Prefeita decreta Situação de Emergência em Santarém

Área alagada no Mercado Municipal

No final da tarde desta terça-feira, 08, a prefeita Maria do Carmo Martins Lima decretou Situação de Emergência em todo município de Santarém, considerando enchente anormal, sobretudo, em comunidades de várzea. O estado de alerta municipal foi oficializado através do Decreto nº 089/2012, assinado pela gestora santarena, com efeito de 60 dias, podendo ser prorrogado até completar 120 dias.

Na zona rural, as comunidades do Aritapera, Urucurituba, Tapará, Ituqui, Lago Grande e Arapixuna, foram locais onde foram verificados altos índices de precipitação pluvométricas e aumento significativo das águas do rio Amazonas, fato que causa prejuízo a centenas de famílias que sofrem com  o alagamento de pastos, plantações, e das próprias casas, muitas delas feitas com material inadequado para resistir a fortes alagamentos.

Cheia em Santarém

Área Urbana- Os bairros Centro, Maracanã, Área Verde, Pérola do Maicá e comunidades como Ponta de Pedras, Alter do Chão e Urumanduba, também foram classificados como áreas de risco. A situação de emergência nestes bairros foi provocada por desastres naturais, e caracterizada pela anormalidade decorrente além da enchente a inundação gradual.

Fonte: RG 15/O Impacto e Carlos Cruz

5 comentários em “Prefeita decreta Situação de Emergência em Santarém

  • 10 de maio de 2012 em 20:50
    Permalink

    EM VEZ DE DECRETRA CALAMIDADE PUBLICA DEVERIA ADMINISTRAR COM RESPONSABILIDADE O DINHEIRO PUBLICO SER ISSO ACONTECEÇE NAO NECESSITARIA O MINICIPIO PASSAR POR ISSO.

    Resposta
  • 9 de maio de 2012 em 18:40
    Permalink

    detalhe! toda vez que é decretado situação de emergência em um município,muitas ações podem ser feitas sem licitação.o que pra turma que gosta de desviar recursos publico cai como uma luva ainda mais em um ano eleitoral. para eles não poderia haver noticia melhor. é assim mesmo, enquanto a população sofre vai ter neguinho levando vantagens. podem apostar!

    Resposta
  • 9 de maio de 2012 em 10:07
    Permalink

    Amigo Silva

    Quem por exemplo????????????
    quando o Arroz se mistura com farelo…….

    Resposta
  • 9 de maio de 2012 em 09:55
    Permalink

    Nossa mas que comentário mais negativo. Claro que há trabalho sim. Eu não sou de Santarém e cheguei aqui há oito anos. Acompanhei de perto o crescimento e desenvolvimento da cidade. O bairro onde mora, Jardim Santarém antes desse governo não tinha nada de asfalto. E foi feita a Verbena, Jasmim, Bartolomeu, O restante da Barão, Parque da Cidade. Isso sem falar de outras ruas em outros bairros como a Rui Barbosa, São Sebastião, Tancredo Neves na Nova República, Edivaldo Leite no Santo André, continuação da orla, Praça do Mirante e muitas outras obras…. Tá certo que é preciso muito ainda, mas dizer que nada foi feito é sacanagem também….

    Resposta
  • 9 de maio de 2012 em 07:06
    Permalink

    O Governo Municipal ja deveria ter decretado estado de calamidade em todo o Municipio de Santarém, não so no periodo das cheias, mas em todos os dias do ano. A ex-Pérola do Tapajós não possui sequer uma Avenida/Rua ou Beco que não tenha em toda extenção, buracos, crateras, lixo e outras coisas ruins a atornmentar a População e os condutores de veiculos, que pagam essa conta estúpida de manutenção precoce, que a meu ver deveria ser pago por essas pessoas que vivem brincando de administrar Santarém. Quem sabe um dia, o Povo aceerta e elege alguém com vergonha na cara, e, as coisas mudem para melhor. Para um Povo de fé, milagres sempre acontecem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *