Engenheiro sugere transformação da Praça da Matriz em Largo
Um ano depois da escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Conceição ter sido modificada para dar a acessibilidade a portadores de deficiência física, o engenheiro que elaborou a obra sugere novamente a transformação da Praça Monsenhor José Gregório, em Largo da Matriz. O projeto original do engenheiro mostra várias transformações que devem ser feitas no local caso a obra seja consolidada.
Nossa reportagem conseguiu com exclusividade uma cópia da planta do possível Largo da Matriz, onde o coreto que atualmente está localizado no centro da Praça deverá ficar na esquina com a Avenida Tapajós. O meio da praça ficará livre para realização de eventos, bem como suas laterais serão todas arborizadas.
Esse projeto ainda está no papel e está sendo avaliado pela Diocese de Santarém. Muita gente é de opinião que a Praça da Matriz deve permanecer com sua estrutura original, mas outras pessoas querem que o local passe por mudanças.
HISTÓRICO: Depois da Praça Rodrigues dos Santos, a Praça Monsenhor José Gregório é a mais antiga de Santarém. Lá já foi um cemitério e passou a ser Praça da Matriz após a construção da atual igreja de Nossa Senhora da Conceição, que teve seu início em 1761. No princípio não havia ainda a arborização e a praça em frente à Igreja era de chão batido, que descia desde a Igreja até o barranco à beira do rio Tapajós. Ao centro dessa praça, havia um grande cruzeiro, que desapareceu nos primeiros anos do século XX. O cruzeiro foi substituído por coretos provisórios onde as bandinhas locais tocavam durante as festas da Padroeira.
Foi somente em 1917 que o então Prefeito ( Intendente ) Doutor Oscar Barreto promoveu a arborização da praça com “fícus-benjamins”, árvores ornamentais ainda hoje existentes, e colocou um coreto permanente ao centro dela. Porém, foi somente a partir de 1917 que na frente da igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída uma praça de verdade.
PONTO TURÍSTICO: A Praça Monsenhor José Gregório, conhecida como “Praça da Matriz”, devido sua localização em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, nos últimos anos se consolidou como atrativo turístico. Já a primeira Igreja foi construída em 1661, de taipa, no Largo do Pelourinho, onde era o centro da Vila, hoje Praça Rodrigues dos Santos. No centenário da fundação de Santarém, em 1761, deu-se início a construção de uma nova Matriz. A edificação da Igreja sofreu, ao longo do tempo, restaurações e modificações em sua arquitetura original.
Hoje a “Praça da Matriz” é palco de muitos eventos e movimentos, inclusive as “Festividades do Círio”. Quem nunca namorou no coreto central? Quem nunca se deliciou com um caldo de cana na Garapeira Ypiranga? Quem nunca freqüentou a Igreja da Matriz?
MATRIZ: Segundo sua história A primeira Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 22 de junho de 1661, pelo jesuíta Padre João Felipe Bettendorff. Ele também fundou a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição dos Tapajós, com sua construção, de taipa, da Capela de Nossa Senhora da Conceição. A primeira Igreja foi edificada no Largo do Pelourinho, centro da Vila, hoje Praça Rodrigues dos Santos. No centenário da fundação de Santarém, em 1761, deu-se início a construção de uma nova matriz. Hoje a igreja Nossa Senhora da Conceição está situada na Praça Monsenhor José Gregório, no centro da cidade de Santarem, a edificação da igreja sofreu, ao longo do tempo, restaurações e modificações em sua arquitetura original.
Há registros de que o primeiro Círio foi realizado em 29 de novembro de 1919. Com o passar dos anos a romaria foi atraindo um maior número de pessoas que não medem sacrifícios para saudar a Virgem da Conceição pelas ruas de Santarém.
Fonte: RG 15/O Impacto
parabéns engenheiro santarém precisa de pessoas assim com mente de renovação, esta praça do jeito que se encontra é uma só imundice. valeu engenheiro