STF nega desmembramento de processo do Mensalão

Ministro Joaquim Barbosa

Seis dos 11 ministros presentes no julgamento do Mensalão nesta quinta-feira votaram contra o desmembramento do processo. Eles analisaram uma questão de ordem trazida por três advogados, incluindo Márcio Thomaz Bastos, que defende o ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado, um dos 40 réus envolvidos no julgamento.

O advogado questiona o fato de todos os réus estarem sendo julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), quando apenas três deles têm essa prerrogativa – os deputados federais Pedro Henry (PP-MT), João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).

O relator Joaquim Barbosa, e os ministros Luiz Fux, Rosa Maria Weber, Dias Tóffoli, Carmem Lúcia e Cesar Peluso votaram contra o desmembramento. Peluso chegou a dizer que se o caso fosse enviado para juízes inferiores, o julgamento se arrastaria ainda muito mais tempo.

Com essa decisão, julgamento segue como o previsto e agora o relator da ação penal, ministro Joaquim Barbosa, lerá um relatório resumido de três páginas lembrando a história do processo.

O processo: A denúncia do mensalão foi feita em 2006 pelo ex-procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, e aceita em 2007 pelos ministros do STF. O esquema, segundo a acusação, inclui compra de votos e formação de caixa dois para a campanha do então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao todo, 40 réus foram acusados pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, peculato, evasão de divisas e gestão fraudulenta de instituição financeira. Dois deles tiveram o processo suspenso. Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT, que fez um acordo com a Justiça para não ser processado e cumpriu 750 horas de serviço comunitário. E José Janene, em razão de sua morte, em 2010.

Fonte: Agência Estado

Um comentário em “STF nega desmembramento de processo do Mensalão

  • 3 de agosto de 2012 em 13:38
    Permalink

    Nutro uma admiração muito grande por este Ministro, Fco Barbosa,ele tem um diferencial de seus colegas,q/ me encanta.
    Ele é o Relator desse caso mega-criminoso chamado de Mensalão. Ele,Min. Fco Barbosa, como relator fará um \”resumo\” do mega-processo-criminal e, a tendencia é dos demais ministros o acompanharem, acompanharem o Relator! Porém ,como esse JULGAMENTO TEM UM viés político, muitos de seus colegas podem discordar.
    É muito interessante cada um de nós , leitor de OImpacto, prestar muita atenção sobre o JULGAMENTO desse MEGA-PROCESSO-CRIMINAL. Devemos ver o q/ a mídia diz e fazer uma análise crítica e SEMPRE LEMBRAR p/ nós não cairmos na mesma super-armadilha.

    PS:ISSO, DE ANALISARMOS E SEMPRE LEMBRAR, SERVE TAMBEM P/ O CASO CACHOEIRA.

    Temos q/ ser frios e calculistas na análise crítica destes megas vexames criminosos históricos do nosso Brasil.
    Devemos lembrar sempre de COMO um ser humano pode ser tão dissimulado hipócrita fingido falso e ladrão ao mesmo tempo!! Melhor dizer assim do q/ baixar o nível e usar palavras vulgares de baixo calão, visto q/ OImpacto é uma empresa de família, respeitosa. Todos nós já sabemos o q/ aqueles cidadãos que são réus, são na realidade, e q/ se confirmará com o fim do mega-proscesso-CRIMINAL.
    Por isso, sejamos frios e calculistas! Realistas e encarar a dor com dignidade!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *