Mototaxistas clandestinos fazem manifestação em Santarém
Uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 03, na Câmara Municipal de Santarém, discutiu a atual situação do serviço remunerado de transporte de passageiros em motocicletas em Santarém, feito de forma clandestino. Na semana passada, diversas manifestações de mototaxistas permissionários foram vistas nas ruas de Santarém.
Os permissionários cobram junto a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) o combate aos clandestinos, além do aumento da tarifa atual de R$ 3,00, para R$ 4,00. Uma reunião foi marcada para esta terça-feira, 04, entre o prefeito Alexandre Von e os representantes do Sindicato dos Condutores Autônomos de Mototaxistas do Município de Santarém (Sicams).
Por outro lado, um grupo organizado de mais de 400 não permissionários participou de uma reunião, na tarde desta segunda-feira, 03, com representantes da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Santarém. Eles informaram que a reunião serviu para que fossem ouvidas as reivindicações da classe dos clandestinos, na qual estava sendo solicitado o reconhecimento do serviço.
Estiveram presentes na reunião, os vereadores Ney Santana, Rogério Cebuliski, Silvio Amorim, Dayan Serique e Geovani Aguiar.
Minutos antes do encontro, o grupo de motataxistas não legalizados esteve de forma organizada em frente à Câmara de Vereadores, realizando um protesto pacífico. Depois de mostrar as reivindicações, os motocondutores foram recebidos pelo Presidente da Comissão de Transportes, vereador Ney Santana, além do vereador Rogério Cebuliski.
O líder da manifestação, Sidney Xavier, disse que a classe quer respeito pela sociedade e pelos governantes, principalmente pelos motocondutores trabalharem com base na Constituição Federal, de acordo com o direito de ir e vir. “Queremos dignidade, também somos pais de família, pagamos todos os nossos impostos. Esse movimento não é para badernar, para obstruir ruas nem denegrir a imagem de alguém. Estamos aqui só pra reivindicar nosso direito”, garantiu Xavier.
Fonte: RG 15/O Impacto
realmente esses porcos de mototaxista são uma PRAGA na nossa cidade. somente dependemos do PREFEITO VON para acabar com esta PRAGA.
isso são uma cambadas de vagabundos,malandros, eles se esconde atrás das moto, mais na realidade são todos malandros. o 4 asas vc esta certo sim, tem que acabar com esses ônibus velhos e colocar ônibus decente para que o povo viaje com qualidade.
tem que acabar com todos legalizados e clandestinos. fazer terminal de integração de onibus. colocar onibus COM QUALIDADE DE ÕNIBUS. para rodar até as 01:00hs,O SANTARENO VAI PAGAR SOMENTE 1 PASSAGEM E VAI ANDAR PARA TODOS OS BAIRROS abrir concurso para guarda municipal.
eu nunca vi município sem guarda municipal, só aqui mesmo em SANTARÉM-PA, AQUI É TUDO BAGUNÇADO É SÓ SEBOSIDADE.VOU VOLTAR A FALAR NESTA IMUNDICE DE ÁGUA SUJA QUE CORRE NOS CANTOS DAS RUAS NA CIDADE E NOS BAIRROS, VOU FALAR TBM EM CALÇADAS, AQUI O PEDESTRE ANDA NA RUA
Acredito que a única maneira de tentar solucionar o problema é aumentar o número dos mototaxistas credenciados, vejamos por que: Com o aumento dos credenciados, o Poder Público consequentemente vai aumentar seu poder de arrecadação das taxas, impostos municipais, etc; os quais têm que ser revestidos na melhora da Fiscalização, coibindo assim os chamados \”Clandestinos\”; Os Mototaxistas credenciados obrigatoriamente têm que ter suas motocicletas na cor \”Branco\” e devidamente uniformizados (colete); esta medida obviamente vai reduzir os índices de criminalidade que vem assustando nossa cidade, onde várias ocorrências de assaltos são realizadas por motociclistas com motos de cores variadas, preta, vermelha, etc; consequentemente as motos na cor \”branca\” dos mototaxistas credenciados, à princípio não seriam utilizadas para fins criminosos; o Cidadão comum, que tiver sua moto de qualquer cor, obviamente não se envolveria no serviço de mototaxista; ou seja, vemos que a demanda é crescente de mototaxistas clandestinos na cidade, se de fato, eles alegam querer trabalhar legalizados, têm que ser credenciados pelo Poder Público, Fiscalizados e pintarem suas motocicletas com a cor \”branco\” característica dos Mototaxistas legalizados. Resta por fim, que a sociedade de modo geral, o usuário que utiliza os serviços de mototaxista, ter consciência e só chamar e utilizar um mototaxista legalizado; não pegar clandestino; se todos agissem assim evitaríamos muitos crimes que são cometidos e abusos divulgados pela imprensa.
Os permissionários não querem concorrência! Se com a presença dos \”clandestinos\”, eles tratam mal o usuário do serviço, imagina se não tiver concorrência…