Secretário pede união de poderes para combater criminalidade em Santarém
Para combater a criminalidade que se estendeu em Santarém, Oeste do Pará, nas últimas semanas, o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Dr. Luiz Fernandes Rocha, em entrevista exclusiva à nossa reportagem, sugeriu uma ação conjunta da Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, conselhos comunitários e o Governo do Pará, para que possam criar o Gabinete de Gestão Integrada.
Além da sugestão da criação do Gabinete de Gestão, o secretário Luiz Fernandes garantiu que existem ações que estão sendo trabalhadas não somente na parte de segurança pública, mas de intervenção policial. Para ele, a política que está sendo trabalhada e desenvolvida é a integração de políticas públicas e de segurança pública, que se enquadra dentro de um novo modelo, o de instalação das Unidades Integradas Pró-Paz.
“Antes Santarém tinha apenas uma unidade, que é hoje, a 16ª Seccional. Temos agora a de Mojuí dos Campos, que pertencia a Santarém e, que hoje é um novo Município. Temos a de Alter do Chão e inauguramos a unidade da Nova República”, ressalta o Secretário.
Segundo ele, o diferencial das unidades, é que vai unir políticas públicas com segurança pública, principalmente para trabalhar as áreas de risco com a população em vulnerabilidade, basicamente com crianças e adolescentes. “Para que a gente evite com essas políticas públicas trabalhando Município e Estado, junto com a segurança pública, que esses menores de idade entrem para o crime”, afirma.
De acordo com o secretário Luiz Fernandes, na parte de equipamentos, Santarém está recebendo 40 novas viaturas policiais, entre motos e carros. Ele garante que na medida em que aumentar o efetivo, o Estado poderá adicionar os equipamentos, além do concurso da Polícia Militar que está em andamento, com cerca de 2.180 vagas.
“Parte deles vem aqui para Santarém. Tem também o concurso da Polícia Civil com mais 670 policiais. Já mandamos para cá um helicóptero para ajudar na segurança pública, que era um anseio da população e está havendo a capacitação de policiais”, enfatiza.
O secretário Luiz Fernandes disse, ainda, que participou de uma reunião no último final de semana, com os vereadores de Santarém, onde conversou sobre segurança pública e mostrou a necessidade de se trabalhar toda a sociedade, não só a Câmara, mas também a Prefeitura e as lideranças comunitárias.
“Podemos criar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal que é uma política nacional, tudo isso pra ajudar no controle social. Hoje, em todos os veículos temos rastreadores com rádio digital. Precisamos estar unidos já que não vai faltar equipamentos pra isso”, concluiu.
Fonte: RG 15/O Impacto