Hemopa Santarém quer ouvir usuário para melhorar cada vez mais o atendimento

 

Hemopa de Santarém

Melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários e potencializar informações sobre o Serviço de Ouvidoria da Fundação Hemopa na hemorrede do Estado. São alguns dos principais objetivos da visita técnica do referido no Hemocentro Regional de Santarém, nesta quarta e quinta-feira (20 e 21), de 9h às 13h, realizado pela ouvidora da instituição Silvânia Assunção, que vai enfatizar a importância da atividade para a melhoria e agilidade dos processos interno e externo da unidade. O sucesso da ação dependerá diretamente do entrosamento da equipe local para disseminar informação e da parceria da imprensa local, que tem papel fundamental para esclarecer e tirar dúvidas do usuário.Segundo a responsável pelo serviço no hemocentro, a socióloga Silvânia Assunção, a atividade vai proporcionar condições de acompanhamento, monitoramento e avaliação pela sociedade, das ações, desdobramentos e impactos das políticas públicas desenvolvidas institucionalmente, ao disponibilizar espaços abertos para opiniões, sugestões, denúncias, elogios, questionamentos, esclarecimento de eventuais dúvidas, entre outros.

De acordo com a estatística do setor, em 2011, por exemplo, das 1.138 demandas, 89% foi do Hemocentro coordenador em Belém, 1.58% do Hemocentro Regional de Marabá, 1.58% do Hemocentro Regional de Castanhal, 0.87% do Hemocentro Regional de Santarém, 1.31% do Hemonúcleo de Altamira, 0.17% do Hemonúcle Abaetetuba, 0.43% do Hemonúcleo de Redenção, 1.05% do Hemonúcleo de Tucuruí e 0.53% do Hemonúcleo de Capanema.Para Silvância Assunção, o serviço vem sofrendo melhorias constantes, contribuindo dessa forma para a democratização e transparência das ações e agilidade nas respostas aos anseios da sociedade. “Queremos ouvir os usuários para saber se estamos atendendo satisfatoriamente as suas demandas”, ressaltou, explicando que o Serviço de Ouvidoria, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é só para reclamar. São várias as considerações: elogios, sugestões, reclamações e esclarecimento de dúvida etc.

São vários os canais de comunicação que o Hemopa disponibiliza a população usuária dos serviços de hemoterapia e hematologia, entre eles, o presencial, por formulário, on line, email e 08002808118.De acordo com ela, o Hemopa é o único órgão do Estado que possui esse serviço on line, por meio de seu site que proporciona contato em tempo em real com o usuário. Se a demanda for encaminhada para resolução de processos, o interessado receberá o número do registro que possibilita o acompanhamento da consideração.A ouvidora do Hemopa não esconde a impressão de que as demandas da hemorrede estão muito baixas. A programação começou com visita técnica mo Hemocentro Regional de Castanhal, nos dias 23 e 24/05; no Hemonúcleo de Capanema, nos dias 29 e 30/05, Hemonúcleo de Abaetetuba nos dias 05 e 06/06; no Hemocentro Regional de Marabá nos dias 13 14/06. Depois de Santarém, o Hemonúcleo de Tucuruí será próxima unidade a receber a visita técnica.

Dos atendimentos efetuados este ano, 739 foram por meio do 0800; 36 por email; e 221 on line; 41 de forma presencial e 38 por formulários, somando um total de 1.075 considerações. Ela classifica que as intervenções em Abaetetuba ainda é bem tímida. De janeiro a maio foram apenas 12 considerações feitas pelos usuários daquela localidade, o que reflete claramente o desconhecimento do serviço.

De uma forma geral, Silvânia Assunção destacou a necessidade de divulgação do acesso on line. “É uma manifestação em tempo real que oferece também número de protocolo para acompanhamento. É uma forma de contato semelhante ao mundialmente conhecimento MSN”, comentou. A próxima visita será no Hemocentro Regional de Marabá, dias 13 e 14/06.

Fonte: RG 15/O Impacto e Vera Rojas

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