Pacientes operados de fissura labial serão reavaliados
Para garantir o acompanhamento e a recuperação das pessoas submetidas a cirurgias labiopalatinas realizadas em Santarém no ano de 2011 pela Operação Sorriso Brasil – uma ONG formada por voluntários – no próximo dia 02 de março (sexta-feira), a secretaria municipal de Saúde (SEMSA) fará a reavaliação pós-cirúrgica desses pacientes. O atendimento iniciará às 8h no Centro de Referência de Saúde da Criança, à Avenida Barão do Rio Branco.
“Os pacientes precisam ser avaliados e o acompanhamento faz parte do tratamento. Este será o segundo atendimento pós-operatório. Tal procedimento é estabelecido no protocolo da Operação Sorriso Brasil, que dispõe que todo paciente operado tem que ser avaliado pelo menos três vezes durante um ano”, explicou o médico Emmanuel Silva, secretário de Saúde de Santarém.
A primeira avaliação dos pacientes foi feita uma semana após a cirurgia; a segunda será agora, após seis meses; e a terceira em até um ano do pós-operatório. O objetivo dos cirurgiões é o de possibilitar a boa recuperação dos pacientes, com consequente satisfação do resultado.
“Esse retorno com os médicos também é oportuno para esclarecimento de dúvidas. Nas avaliações, a equipe médica identifica se haverá necessidade ou não de nova intervenção cirúrgica. Durante o acompanhamento pós-operatório, os pacientes também passam por avaliação odontológica, fonoaudiológica e nutricional”, esclareceu a coordenadora do Centro de Referência de Saúde da Criança, enfermeira Carmélia Almeida.
Os programas cirúrgicos desenvolvidos pela Operação Sorriso têm como principal objetivo devolver o sorriso e a dignidade às crianças e jovens portadores de fissura lábio-palatina.
72 pacientes serão reavaliados no dia 2 de março. O Coordenador da Operação Sorriso em Santarém é o médico Jocivan Pedroso.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes