Prefeito foge para não receber manifestantes em Oriximiná
Com o objetivo de chamar atenção das autoridades para vários problemas que assolam a sociedade, centenas de pessoas participaram de uma manifestação, na manhã de quarta-feira, 26, em Oriximiná, Oeste do Pará. A concentração começou no Campo da Galiléia, na Avenida Carlos Maria Teixeira.
Participaram da manifestação estudantes, trabalhadores, desempregados, agricultores, funcionários públicos. Portando faixas e cartazes, pintados com as cores da Bandeira do Brasil e enfeitados com nariz de palhaço, durante o protesto, o povo reivindicou melhorias nas áreas de saúde e segurança pública, infraestrutura, educação, reforma política e agrária, mais investimentos no campo. Um grupo protestou contra os interesses da gestão atual de Oriximiná, nepotismo, entre outros.
A estimativa da coordenação é de que cerca de 1,5 mil pessoas participaram do manifesto. O prefeito de Oriximiná, Luiz Gonzaga Viana (PV), não foi encontrado para receber os manifestantes. Fontes informaram que o Prefeito teria fugido da cidade.
Segundos moradores, na quarta-feira também não houve expediente na Prefeitura de Oriximiná. Por ter sido no meio da semana e não ser feriado, a falta de atendimento na Prefeitura de Oriximiná gerou desconfianças na população. Informações dão conta de que o prefeito Luiz Gonzaga e os vereadores da base governista não se encontravam na cidade.
Os vereadores da base aliada também não compareceram na sessão da Câmara Municipal de Oriximiná, na manhã de quarta-feira. De acordo com parlamentares da oposição, a CPI dos Tributos foi arquivada pela base aliada de Gonzaga.
Após alguns minutos de caminhada, a comissão organizadora do manifesto foi recebida pelo Juiz da Comarca de Oriximiná. Na ocasião, a comissão solicitou ao Magistrado mais rigor em relação aos processos que tramitam na Comarca, nos casos de improbidade administrativa, onde o Prefeito responde por várias acusações.
Foi realizada, também, uma parada em frente à Secretaria de Educação, onde os manifestantes cobraram satisfações da secretária Hilda Maria Viana da Silva sobre as irregularidades da “escola fantasma” denunciada em reportagem do Jornal “O Impacto”.
A comissão não foi recebida pela Secretária e manifestou-se contra o desinteresse da administradora e, também no que diz respeito às causas da juventude, como a agilidade na conclusão da Escola Tecnológica e de convênios com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para a instalação de mais cursos de graduação, uma vez que o Município tem potencial por ser produtor de minério, como a bauxita.
Depois de algumas horas de caminhada, no final da manifestação, um grupo de vereadores recebeu a comissão e se comprometeu a analisar as reivindicações dos manifestantes e solucionar os problemas que assolam a população de Oriximiná. A manifestação ocorreu de forma pacifica e contou com apoio da Polícia Militar e do Grupo Tático Operacional (GTO), de Santarém.
Fonte: RG 15/O Impacto
AGORA SIM O POVO ESTA MOSTRANDO PARA Q REALMENTE SERVE. NAO SO PARA ENCHER O BOUSO DE ALGUNS POLITICOS CORRUPTOS ….
AINDA BEM Q NESSE ULTIMO ANO DE ELEIÇAO ENTROU REPRESENTANTES DE GARRA…..COMO O VEREADOR TOBIAS CARVALHO Q ESTA TENTANDO FAZER ALGO POR ESSE MUNICIPIO….. UM DOS POUCOS A PLAUDIDO PELO POVO DURANTE A MANIFESTAÇAO EM FRENTE A CAMARA….
TEM RAZAO NAO TEMOS QUE CONFIAR NESSES POLITICOS QUE A TEMPO ESTAO POR AI, E POR FALAR EM ORIXIMINA PELO MENOS VEMOS QUE O SR GONZAGA FEZ E TA FAZENDO MUITO PELO NOSSO MUNICIPIO, NAO PODEMOS DIZER O MESMO DO CANALHA DO JUNIOR FERRARI QUE APRONTA MUITAS MALANDRAGENS E SE PASSA COMO O BONZINHO, MAIS 2014 JA CHEGA E O FIM DA ERA FERRARI TAMBÈM, BASTA RENOVAÇAO , NAO MAIS LADRAO