Índios invadem sede do MPE em Santarém

Cacique Odair Borari

Na manhã desta terça-feira, 17, índios da região do Tapajós invadiram a sede do MPE (Ministério Público Estadual) em Santarém, pedindo a libertação do cacique Raimundo Tupinambá, preso há treze dias pela Polícia Civil, após ser enquadrado na Lei Maria da Penha.

O cacique Raimundo Tupinambá, representante de sete comunidades indígenas da região do Tapajós, continua na Penitenciária Agrícola do Cucurunã. “Mas até o dia de hoje o Ministério Público e nem o Juiz se pronunciaram sobre a prisão do líder indígena, nem ouviram o cacique e suas testemunhas”, disse o cacique Odair Borari.

Parentes do cacique e vários indígenas de outras etnias fizeram a dança de protesto na sede do MPE, em Santarém, em solidariedade ao líder preso, enquanto esperavam decisão judicial, vindo da promotora Rita. Mais de 100 índios estão sendo esperados para a manifestação.

Fonte: RG 15/O Impacto e Carlos Cruz

10 comentários em “Índios invadem sede do MPE em Santarém

  • 20 de julho de 2012 em 17:43
    Permalink

    Meus amigos a conveniencia dita as regras. É conveniente para mim adotar a cultura dos ditos invasores das terras dos de meus antepassados. Ora bolas! eu gosto de tomar uma pinga (quando não um vinho), gosto de vestir roupas de grife, do celular da hora, gosto do hamburguer, ver televisão, mereço sim ter um carrão, andar de avião e muito mais coisas que o vocabulário de voces brancos vai ser curto.
    Mas tudo isso tem um custo e eu não gosto muito de pegar no pesado, afinal a cultura diz que eu indio sou preguiçoso por natureza. O que me resta? é deitar nos favores do governo pois nós indios somos mais brasileiros doque o josé do lago grande e posso ter tudo isso sem precisar trabalhar. Além do mais eu sou inimputável, tutelado pelo Estado, não posso responder pelos meus atos e leis para mim não valem, a não ser a minha. Vou contar um segredo pra vcs: Eu não sabia que eu era índio, vivia na minha comunidade com uns amigos e a gente cresceu pescando e sobrevivendo como qualquer brasileiro, até que em um belo dia apareceu uma pesquisadora do governo que percisava apresentar números em Brasília para que se mostrasse à comunidade internacional que o Brasil tomava conta de seus índios. Mas não tinha mais índios no sentido puro da palavra, não caçamos mais, não precisamos mais de milhões de ha de terra pra plantar e viver como antigamente….a gente liga e pede a comida no restaurante… é rapidinho que chega. Bom…voltando… a pesquisadora então resolvel o problema indo de comunidade emn comunidade e perguntando quem queria ser índio e ganhar dinheiro do governo, imunidade etc… eu, claro aceitei…meu primo abestado não quis ser índio….hahaha se eu bater em alguém, numa mulher por exemplo, eu não posso ser preso e se for… todo mundo que resolvel ser indio tira os apetrechos do baú , se veste de como tal e vai pra frente das autoridades falando um dialeto improvisado, e te garanto que dá certo. Já meu primo tem que andar na linha. Ah! saindo do forum tem o shoping, eu to sempre lá curtindo uma de branco. Isso tudo é uma ficção da teoria da conspiração, nada é verdade.

    Resposta
  • 18 de julho de 2012 em 17:33
    Permalink

    Concordo plenamente com o \”anônimo\” abaixo e acresto mais: Veja a foto do índio e os demais que se intitulam, todos belissímamente vestidos com roupas de marca (camisa, calça jeans, tennis). Será que não era para ele estar com um cocá, semi-nu, com roupas tipicamente de um cacique? Eles estão vestidos tão bem quanto um astro de hollywood. É brincadeira deste demente.

    Resposta
  • 18 de julho de 2012 em 14:52
    Permalink

    Que Direitos Iguais são estes que só os \”índios\” tem vantagens? Como se define a etnia indígena? Se pintando e se armando de flexas e facões e ameaçando trabalhadores ou órgãos do governo? Respalda-se que tem um monte de vagabundos que se intulam índios, não fazem nada e passam o dia tomando cachaça e pertubando a vida de quem quer trabalhar. Brigam com Deus e o mundo e dizem que são protegidos por lei especial inclusive com proteção da Funai e da Policia Federal enquanto os cidadãos de bem estão a mêrce de bandidos e sem segurança para suas proprias famílias. Tem que colocar na cadeia e aplicar todoas as leis não somente a lei Maria da Penha. Os recursos destinados a eles pela Funai vem do nosso bolso. ACORDA BRASIL: VAMOS TRATAR OS IGUAIS COMO IGUAIS E OS DESIGUAIS COMO DESIGUAIS.

    Resposta
  • 18 de julho de 2012 em 09:31
    Permalink

    A verdade é que os indigenas estão so mostrando que não estão mais no seculo XIX elles ja tem bastante conhecimentos de seu direitos e deveres,,amigos acabou o tempo de indio viver so no mato escondido.indio tambem tem sentimentos indio tambem entende o que é certo ou errado. eu pergunto qual é o branco que entende de \’LEIS\” neste Pais?A gente ve todo dia politicos,bandidos matando,,roubando fazendo horrores hoje amanhã estão soltos…e AI´?quem está certo?

    Resposta
  • 17 de julho de 2012 em 17:48
    Permalink

    Hum, tem que deixar esse indio preso mesmo, eles estão achando que podem tudo, so querem exigir.

    Resposta
  • 17 de julho de 2012 em 15:07
    Permalink

    É SIM, VOCÊS ESTÃO CORRETOS VAMOS NOS PREOCUPAR COM OS INDIOS E VAMOS ESQUECER ESSES POLITICOS BONZINHOS QUE NÃO FAZEM MAL PRA NINGUÉM, SÓ ROUBAM DE VEZ ENQUANDO….VÃO PRA MERDA, RESPEITEM OS INDIOS…

    Resposta
  • 17 de julho de 2012 em 13:55
    Permalink

    TIVE UMA IDÉIA DE ME DAR BEM.VOU ME PINTAR DE INDIO,COLOCAR UM COCAR,UNS CHOGALHO NO PESCOÇO,UMA FLEXA E VOU SAIR POR AI ASSALTANDO,FAÇO UMA PARCERIA COM UMA ETNIA,PARA DIZER QUE SOU DA TRIBO E AI NADA PEGA.TENHA DÓ LEIS,NÃO SOLTA ESSE CARA.PORQUE NÃO FAZER TESTE DA IMPRESSÃO DIGITAL NELE,PARA VER SE ELE REALMENTE É INDIO……….

    Resposta
  • 17 de julho de 2012 em 13:52
    Permalink

    Já ta na hora de dar um basta nesses indios,eles aprontam e não querem que nada aconteça com eles,essas leis brasileiras dão muita regalia para menores e indios,isso tem que acabar,enquanto pais de familia trabalham duro e qualquer coisa são penalizados.EITA BRASIL VÉIO,KKKKKKKKKKK

    Resposta
  • 17 de julho de 2012 em 10:43
    Permalink

    PARECE QUE A BAGUNÇA JÁ ESTA SE AGRAVANDO NO PAÍS.
    ATÉ PESSOAS QUE SE DIZEM ÌNDIOS ESTÃO AFRONTANDO A JUSTIÇA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *