65 mil pessoas já foram beneficiadas nas ações do Viva a Vida

Idosos terão atenção especial no Projeto
Idosos terão atenção especial no Projeto

Inicia nesta quinta-feira, 1º de agosto, a décima primeira edição do projeto Viva a Vida, organizado pelo Sistema Tapajós de Comunicação. Este ano a caravana da solidariedade vai abranger 17 comunidades, com previsão de 20 mil atendimentos.

Criado em 2003, pelo Sistema Tapajós de Comunicação com o intuito de desenvolver ações e ajudar no combate a violência, consumo e tráfico de drogas, o projeto Viva a Vida ganhou respeito e credibilidade da população e inúmeras parcerias. Desde sua criação o viva vida já atendeu mais 65 mil pessoas com serviços diferenciados proporcionando cidadania, saúde e educação às comunidades mais carentes do município de Santarém.

Atendimentos pediátricos serão realizados pelo Projeto
Atendimentos pediátricos serão realizados pelo Projeto

Este ano, serão beneficiadas 5 comunidades e 12 bairros, são moradores que residem distante do centro da cidade, como Boa esperança, Tabocal, Jacamim, Perema e Alter do Chão, além da Área Verde, São José Operário, Santarenzinho, São Cristovão, Novo Horizonte, Amparo, Conquista, Alvorada, Jutai, Urumari, Mapiri, Liberdade e Laguinho, os habitantes desses bairros têm carências de atendimentos e de serviços básicos como documentação e saúde.

Crianças serão atendidas com cuidados bucais
Crianças serão atendidas com cuidados bucais

Para edição dos 11 anos, o Viva a Vida, terá foco nas Comunidades do Planalto e Eixo Forte, a intenção da caravana é levar serviços de Saúde, com vários atendimentos médicos, nas especialidades: Oftalmologia, Pediatria, Mastologia, Urologia, Clinica Geral, além de Fisioterapia, Psicólogo, outros serviços disponíveis serão, avaliação nutricional consultas de enfermagem, Ultrassonagrafia, Massoterapia, orientações nutricionais, acupuntura, vacinação, teste de glicemia e verificação de pressão arterial.

Nesta quinta-feira os atendimentos serão realizados em Alter do Chão
Nesta quinta-feira os atendimentos serão realizados em Alter do Chão

Na área de cidadania o projeto oferecerá serviços de inclusão social com expedição de documentos (registro de nascimento, CPF, carteira de trabalho, carteira de identidade, carteira de estudante e carteira do idoso), atendimento jurídico (separação, averbação do divórcio, pensão alimentícia e casamento coletivo), curso de empreendedorismo, treinamento para o 1º emprego, oficina de elaboração de currículo e atividades lúdicas, oficina de reciclagem.

Emissão de documentos será feita no Projeto
Emissão de documentos será feita no Projeto

Alem dos atendimentos de saúde e cidadania, o projeto se propõe como uma alternativa de resgate e valorização da vida e principalmente na prevenção e ao combate ao uso e tráfico de drogas. O público alvo são os jovens e a família. Em todas as etapas haverá palestras com profissionais de diversas áreas sempre falando da valorização da vida e a importância da família.

O número de usuários de drogas em Santarém ainda é muito grande, sejam elas lícitas como as bebidas alcoólicas e cigarros, e as ilícitas que são os entorpecentes, drogas mais pesadas, como maconha, cocaína, crack, heroína, oxi, entre outras. A intenção do projeto sempre foi levar as famílias à mensagem de orientação sobre os males que as drogas causam.

Orientações sobre as drogas serão feitas pela Polícia Federal
Orientações sobre as drogas serão feitas pela Polícia Federal

Em dez anos o projeto atendeu 65 mil pessoas. Em 2012 foram 16.816 atendimentos, desde expedição de documentos, atendimentos a saúde, entretenimento, oficinas de artes e lazer, serviços de higiene e bem estar, além das palestras que atraíram um grande número de expectadores. Para a 11º etapa, a previsão é que 20 mil pessoas sejam atendidas, mantendo assim seu compromisso social.

Para a diretora do Sistema Tapajós de Comunicação Vânia Pereira Maia, o sucesso desta grande caravana da solidariedade reflete na contribuição de toda a comunidade beneficiada e dos parceiros socialmente responsáveis que abraçam essa causa e lutam em favor da valorização da vida e da prevenção às drogas.

Serviços de saúde serão prestados à população
Serviços de saúde serão prestados à população

“Os parceiros enxergam no projeto uma oportunidade de serem solidários, e sem eles ficaria difícil tocar o projeto e levar a mensagem às famílias sobre o grande mal que são as drogas” disse Vânia Pereira Maia.

Vânia Maia finaliza chamando a atenção dos jovens, lembrando a mensagem do Papa Francisco, (Não deixe que lhes roubem a esperança) “Sem dúvida é uma frase muito marcante e que eu acho que a juventude deve refletir” finaliza a diretora.

Etapas:

Serviço de manicure tabém é realizado durante ação
Serviço de manicure também é realizado durante ação

Dia 01/08= Alter do Chão- Escola Antonio de Sousa Pedroso

Dia 05/08= Santarenzinho, São Cristovão, Novo Horizonte, Alvorada, Conquista e Amparo- Escola Dom Lino Vombommel

Dia 07/08= Jutai e Urumari- Escola João Batista Miléo

Dia 09/08= Tabocal- Escola Tereza Neuma BR 163 km 22

Dia 13/08= Jacamim- Escola Santo Antonio PA Stm Curua-una Km 20

Dia 16/08= Perema- Escola Rosilda Wanghon

Dia 19/08= Boa Esperança- Escola Francisco Pereira Chaves

Dia 23/08= Área Verde- Escola Cesar Ramalheiro

Dia 27/08= São José Operário- Escola São José Operário

Dia 30/08= Liberdade, Mapiri e Laguinho- APAE.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/STC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *