Ronaldo Campos
FALTA ESCLARECER
Passado mais de 15 dias, continua como se nada tivesse ocorrido o caso do jovem de 22 anos, filho do empresário do ramo de medicamentos e sobrinho do atuante vice-governador do Estado, dado como seqüestrado pelo Superintendente da Polícia local na tarde do dia 03, e 15 horas depois estava livre abandonando o cativeiro numa casa do conjunto da Cohab mediante acerto entre familiares e seqüestradores feito pelo celular da vítima, conforme informou inicialmente, onde deve estar gravado os diálogos entre as partes quanto ao pagamento do resgate no valor de 500 mil a dois milhões de reais, segundo comentam, trazendo de Belém numa viagem vapt-vupt delegados encarregados de órgãos ligados a repressão do crime organizado acostumados a lidarem em casos como este. Estranho, para curiosos, do imóvel onde o jovem ficou guardado ser de pessoa ligada ao mesmo ramo do pai do seqüestrado. Nada contra o empresário Rogério Cunha, talvez única vítima da trama mal engendrada, pelo menos caiu com a grana. As histórias narradas acerca do episódio são as mais desencontradas, pior é o silêncio das autoridades policiais. O dirigente da Seccional da Polícia local, onde o teatro foi encenado, devia esclarecer a sociedade se aconteceu ou não o seqüestro, se as negociações via celular existiram e se os diálogos foram gravados ou o jovem estava a procura de notoriedade, o que não conseguiu. Como os envolvidos permanecem de boca fechada e falam do Ministério Publico Estadual ser guardião da sociedade, devia tomar a frente e desvendar o mistério.
PRESTÍGIO EM ALTA
Político com mandato, ligado ao governador Simão Jatene, informa à coluna do deputado Lira Maia ser considerado hoje uma das peças mais importantes nas eleições de 2014 na base governista. Não só por ocupar a presidência do DEM no Estado, com espaço significativo no horário eleitoral, e de politicamente estar consolidado como maior liderança no Oeste Paraense com a eleição de Alexandre Von para a prefeitura de Santarém, e de outros municípios, onde conta com apoio de prefeitos e dezenas de vereadores, podendo cantar de galo entre pretendentes a cargos majoritários, enquanto outras legendas na região não sinalizam o crescimento no presente e nem perspectiva de futuro, o que não acontece com os Democratas em fase ascendente, prestigiados pelo Governador candidato a reeleição. Sendo como sinaliza o informante a tendência da oposição, pelo menos a local, é enxugar gelo por muitas eleições, por falta de lideranças.
SÓ AMEAÇA
Cansada de gerenciar escândalos de corrupção no governo, só em 2011 seis ministros foram afastados ou exonerados “a pedido” e outras dezenas de funcionários do 2° e 3° escalão, acusados de envolvimento com o crime mais praticado no País nesses últimos 10 anos, a companheira, que tem fama de durona, afasta, mas não manda a CGU agilizar na Justiça os processos obrigando os surrupiadores a fazerem a grana ser devolvida aos cofres públicos, prometeu neste ano imprimir a marca da anticorrupção no Governo Federal nomeando para os mais de 20 mil cargos públicos, de sua livre iniciativa, pessoas enquadradas na Lei da Ficha Limpa encaminhando ao Congresso projeto de lei ainda em elaboração estabelecendo a ficha limpa na administração pública federal. Caso seja materializado não deve ficar igual a Súmula Vinculante número 13 do Supremo Tribunal Federal que proíbe dar emprego a parentada até 3° grau sem concurso, em vigor, mas não obedecida e nem respeitada. Como os efeitos da lei aos presentes ou futuros funcionários só é válido quando o candidato possui processo transitado em julgado pelo Supremo e o julgamento demorado, é o mesmo que nada, tudo fica como está.
GANHA NO GRITO
Com murros, dedo em riste, palavreado alto como se estivesse falando a um plenário de surdos quando da tribuna do Senado denuncia parlamentares com ações a serem julgadas pelo Supremo, onde dispõem de foro privilegiado, pedindo agilidade nos julgamentos, apesar de sua trajetória política não ser um rosário de virtudes como propaga; o Ministério Público que apura irregularidades ocorridas na Assembléia do Pará, quando presidente, e da nota oficial publicada na imprensa em dezembro de responsabilidade da Associação dos Magistrados do Estado em defesa de um Juiz acusado de corrupção, o senador Mário Couto pelo seu destempero verbal fazendo acusação sem provas, pode pisar na bola quanto a sua afirmativa do presidente da Federação Paraense de Futebol, Coronel aposentado da PM, Antonio Nunes, ser corrupto e desviar verbas oficiais recebidas pela entidade. A Comissão Especial formada pelo Senado em dezembro, a seu pedido, para investigar federações de futebol no País visando a do Pará, pode dar zebra, colocando o Senador em situação vexatória diante dos colegas. Alguns presidentes e ex de clubes da capital afirmam do militar possa não ser flor que se cheire, mas dificilmente vão encontrar os desvios anunciados pelo Senador.
PELA NONA VEZ
Pela nona vez em 10 anos nos governos petistas os aposentados e pensionistas da Previdência Social recebendo acima de 1 salário mínimo tiveram seus proventos corroídos, abaixo do reajuste dado ao mínimo 9%. Os segurados da classe (9.2 milhões) mais desprestigiada da nação tiveram 6,2% muito abaixo da inflação furada anunciada pelo governo. Para quem embolsava há 20 anos o correspondente a 20 salários mínimos hoje reduzidos muito abaixo de 5, o tempo passado do falso porto seguro anunciado a época pelo governo, deixa saudades. Não por falta de contribuições, mas por terem entupido o órgão de “aposentados”, muitos falsos, que nunca contribuíram ao sistema previdenciário. Agora, seringueiros, maioria piratas, ganhando religiosamente 2 mínimos/mês, que nunca entraram num seringal e nem conhecem sernambi, não faz sentido.
ASPONES
Os “senadores” do senadinho das laterais da Garapeira Ypiranga na praça da Matriz na sessão de terça (15) comentaram do prefeito Alexandre Von estar sendo assediado para nomear assessores, os famosos aspones, aqueles temporários que embolsam dinheiro do povo ganhando acima dos efetivos e concursados não fazendo porra nenhuma a não ser receberem a grana no fim do mês e ficarem de pernas pro ar vendo o tempo passar. Como o Alexandre é ajuizado não vai permitir esta asneira usada em administrações passadas. Tudo é questão de senso e juízo, o perigo é começar, aí ninguém segura.
AS MULHERES DE NOVO
Recente a coluna divulgou da aprovação no Senado Federal do Projeto de Lei, aguardando a sansão presidencial criando o Fundo de Amparo as Mulheres Agredidas “FNAMA” concedendo ajuda financeira acima do mínimo durante 12 meses às mulheres agredidas pelo parceiro que batem a porta da justiça em busca de socorro. Domingo 13, jornal da capital divulgou de quase 200 por mês em Belém estarem sendo vítimas do inimigo que dorme ao lado, ou seja, o marido, o amante ou o Ricardão, fora as que levam peias e não denunciam os valentões. Com a Bolsa Porrada o número deve aumentar e ficar pior que o seguro defeso (pescadores), onde maioria são fabricados, não conhecem caniço nem anzol. Aguardar pra ver.
CHORADEIRA GERAL
Em todo o País a situação é a mesma, maioria dos prefeitos empossados em 1° de fevereiro, encontraram prefeituras em situação de penúria, sucateadas. Desvio de repasses constitucionais, sumiço de documentos, computadores e salários de servidores em atraso. No Pará onde os prefeitos não se reelegeram nem fizeram sucessor a choradeira é geral. Para exemplificar, o de Marabá afirma da Prefeitura dever acima de 50 milhões e de 17 milhões de verbas federais destinadas a rede municipal de ensino terem sido desviados. A de Santa Maria do Pará decretou estado de emergência por 90 dias, diz ter recebido só o prédio, computadores e CPUs, móveis e veículos sumiram. Aqui próximo, a prefeita de Prainha, filha de conselheira e ex-presidente do TCM deitou falação, denunciou o sucateamento do Município e as máquinas pesadas desapareceram, devem estar descendo o rio. Realmente, a sede ao pote de muitos ex foi desmedida, embora alguns aleguem inocência, infelizmente vão responder ações junto ao Ministério Público Estadual por improbidade administrativa que nunca terminam, pagando advogados e contadores com o produto dos furtos e nas municipais de 2016, muitos vão tentar voltar como candidatos, para completar as obras inacabadas, ou seja, roubarem.
BUMBUM PRA LUA
Bem poucos mortais têm esta sorte. Os brasileiros funcionários públicos divididos em várias categorias possuem milhares de motivos de fazerem greve reclamando de salários, normal, quando um ascensorista do Senado Federal percebe ganhos mensais acima do pago a um general do Exército e de muitos reitores de universidades. Ricardo Teixeira, que por mais de 20 anos comandou o futebol no Brasil, como dirigente máximo da Confederação Brasileira de Futebol “CBF”, hoje residente em Miami com ascendência na FIFA, onde o ex-sogro, João Havelange, cansou de ser presidente, foi contemplado com aposentadoria como ex-membro da entidade de 60 mil reais/mês até o ano de 2030, mais 120 mil que caem na conta por serviços prestados a CBF. Para quem acumulou escândalos e várias acusações de corrupção, principalmente da FIFA, culminando com seu afastamento com aplausos da companheira Dilma, não deixa de ser um prêmio ao qual bem poucos têm acesso. Entrou no mundo da bola pobre e saiu milionário. Nasceu de bumbum pra lua.
CONFORTO
Há mais de 30 anos o sistema penitenciário brasileiro é taxado por autoridades judiciárias e cultores do direito como falida, falta de vagas e dos próprios, com exceção de bem poucas penitenciárias, estarem em situações precárias, mas bastou a condenação a prisão em regime fechado de alguns dos réus do mensalão ligados ao PT, ainda no aguardo das publicações dos acórdãos pelo Supremo para serem recolhidos, para o atual Ministro da Justiça levar a coisa a sério. Neste início de mês o Ministro esteve com o presidente do Supremo, Joaquim Barboza mostrando a necessidade dos Poderes trabalharem para melhorar as condições das prisões no país. O mesmo vai ser abordado com o presidente do Senado e com o Procurador Geral do Ministério Publico. Um deputado do Maranhão, inimigo de Sarney, presidente na Câmara Federal da Comissão de Direitos Humanos sugere a construção de alojamentos 5 estrelas existentes em alguns países onde o preso dispõe de cela individual, TV tela plana, banheiro com água quente, computador e frigobar. Bastava a presidente querer, a crise no sistema penitenciário estaria resolvido, para quem deseja implantar Trem Bala no valor acima de 40 bilhões isto é peixe pequeno, não como quer o deputado maranhense. Um outro, do PP do Rio de Janeiro, exagerado diz: prefere as cadeias lotadas de vagabundos que os cemitérios cheios de inocentes.
CHEGOU A VEZ DOS SEM TETO
Mês de dezembro em São Paulo numa comemoração tradicional de Natal congregando associações de catadores de lixo e famílias de moradores de rua com a presença da presidente Dilma, a companheira pediu a assistência dos nada sabem desprovidos da sorte mostrou a necessidade de se unirem à sociedade, ajudando a combater maus feitos cometidos e a violência, sendo favorável a serem punidos quando erram. Mês depois, condoída pelo dia a dia dos inquilinos de viadutos e marquises onde fazem moradas e perseguidos pela Polícia quando dormem nas calçadas da capital paulista, a excelência determinou que parte das residências onde estejam sendo construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida sejam destinadas as famílias pobres dos Sem Tetos percebendo abaixo de 1 salário vivendo como indigentes, determinou a ampliação do programa em quase 300 municípios para que sejam atendidas. Em Santarém, onde milhares estão em construção, a ordem da excelência deve ser obedecida, uma cota deve ser reservada já que na cidade existem vários grupos comandados por notórios trapalhões.