IBAMA esclarece sobre destruição de trator

Trator incendiado
Trator incendiado

As fotografias nas quais agentes do IBAMA aparecem inutilizando um trator usado para fazer extração ilegal de madeira não foram tiradas em Trairão ou Castelo dos Sonhos, no Oeste do Pará. Um sítio na internet de Novo Progresso e um blog de Santarém publicaram as imagens, sem procurar o IBAMA para esclarecer os fatos, atribuindo erroneamente a autoria da ação a agentes do instituto na operação Hileia Pátria, que combatem há 15 dias desmatamentos irregulares e outros crimes ambientais na região.

A destruição mostrada nas fotos ocorreu em 2012, durante a operação Soberania Nacional, nos municípios de Nova Mamoré e União Bandeirante, no estado de Rondônia. O trator estava envolvido em extração ilegal de madeira, já havia sido apreendido outras duas vezes pelo IBAMA e foi sabotado pelo infrator para não ser retirado do local. A partir da identificação dos fiscais que apareceram nas imagens, o instituto teve como saber exatamente onde e quando aconteceu a ação.

Trator estava envolvido em extração ilegal de madeira, em Rondônia
Trator estava envolvido em extração ilegal de madeira, em Rondônia

A inutilização do trator foi legal e atende ao exigido no artigo 101, inciso V, do Decreto Federal 6514/2008. O Núcleo de Fiscalização do IBAMA no Pará já verificou o caso junto ao coordenador da ação em Rondônia e confirmou que todos os termos exigidos pelas normas para a destruição do maquinário foram lavrados pelos fiscais.

Sobre a postura dos agentes ambientais, o IBAMA informou que o caso será analisado tanto pela Coordenação de Fiscalização, em Brasília, quanto pela chefia de Fiscalização em Rondônia, onde ocorreu o fato. Uma sindicância investigativa poderá ser aberta para apurar se a publicação das fotos nas redes sociais feriu normas da Fiscalização. Caso se comprove algum desvio de conduta, os servidores poderão ser punidos por meio de um processo administrativo disciplinar.

Nelson Feitosa

Jornalista e Analista Ambiental

Assessor de Comunicação do Ibama no Pará.

Fonte: RG 15/O Impacto e Portal Trairense

2 comentários em “IBAMA esclarece sobre destruição de trator

  • 9 de julho de 2013 em 18:27
    Permalink

    Essa foto pode até não ser da região Oeste do Pará, mas aqui se pratica este mesmo sistema de operação.
    Não sou a favor do desmatamento, todavia acho interessante q na amazônia só se pode utilizar 20% da terra, enquanto em outras regiões é até 80%. CADÊ A ISONOMIA?
    Por que não obrigam as outras regiões a fazer reflorestamento?
    As outras regiões se desenvolveram, tem empregos com bons salários, enquanto que aqui na região praticamente não tem emprego, e os que tem são com salários baixos.
    Se querem floresta mantida, então deveriam parar salários aos moradores da nossa região por árvore em pé.

    Resposta
  • 9 de julho de 2013 em 15:18
    Permalink

    e bom fode com as coisa dos outros, o governo gasta tanto dinheiro com essas operacoes por q nao tras empresas para esses lugares para o povo trabalha,nessas regioes o forte e madeira nao tem outra alternativa se nao fazer isso morre de fome mas fazer oq ne o governo so sabe e roba

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *