, que fique esclarecido que são estes os profissionais responsáveis por este serviço de captura de órgãos para transplante em outros estados seguindo a fila de espera. Depois da triste notícia das cooperativas médicas, esperamos que os concursados sejam logo chamados para que este serviço seja efetuado com melhor qualidade e legalidade. Se o nosso Governo pode sustentar as OS com milhões e estas pagam altos salários a êstes profissionais, é justo que faça o mesmo com os concursados.

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2012 em 18:27
    Permalink

    Com os R$7.000.000,00 (sete milhões de reais) por mês que a Pró-Saúde recebe do Governos do Estado, já era para esta fazendo transplante de órgãos há muito tempo e não somente retirando orgãos de doador para mandar para outros centros do país. Pelo visto, dinheiro tem de sobra para fazer transplante, mas parece que esta faltando tempo dos médicos cirurgiões contratados, que estão trabalhando em muitos lugares. Quem sabe se o Governador Jatene atender logo a demanda do MPE e chamar os médicos concursados o HRBA começa a fazer transplante ainda neste semestre.

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2012 em 15:25
    Permalink

    Não to entendendo mais nada. Se os pacientes ficam aguardando meses por uma vaga no HRBA para fazer cirugias, como o HRBA vai conseguir fazer transplantes? O Governador vai charmar os médicos concursados ou vai abrir concurso público para recrutar mais médicos?

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2012 em 15:08
    Permalink

    Com o aumento do número de cirugias para transplante que serão realizadas no HRBA, fica clara a necessidade do Governador Jatene chamar imediatamente os concurasados que foram aprovados para trabalhar no HRBA. Além disso,o número de médicos sócios das empresas médicas que ganham ótimos salários, não tem tempo para se dedicarem ao HRBA, porque estão em vários empregos. Tudo isso vai agravar a deficiência no atendimento do HRBA aos pacientes de Santarém e dos 19 municipios que devem ser atendidos pelo HRBA. Sr. Governador, nos concursados, estamos esperando que o Sr. atenda logo a determinação judical e chame imediatamente os concursados. Sugerimos também, que sejam feitos novos concursos públicos oferecendo salários iguais aos que são pagos aos médicos contratados pela Pró-Saúde, para suprir as carências antigas no atendimento do HRBA, acabando com a falta de vagas de internação, as filas intermináveis para consultas de especialidade e cirurgias.

    Resposta
  • 21 de fevereiro de 2012 em 11:11
    Permalink

    Todo avanço deve e tem que ser aplaudido. Mas diante das divulgações na imprensa quanto aos contratos das empresas médicas e sem saber qual a maneira dessas escolhas, continuo desconfiando de qualquer \”sucesso\” noticiado, até porque esse médico Tolentino é um dos beneficiados com esse formidável contrato.

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2012 em 17:45
    Permalink

    Nossa, que boa notícia pra todos nós! Achei que esse tipo de procedimento só iria acontecer no HRBA daqui alguns anos.
    Meus aplausos a todos os profissionais do HRBA, vocês são um exemplo de como se faz saúde!!! Show de bola!!!!

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2012 em 16:35
    Permalink

    É isso ai HRBA!!!! Vocês fazem um trabalho fenomenal e nos coloca entre os melhores hospitais do país.. E o melhor de tudo! É de Santarém!Grande abraço pra vocês!

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2012 em 15:26
    Permalink

    Estou muito feliz com essa notícia. Com certeza o dia de hoje representará um grande avanço pra Santarém. Sabemos que temos muitas pessoas que esperam por um transporte. Termos isso aqui na nossa cidade é fantástico. A direção, médicos, enfermeiras e outros profissionais do HRBA estão de parabéns pelo trabalho que vem sendo realizado.

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2012 em 15:19
    Permalink

    Parabéns ao HR. Conseguiu a Acreditação no mês passado e agora faz Captação de Órgãos na nossa cidade. Quem diria que um dia nós teríamos algo parecido aqui em Santarém. A equipe do Regional está de parabéns pela competência e profissionalismo. Precisamos que pessoas assim, que fazem a diferença e traz desenvolvimento pra nossa região.

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2012 em 14:26
    Permalink

    Que notícia maravilhosa. Algum tempo atrás jamais imaginaria que poderíamos fazer algo assim por aqui.
    Estou muito orgulhoso de nosso hospital..

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2012 em 14:23
    Permalink

    Maravilha!! Realmente é um marco para nossa Região. Parabéns ao Hospital Regional que melhora a cada dia e traz desenvolvimento pra Santarém.
    Vocês são nota 1000!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *