Navio dos EUA ataca embarcação pesqueira dos Emirados Árabes
Um navio que carregava mantimentos da Marinha americana atacou nesta segunda-feira um barco de pesqueiro dos Emirados Árabes Unidos, nas águas do Golfo Pérsico, num indício da tensão que envolve a área. Segundo nota divulgada pela agência estatal dos EAU, a embarcação de pequeno porte estava sendo guiada por quatro indianos. Um deles foi morto e outros três estão feridos em estado grave. Ainda não está claro o motivo de a embarcação ter ignorado os alertas do USNS Rappahannock, que atirou após o barco ter se aproximado demais do perímetro de segurança do navio.
De acordo com fontes do Pentágono, a embarcação pesqueira ignorou os alertas emitidos pelos americanos. O barco parecia se dirigir ao porto de Dubai, mas se aproximou em demasia do navio. Os militares tentaram avisar os passageiros da outra embarcação por rádio, quando estavam a apenas um quilômetro de distância. Ao ver que o barco ignorava os alertas, o navio americano deu um tiro de advertência. Como não houve resposta ao aviso, os militares abriram fogo. A Marinha americana argumenta que agiu sob os procedimentos de segurança.
Tarek al-Hedan, um porta-voz do ministério do Exterior dos Emirados Árabes, disse que o incidente será investigado pelas autoridades do país.
As tensões são altas desde que o Irã ameaçou fechar o Estreito de Ormuz.
Fonte: O Globo