Falta de gestão no IFPA de Itaituba prejudica alunos

IFPA de Itaituba não vem cumprindo seu papel de preparar a população
IFPA de Itaituba não vem cumprindo seu papel de preparar a população

“O que era para ser um grande centro de formação de profissionais, que a população tinha uma perspectiva de melhora para a sociedade, formando profissionais para atuarem no campo trabalhista do município de Itaituba, no Oeste do Pará, trazendo transformação na vida dos alunos, hoje tem se tornado um pesadelo, tanto para pais como para alunos, pois a implantação do IFPA em Itaituba não vem cumprindo seu papel de preparar a população para a vinda das grandes empresas, nos deixando imensamente tristes e decepcionados”, expressa Luiz Sadeck, o popular Peninha, eleito vereador pelo PMDB, mas que ainda não assumiu o mandato por conta de seu processo estar tramitando em Brasília.

A falta de gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) tem preocupado os pais e alunos, a reclamação é geral, inclusive a falta constante de professores tem provocado a evasão de muitos alunos, continuou o ex-edil. Quando começaram a funcionar os cursos técnicos (três) e superiores (dois) estudavam mais de 300 alunos e ao passar do tempo, com a falta de gestão a qualidade de ensino caiu muito e com isso a desistência dos alunos aumentou surpreendentemente. Hoje, funcionam 9 turmas, que deveriam ter em cada uma 40 alunos, mas com a evasão de mais de 100 alunos tem turma que possui apenas 12 alunos.

Luiz Fernando Sadeck dos Santos, 55 anos, ex-Vereador em Itaituba, com 6 mandatos, fez o desabafo: ”Sou pai de dois alunos, lamento a falta de gestão que tem causado uma grande preocupação. Tem dia que meus filhos assistem apenas uma aula. Isso é um absurdo. A falta de professores é constante. Professores entram de licença maternidade ou de férias e a direção não toma nenhuma providência em contratar substitutos”.

Outro fato, é que os professores são concursados com dedicação exclusiva, entretanto, não cumprem, pois possuem vínculo com outras empresas. Como exemplo, a professora concursada Djalmira de Sá, que é professora de Língua Portuguesa, mas possui vinculo com a Empresa FAI, poucas vezes esta professora vai à escola, segundo denunciaram os alunos. O professor Manoel Neto é concursado e coordenador do curso de Edificação, pouco aparece na escola e quando vai ao IFPA não demora muito tempo. Hoje, Neto é Secretario Municipal de Infraestrutura do Município de Itaituba, cargo que exige dedicação exclusiva, assim como no Instituto, com isso deixa a desejar no Ensino do IFPA e na gestão da Secretaria. A disciplina básica, Educação Física, desde 2012 e nem 2013 está tendo aula, por falta de professor. Outra disciplina, Desenho Técnico e Desenho Arquitetônico, a professora ficou quase seis meses sem dar aula, por se encontrar de licença e a Instituição sem nenhum compromisso com nossos filhos se preocupou de contratar substituto para o período de licença da titular da disciplina.

“Estes problemas têm causado constrangimentos aos alunos que pedem transferência para outras escolas, tendo que voltar para primeiro ano, já que as escolas não aceitam alunos vindos da IFPA por conta de pendências de disciplinas não administradas ou ministradas pela metade, como é caso da disciplina de Física”, ressalta a enfermeira Ângela Maria Costa Braga, que tem uma filha estudando no IFPA. “Minha filha está sendo obrigada a estudar em outra escola para aprender e se preparar para fazer o vestibular. O que observo é que estão brincando de fazer educação no IFPA de Itaituba e nós, os pais, estamos aceitando calados, sendo omissos com o que vem acontecendo com nossos filhos”, concluiu a enfermeira.

A questão afeta todos os cursos do IFPA. O curso de Análise e Sistema, curso superior, por exemplo, era para ser concluído em três anos, no caso este ano, mas por falta de professores o curso vai se prolongar por mais um ano. Para o aluno Márcio Mendes, 33 anos, do curso de Análise e Sistema, a falta de professores é constante. Disse que desde quando começou o curso, nunca teve uma aula de Contabilidade, Economia e Informática na Sociedade, porque não tem professores dessas disciplinas. Márcio é aluno do curso de Análise e Sistema na parte da tarde e está revoltado, pois esperava concluir seu curso este ano e afirmou que entre os professores que mais faltam na escola, é a professora Djalmira de Sá. Ele e outros alunos estão elaborando um documento para entrar no Ministério Público pedindo providências.

Fonte: RG 15/O Impacto

 

 

 

5 comentários em “Falta de gestão no IFPA de Itaituba prejudica alunos

  • 23 de abril de 2013 em 20:58
    Permalink

    amiga Manddy, se não fosse a midia até \’hoje voces estavam enfrentando os problemas com falta de professores e voce foi uma das que procurou o Ministério Público para denuncioar e agora quer tirar uma de defensora da professora que foi denunciada.Quero dizer para voce e para a professora Djalmira, que se eu não denunciasse até hoje a ifpa DE ITAITUBA ESTAVA Como VOCE BEM SABE, já que foi voce e seus colegas que denunciaram para mim as irregularidades. Com referencia o comentário da professora Djalmira, estou surpreso de ter lido tanto alta afirmação de sua capacidade, mas esqueceu do ´principal, que é a HUMILDADE de reconhecer seus erros. Suas aulas são em forma de telecurso e em vez de ensinar, fica falando de seu livro e mostrando suas fotos de viagem que realizou, como sua ultima viagem a Portugal, n uma maneira de debochar dos alunos e se alto promover. Querida professora, espero que agora, a senhora possa desempenhar sua verdadeira função, como bem a sen hora diz, que ganha muito bem,para lecionar, ensinar e não ficar agrtedindo na sala de aula alunos. Por favor ensine, para que amanhã seus alunos possam se orgulhar da professora que tiveram. O Peninha, sempre lutou e sempre vai continuar lutando. Minha historia é de vitorias e sempre que fui candidato fui eleito e não precisei subir ou me promover nas costas de ninguem. Se minhas denuncias lhe ofenderam, é porque eu tenho razão.Tanto é verdade, que depois das denuncias minhas e dos alunos no MP muita coisa melhorou e ainda vai melhorar mais,pelo menos este é o objetivo meu e dos alunos. Um abraço do Peninha.

    Resposta
    • 14 de julho de 2013 em 18:33
      Permalink

      Esse rapaz, tenho até peninha dele, desempregado, atirando para todos os lados para ver se consegue emprego público. Mas, assim, com ficha suja, fama de corrupto e sem saber ler nem escrever Peninha não irá conseguir emprego nem de suas especialidades \”corrupto, difamador e invejoso\”.Que educação você está dando para seus filhos? Vai prepará-los para corruptores, vadios e difamadores? Eu tenho uma história de boas ações, pesquise sobre mim e não encontrará mais do que vitórias e o que é melhor, contribuição com a humanidade. E Peninha tem o que no seu histórico? Pelo que sei, além de politicagem suja, compra de votos, reprovação no exame de massa; como uma pessoa dessa quer ter conhecimento de metodologia do ensino? Teleaula é uma inovação dos tempos atuais e falar sobre viagem a Portugal é uma obrigação de todo professor de Português que tem o meu nível. Falar sobre minhas obras em sala de aula é um mérito que todo professor escritor tem de dar exemplo sem copiar o que é dos outros, como você faz, porque você é do tempo da cópia, do cuspe do giz. Vai estudar Peninha, ainda é tempo. Procure uma boa professora de Português.

      Resposta
  • 18 de março de 2013 em 09:13
    Permalink

    Muito bem Doutora D\’jalmira de Sá, concordo com a mesma em todas suas palavras e afirmações. Políticos Incompetentes, que não tem inteligência de conseguir / conquistar o seu espaço com dignidade e ficam fazendo ridicularidades na mídia. Mídia nunca teve poder algum de resolver problemas, muitos menos será agora.

    Resposta
  • 15 de março de 2013 em 13:26
    Permalink

    Peninha: no desespero de sua cassação quer ser visto para ser lembrado, e para isto está usando os filhos e os amigos, prometendo até a direção do IFPA e emprego na rede publica para professores de sua coligação. Entretanto, não entendo porque escolheu justamente o meu nome para conseguir mídia. Quero deixar claro aos blogs que copiaram essa difamação que não tenho e nem uso nenhum envolvimento político partidário nem preciso da política para ter emprego público; sempre consegui por concurso, conhecimento e competência e se algumas vezes precisei faltar foi por convocação do MEC para elaborar provas de ENEM e do ENADE e nenhum órgão público pode negar afastamento justificado para servir à sociedade; também precisei faltar por licença médica. Para sarar a inveja de vocês eu aconselho que estudem assim como eu e parem de publicar textos mal escritos e de teor difamatório, isto prova que vocês são incompetentes e não merecem nem entrar no serviço público. E só para instigar os invejosos de plantão: eu tenho o maior salário do IFPA mesmo contabilizando faltas e com um monte de urubu desejando que eu me dê mal. Todos os blogs de comunidacores incompetentes copiaram este pseudotexto porque não tinham argumentos nem condições de redigir um texto original, ou seja, não sabem escrever, enquanto eu além de saber escrever mbém tenho a certeza que vocês jamais alcançarão o nível intelectual que eu consegui, em que uso a palavra para semear o bem, sem precisar de política para conseguir cargo sem precisar roubar o semelhante.

    Resposta
  • 15 de março de 2013 em 10:51
    Permalink

    No Campus Conceição do Araguaia nós enquanto alunos deflagramos uma paralisação estudantil, tomamos o Campus e bloqueamos a entrada de servidores… A vinda do reitor não tardou, (10 dias), mas a realidade é que muito pouco poderá ser feito. A reitoria se comprometeu a trabalhar com todos os diretores de campus (reunião acontece hoje 15/03) na tentativa de remanejar professores que estejam com baixa carga horaria, para que venham cumprir suas cargas em outros campus assim amenizando a carência GERAL de professores no Instituto. Mas o processo não é garantido já que as direções possuem autonomia e esta liberação de professores depende da aprovação dos diretores…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *